fbpx
HomeInformativoArtigosPor que muitas pessoas se decepcionam com a Doutrina Espírita?
Sábado, 23 Junho 2018 23:31

Por que muitas pessoas se decepcionam com a Doutrina Espírita?

 



FONTE: O ESTUDANTE ESPÍRITA ( https://estudantespirita.com.br/por-que-as-pessoas-se-decepcionam-com-a-doutrina-espirita/

Não é raro a gente sair por aí e encontrar pessoas decepcionadas com a Doutrina Espírita. Isso acontece com muita frequência e por motivos dos mais variados possíveis, porém alguns motivos se repetem, tornando-os inquietações muito comuns. Vejamos alguns:


Curiosidades não resolvidas:

Chega a ser engraçado, porém muito comum, é o fato de muitas pessoas procurarem o Espiritismo para fins de sanar curiosidade, achando que lá dentro vão conhecer, falar ou até ver espíritos. E sabe-se que na verdade não é bem assim. O momento de ir para o centro espírita nada significa que teremos que nos comunicar diretamente com o plano espiritual e isso causa muita frustração entre os curiosos.

Trata-se de uma desinformação. Elas (as pessoas curiosas), não sabiam em primeiro momento o que ocorre lá dentro, que pode se resumir, dependendo da forma como a casa espírita trabalha, em:

Preces antes de iniciar os trabalhos
Leitura do O Evangelho Segundo o Espiritismo e obras acessórias
Palestras
Orações de encerramento
Momento de aplicação de passes energéticos

Diante disso, é comum ouvir as pessoas falando após terem ido ao local:

– Fui ao centro espírita, mas não ocorreu nada!
Solução imediata dos problemas:

Talvez a mais comum das situações aqui apontadas. O imediatismo está impregnado nas nossas veias e temos que combatê-lo sempre que possível. Nas casas espíritas, as pessoas que lá trabalham estão acostumadas a receber pessoas com este tipo de comportamento. Querem que por meios extrafísicos os espíritos extirpem suas doenças, retirem trabalhos de feitiçaria, devolvam-lhe a vida financeira, entre outras inúmeras exigências.

Da mesma forma essas pessoas são acolhidas na ceara espírita, porém são levadas para o aconselhamento. Mas domadas por temperamentos imediatistas, chegam a conclusão que o Espiritismo é perda de tempo.

Atravessamos os nossos problemas, curamos nossas doenças através do estudo do Evangelho, que nos ensina a conduta moral do Cristo. O Evangelho nos permite fazer a chamada “Reforma Íntima”. A Reforma Íntima é o modo pelo qual o nosso espírito e o físico entram em sintonia, resolvendo, até onde for possível, nossas desordens orgânicas (doenças), vícios e males que afetam até a nossa vida social. Mas como já foi dito, infelizmente, para muitos, isso é perda de tempo.
A busca por adivinhações e oráculos:

Em primeiro lugar, procuremos saber o significado das coisas:

Significado de Adivinhação

Previsão; suposição ou crença de que é possível prever o futuro ou de adivinhar o que está encoberto no presente e/ou no passado.

Significado de Espiritismo

Doutrina de teor religioso e filosófico que busca o aprimoramento moral do indivíduo, através dos ensinamentos passados pelos espíritos, almas desencarnadas, cuja comunicação com os vivos é realizada pelos médiuns.

Essa situação está muito ligada ao fato do imediatismo, citado logo acima. Decepcionam-se pois no centro espírita não se faz adivinhações, não existe o tarot, os búzios e outras formas de fazer previsões. Não foram avisados que o centro espírita não é o local onde se atende os caprichos, mas necessidades.

Porém é fato de que muitas pessoas que procuram oráculos, procuram para alguma necessidade, muitas vezes de urgência. Não devemos levantar o dedo para julgar, mas não é no centro espírita que vão conseguir este tipo de ajuda.

 

 

 

Last modified on Sábado, 23 Junho 2018 23:34

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato