HomeInformativoArtigosPor que muitas pessoas se decepcionam com a Doutrina Espírita?
Sábado, 23 Junho 2018 23:31

Por que muitas pessoas se decepcionam com a Doutrina Espírita?

 



FONTE: O ESTUDANTE ESPÍRITA ( https://estudantespirita.com.br/por-que-as-pessoas-se-decepcionam-com-a-doutrina-espirita/

Não é raro a gente sair por aí e encontrar pessoas decepcionadas com a Doutrina Espírita. Isso acontece com muita frequência e por motivos dos mais variados possíveis, porém alguns motivos se repetem, tornando-os inquietações muito comuns. Vejamos alguns:


Curiosidades não resolvidas:

Chega a ser engraçado, porém muito comum, é o fato de muitas pessoas procurarem o Espiritismo para fins de sanar curiosidade, achando que lá dentro vão conhecer, falar ou até ver espíritos. E sabe-se que na verdade não é bem assim. O momento de ir para o centro espírita nada significa que teremos que nos comunicar diretamente com o plano espiritual e isso causa muita frustração entre os curiosos.

Trata-se de uma desinformação. Elas (as pessoas curiosas), não sabiam em primeiro momento o que ocorre lá dentro, que pode se resumir, dependendo da forma como a casa espírita trabalha, em:

Preces antes de iniciar os trabalhos
Leitura do O Evangelho Segundo o Espiritismo e obras acessórias
Palestras
Orações de encerramento
Momento de aplicação de passes energéticos

Diante disso, é comum ouvir as pessoas falando após terem ido ao local:

– Fui ao centro espírita, mas não ocorreu nada!
Solução imediata dos problemas:

Talvez a mais comum das situações aqui apontadas. O imediatismo está impregnado nas nossas veias e temos que combatê-lo sempre que possível. Nas casas espíritas, as pessoas que lá trabalham estão acostumadas a receber pessoas com este tipo de comportamento. Querem que por meios extrafísicos os espíritos extirpem suas doenças, retirem trabalhos de feitiçaria, devolvam-lhe a vida financeira, entre outras inúmeras exigências.

Da mesma forma essas pessoas são acolhidas na ceara espírita, porém são levadas para o aconselhamento. Mas domadas por temperamentos imediatistas, chegam a conclusão que o Espiritismo é perda de tempo.

Atravessamos os nossos problemas, curamos nossas doenças através do estudo do Evangelho, que nos ensina a conduta moral do Cristo. O Evangelho nos permite fazer a chamada “Reforma Íntima”. A Reforma Íntima é o modo pelo qual o nosso espírito e o físico entram em sintonia, resolvendo, até onde for possível, nossas desordens orgânicas (doenças), vícios e males que afetam até a nossa vida social. Mas como já foi dito, infelizmente, para muitos, isso é perda de tempo.
A busca por adivinhações e oráculos:

Em primeiro lugar, procuremos saber o significado das coisas:

Significado de Adivinhação

Previsão; suposição ou crença de que é possível prever o futuro ou de adivinhar o que está encoberto no presente e/ou no passado.

Significado de Espiritismo

Doutrina de teor religioso e filosófico que busca o aprimoramento moral do indivíduo, através dos ensinamentos passados pelos espíritos, almas desencarnadas, cuja comunicação com os vivos é realizada pelos médiuns.

Essa situação está muito ligada ao fato do imediatismo, citado logo acima. Decepcionam-se pois no centro espírita não se faz adivinhações, não existe o tarot, os búzios e outras formas de fazer previsões. Não foram avisados que o centro espírita não é o local onde se atende os caprichos, mas necessidades.

Porém é fato de que muitas pessoas que procuram oráculos, procuram para alguma necessidade, muitas vezes de urgência. Não devemos levantar o dedo para julgar, mas não é no centro espírita que vão conseguir este tipo de ajuda.

 

 

 

Last modified on Sábado, 23 Junho 2018 23:34

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato