fbpx
HomeInformativoAtualidadesPaciência para com o Idoso
Domingo, 08 Abril 2018 01:24

Paciência para com o Idoso

 



FONTE:
CORREIO ESPÍRITA - Por: Marcus de Mario

Depois de toda uma existência dedicada aos filhos, ao trabalho profissional, aos cuidados domésticos, ao progresso intelectual e tantas outras coisas que preenchem a vida, somos defrontados pelo envelhecimento do corpo físico e suas consequências, como mobilidade dificultada, doenças e, muitas vezes, a senilidade, que pode trazer confusão mental, cristalização de ideias e manias, e mesmo a degeneração mental, quando então passamos a ser portadores de necessidades especiais e, portanto, de cuidados mais intensivos.

 

É neste ponto que devemos fazer profunda reflexão, pois nos informam os Espíritos Superiores, nas obras da codificação espírita, que os mais jovens têm o dever de cuidar dos mais velhos, que já fizeram a sua parte, e agora devem viver seus últimos tempos na Terra com dignidade e envolvidos pelo amor daqueles pelos quais eles tanto fizeram.

Muitas vezes assistimos a família segregar o idoso a um canto da casa, ou interná-lo num abrigo, ou mesmo abandoná-lo num hospital, como o caso de uma senhora que se encontra nessa situação há sete anos, sem receber um telefonema, uma visita, uma notícia. Foi esquecida pelos familiares, que desapareceram. Ela, agora, quase centenária, vive aos cuidados de enfermeiras e médicos, num quarto de hospital particular, com um detalhe: o plano de saúde é pago mensalmente, o que demonstra que houve uma deliberação dos familiares em, literalmente, se livrar da idosa, por mais doloroso isso se revele.

Entretanto, a pessoa idosa é merecedora de todo o amor e carinho, de todos os estímulos e cuidados, pois ela carrega uma folha de serviços existencial, e continua nesta existência, mesmo com a idade avançada, por determinação divina, dentro das suas e das nossas necessidades evolutivas. E mesmo que não tenha sido o melhor exemplo, mesmo que tenha desperdiçado a existência e provocado mágoas, mesmo assim o idoso deve ser amado, o que compreende o perdão das ofensas, pois a vida continua após a morte, e todos haveremos de nos reencontrar.

Humanizemos a convivência com os idosos. Dediquemos amor a quem está chegando ao final da existência. Lembremos que também nós, se assim tiver de ser, também ficaremos idosos.

Last modified on Domingo, 08 Abril 2018 01:25

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • "Marcas de nascença" e a reencarnação


    Por: Eurípedes Kühl

    Alguns registros espíritas sugerem que determinados fatores físicos podem indicar a presença de reencarnação decorrente de ato específico em vida passada:

    Marcas de nascença
    - No livro “Entre a Terra e o Céu”, 13ªEd., 1990, FEB, RJ/RJ, o autor espiritual André Luiz (psicografia de Chico Xavier) diz-nos à pág 186 que os “sinais de nascença” decorrem da associação de mente a mente entre mãe e filho, na fase da gestação, proporcionando à Natureza completar o serviço que lhe cabe no tempo. E acrescenta:

    Leia mais...
  • Destino ou livre arbítrio?


    Por: Eduardo Rossatto

    Destino é, nas palavras de André Luiz em "A vida continua", a soma dos nossos próprios atos. Na doutrina espírita, esta palavra é raramente usada, pois ela denota passividade e o espírito é sempre senhor do seu destino através do que chamamos de "livre-arbítrio". Segundo a questão 872 do "Livro dos Espíritos", livre-arbítrio é a liberdade do espírito em fazer a escolha da existência e das provas (quando ainda desencarnado) e a faculdade de ceder ou de resistir aos arrastamentos a que todos nós somos submetidos (quando encarnado). Há muitas fontes nas quais podemos estudar sobre o assunto, como o excelente capítulo 3 da Terceira Parte de "O Espírito e o Tempo" de J. Herculano Pires, mas vamos focar nas questões 843 até 872 do "Livro dos Espíritos".

    Leia mais...
  • Médicos – “mecânicos“ de Deus

     


    Fonte: Euripedes kuhl
    Por: Euripedes Kuhl

    Figuradamente, considero que a mais perfeita máquina existente no planeta Terra é o corpo humano; dentre tantas, apenas outra das infinitas obras-primas do Criador.
    Máquina perfeita, maravilhosa, eficientíssima — única!

    Leia mais...
  • Por que Deus permite o sofrimento?




    Imagem: Pixabay
    Por: Eduardo Rossatto

    Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

    Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

    Leia mais...
  • Lado diverso da moeda




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato