fbpx
HomeInformativoArtigosEspiritismo e humor
Domingo, 29 Outubro 2017 14:14

Espiritismo e humor




Recentemente uma polêmica surgiu no meio espírita sobre o consenso entre muitos espíritas de que o humor ou comédia não é ainda uma boa forma de se divulgar o Espiritismo.

Muitos ainda acreditam que a divulgação do Espiritismo deve ficar entre quatro paredes de uma Casa Espírita, com seus cursos e palestras.

O que ocorre é que apenas uma pequena parcela da população chega até a Casa Espírita.

Nos dias atuais, a Internet tornou-se um grande meio de divulgação e surgiu vários grupos jovens, que se prontificam a divulgar o Espiritismo com humor, mas de uma forma coerente e de acordo com os ensinamentos que nos passa a Codificação Espírita.

Não podemos nos engessar a ponto de acreditar que apenas as Casas Espíritas tem a tarefa de divulgar o Espiritismo. Muitas outras pessoas também vieram com esta tarefa, seja através de sites, de grupos de humores ou com publicação de romances espíritas.

Este enorme leque que se abre, partindo inclusive dos jovens espíritas é muito importante, para o futuro que pertence aos jovens.

Boicotar ou emitir opiniões pelo simples fato do achismo é deixar de ser caridoso com a divulgação da Doutrina Espírita.

O humor é necessário se com ele forem conquistados uma gama de pessoas que até então o Espiritismo não conseguiu atingir.

Em lugar nenhum nos livros da Codificação espírita vamos encontrar algo que seja contra isso. Pelo contrário, como diz Emmanuel: A maior caridade que poder fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação". Mesmo que esta divulgação seja feita através de um humor saudável ou de um romance espírita.

Existem muitas e muitas formas de didaticamente divulgar a Doutrina Espírita sem que as pessoas se sintam obrigadas a frequentar uma Casa Espírita, mesmo porque muitas pessoas que são simpatizantes da Doutrina Espírita não frequentam uma Casa Espírita.

Que possamos então abrir a mente para uma nova geração de tarefeiros de Jesus que surge para divulgar o Espiritismo, com humor, mas seguindo sempre os ensinamentos basilares que estão nos livros codificados por Allan Kardec.

Por: Rita Ramos Cordeiro

Last modified on Domingo, 29 Outubro 2017 14:16

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • O que são espíritos agêneres?




    Fonte: Rádio Boa Nova 

    Você já ouviu falar em espíritos agêneres? O que a doutrina espírita fala sobre o assunto? Confira as considerações a seguir.

    Leia mais...
  • O tempo no plano espiritual




    Fonte:
    Letra espirita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve

    doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Leia mais...
  • Raciocinar a fé para que a fé não raciocine por nós.

     




    Por:
    Wellington Balbo

    Quando Kardec codificou o Espiritismo, século 19, sua ideia passou bem longe de construir uma nova religião ou transformar seus livros numa espécie de bíblia com recheio de dogmas.

    Nada disso.

    Leia mais...
  • Espíritos de pessoas em Coma




    Por:
    Letra Espírita - Por: Isabel Miranda

    Como espíritas, aprendemos que cada encarnação se presta a acrescentar novos aprendizados, reparar erros do passado ou até mesmo cumprir missões importantíssimas ao avanço da humanidade.[1]

    Leia mais...
  • Orar é abrir a alma a Deus

     



    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos - Imagem: Pixabay

    "E não duvideis de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por vosso Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII, Modo de Orar). O brasileiro é um povo eminentemente religioso.

    Leia mais...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato