fbpx
HomeInformativoArtigosEspiritismo e humor
Domingo, 29 Outubro 2017 14:14

Espiritismo e humor




Recentemente uma polêmica surgiu no meio espírita sobre o consenso entre muitos espíritas de que o humor ou comédia não é ainda uma boa forma de se divulgar o Espiritismo.

Muitos ainda acreditam que a divulgação do Espiritismo deve ficar entre quatro paredes de uma Casa Espírita, com seus cursos e palestras.

O que ocorre é que apenas uma pequena parcela da população chega até a Casa Espírita.

Nos dias atuais, a Internet tornou-se um grande meio de divulgação e surgiu vários grupos jovens, que se prontificam a divulgar o Espiritismo com humor, mas de uma forma coerente e de acordo com os ensinamentos que nos passa a Codificação Espírita.

Não podemos nos engessar a ponto de acreditar que apenas as Casas Espíritas tem a tarefa de divulgar o Espiritismo. Muitas outras pessoas também vieram com esta tarefa, seja através de sites, de grupos de humores ou com publicação de romances espíritas.

Este enorme leque que se abre, partindo inclusive dos jovens espíritas é muito importante, para o futuro que pertence aos jovens.

Boicotar ou emitir opiniões pelo simples fato do achismo é deixar de ser caridoso com a divulgação da Doutrina Espírita.

O humor é necessário se com ele forem conquistados uma gama de pessoas que até então o Espiritismo não conseguiu atingir.

Em lugar nenhum nos livros da Codificação espírita vamos encontrar algo que seja contra isso. Pelo contrário, como diz Emmanuel: A maior caridade que poder fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação". Mesmo que esta divulgação seja feita através de um humor saudável ou de um romance espírita.

Existem muitas e muitas formas de didaticamente divulgar a Doutrina Espírita sem que as pessoas se sintam obrigadas a frequentar uma Casa Espírita, mesmo porque muitas pessoas que são simpatizantes da Doutrina Espírita não frequentam uma Casa Espírita.

Que possamos então abrir a mente para uma nova geração de tarefeiros de Jesus que surge para divulgar o Espiritismo, com humor, mas seguindo sempre os ensinamentos basilares que estão nos livros codificados por Allan Kardec.

Por: Rita Ramos Cordeiro

Last modified on Domingo, 29 Outubro 2017 14:16

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Atividade Noturna do Espírito (Desdobramento)


    Imagem Divulgação/Pixabay
    Por: Aluney Elferr Albuquerque Silva
    FONTE: PORTAL DO ESPÍRITO

    Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo; devido aos laços fluídicos estarem mais tênues. A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência. Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez. Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

    Leia mais...
  • Paz de consciência - O caminho com Jesus




    Imagem Divulgação/Pixabay 
    Por: Rita Ramos Cordeiro
    FONTE: Rita Ramos Cordeiro 

    Muitas vezes passamos por situações que nos exigem tomadas de decisões que nos tiram o sono e a tranquilidade.

    As dúvidas e incertezas tomam conta do coração sem saber qual rumo tomar.

    A insegurança retarda a caminhada não permitindo que sigamos em frente.

    Leia mais...
  • Vida Espírita

     




    FONTE: LIVRO DOS ESPÍRITOS

    VIII – Lembranças da Existência Corpórea
    304. O Espírito se lembra da sua existência corpórea?

    — Sim, tendo vivido muitas vezes como homem, recorda-se do que foi. E te asseguro que, por vezes, ri-se de piedade de si mesmo.

    Comentário de Kardec: Como o homem que, atingindo a idade da razão, ri das suas loucuras da juventude ou das puerilidades da sua infância.

    Leia mais...
  • Tolerância e respeito

     



    Por: Warwick Mota 

    FONTE: GRUPO CHICO XAVIER

    A diversidade religiosa é uma das marcantes características culturais que assinala a humanidade. São milhares de denominações que definem religiões e seitas, reunindo, em todos os pontos da Terra, seguidores de todos os credos.

    Essa pluralidade de crenças, em conjunto com a diversidade étnica, torna as relações entre os povos ainda mais complexas, sendo responsável por inenarráveis conflitos que envolvem o homem desde os primórdios.

    Leia mais...
  • Intolerância religiosa



    Imagem Divulgação/ Pixabay

    FONTE: MOMENTO ESPÍRITA 

    A liberdade de expressão é conquista recente na história da Humanidade.

    Não vão longe os tempos onde expressar o pensamento podia ter como consequência a condenação à morte.

    Déspotas, tiranos, assim como religiões, doutrinas, oprimiram e cercearam a livre expressão do pensamento.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato