fbpx
HomeInformativoNotíciasDia nacional do espiritismo
Sábado, 11 Abril 2015 01:14

Dia nacional do espiritismo

Foi em 1º de abril de 1858 que Allan Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, primeiro Centro Espírita do planeta. No dia 2 de abril de 1869 o corpo do codificador foi sepultado, no Cemitério de Montmartre. Willian Crookes, doutor Adolfo Bezerra de Menezes e Léon Denis desencarnaram em abril, nos dias 4, 11 e 12 respectivamente. Abril também tem publicação de belíssima obra e nascimento de grande figura.


Em 15 de abril de 1864 foi publicado “O Evangelho segundo o Espiritismo” e nosso Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, reencarnou no dia 2 de abril na cidade mineira de Pedro Leopoldo.
Todas essas datas são de grande significado aos espíritas, contudo, iremos ressaltar uma que em duplicidade vem de encontro ao que diz o Espírito Verdade em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, 6° Capítulo: “Espíritas amai-vos, espíritas instrui-vos”. Esta afirmação do amigo espiritual faz o link perfeito com o mês de abril.

Em 18 de abril é comemorado o dia do livro espírita. Espíritas, instrui-vos.

O livro espírita atua como grande instrutor, à semelhança de inesquecível pedagogo esclarece mentes em turbilhão, serena corações em conflito e convida ao sublime trabalho da leitura que faz viajar pelo país do conhecimento.

O livro espírita é autêntico desbravador que se aventura na busca de iluminar caminhos.
Impossível passar indiferente à beleza da literatura espírita. Como não se modificar ao ler as obras da codificação?

Como não se emocionar ao entrar em contato com a saga dos personagens que fizeram a história do mundo nos famosos romances romanos de Emmanuel psicografados pelo nosso Chico Xavier?
São tantos autores encarnados e desencarnados que seria impossível citar todos, mas é necessário registrar a importância do trabalho desses autores que, com enorme dedicação ajudaram a construir a história da literatura espírita; uma literatura que liberta das amarras mentais e dos cadeados psíquicos que, ao longo dos anos impediram o ser humano de pensar. E, a falta de pensamento, bem sabemos, é mãe da ignorância, um mal que ainda se debata a humanidade.

E também em 18 de abril comemoramos o aniversário de publicação de "O Livro dos Espíritos", ocorrido no ano de 1857. Graças ao Projeto de Lei 291/07, da deputada Gorete Pereira (PR-CE) o dia 18 de abril passou a ser o dia Nacional do Espiritismo. Espíritas amai-vos.

Uma data que convida os espíritas à união para uma divulgação coesa do ideal espírita. Espíritas amai-vos. Sem amor qualquer chama se apaga, sem união as idéias se dispersam, com o Espiritismo não é diferente.
O dia Nacional do Espiritismo deve celebrar a amizade dos espíritas para que essa data se imortalize, ficando além dos calendários e perpetuando-se pela ação espírita em prol da construção de um mundo melhor.
O livro espírita é um chamado à instrução, o dia Nacional do Espiritismo um chamado à união, conforme ensinou o Espírito de Verdade, Espíritas Amai-vos, Espíritas Instrui-vos.
Por: Wellington Balbo

Last modified on Sábado, 11 Abril 2015 01:16

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • A melhor religião


    Imagem: Pixabay
    Por: Roosevelt A. Tiago

    Estabelecer critérios competitivos, faz parte da natureza humana em todos os aspectos da vida, sempre comparamos nossa vida e as situações que ela envolve com as das demais pessoas.

    Acostuma-se dizer que política e religião não são passíveis de discussão, entretanto deixar de apresentar nossa opinião sobre os assuntos a nossa volta é tarefa quase impossível.

    Leia mais...
  • Ingratidão dos filhos. Como superar?


    Por: Wellington Balbo

    Tema que deixa a todos muito interessados é o que trata do tópico concernente a gratidão, ou seu inverso, a ingratidão.
    Já trabalhei em palestras o tema: “A ingratidão dos filhos, como superar?” e constatei um imenso interesse da plateia em saber mais sobre o assunto.

    Leia mais...
  • Carnaval




    Imagem:
    Pexels
    Fonte : Jornal de Jundiaí
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Não é raro ouvir de espíritas e religiosos não espíritas, quão negativo é o ambiente astral durante o Carnaval, fazendo com que alguns destes julguem quem aprecia a grande festa. Afinal, pensam, há abuso de bebidas, drogas, irresponsabilidade no trânsito, desregramentos no uso das forças sexuais e muitas outras, realmente causando repercussões de ordem material, física, moral e, porque não dizer, espirituais.

    Leia mais...
  • Os Espíritos usam roupas?


    Imagem: Pixabay
    Fonte : Letra Espírita
    Por: Priscila Gonçalves

    “Os Espíritos usam roupas?”, é uma pergunta bem pertinente não só aos que começam a estudar a Doutrina Espírita, mas àqueles que já estudam e nutrem um certo conhecimento sobre o assunto.

    Começo este artigo lembrando de uma conversa que tive com um amigo a respeito de seus companheiros Espirituais, dentre os quais, um deles se apresenta ao trabalho vestido de motoqueiro, com direito a jaqueta e botas de couro preta, calça rasgada, além de muitos acessórios de couro e tachas, bem Rock N’ Roll mesmo.

    Leia mais...
  • Coronavírus: A lição das epidemias

     


    Imagem: Pixabay
    Fonte : CORREIO.NEWS
    Por: Eliana Haddad

    Iniciamos este ano com a notícia de uma epidemia causada pelo coronavírus, um grupo de vírus já conhecido desde 1960 e que provoca doenças que vão de infecções leves a moderadas até as mais graves, como a pneumonia, e que podem levar à morte.

    O vírus foi detectado inicialmente na China, em Wuran. Seu período de incubação é de 2 a 14 dias e apresenta como principais sintomas coriza, dor de garganta, febre, tosse e falta de ar. A transmissão acontece por meio de tosse ou espirro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato