fbpx
Terça, 26 Novembro 2019 18:37

Desdobramento


Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

“Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

Quando o corpo físico repousa o espírito se liberta do corpo físico, o nosso espírito jamais está ocioso, durante o sono, situações de hipnose, meditação, traumas e anestesias afrouxam-se os laços que prendem o corpo.

Nosso corpo físico necessita de sono e períodos de descanso para se recompor. O espírito que não é feito de matéria não se cansa e durante o momento que corpo descansa o espírito se liberta.

O desdobramento ocorre geralmente de forma inconsciente, nem todos conseguem lembrar ou guardar memórias conscientes, variam os graus de desprendimento e lucidez.

Durante o desdobramento nosso espírito pode aproveitar esse momento em companhia dos amigos e mentores espirituais, podemos nos transportar para diferentes regiões no astral, tudo vai depender da nossa afinidade energética.

Somos atraídos para companhias que estejam em harmonia com nossas atitudes diárias, intenções, pensamentos e desejos. Podemos visitar pessoas desencarnadas, visitar colônias espirituais ou permanecer aqui na Terra.

O desdobramento é um fenômeno de exteriorização, um processo natural em conexão com nosso padrão vibratório. Mesmo sem o corpo físico mantemos nosso caráter.

Tudo depende do nosso grau de evolução para o melhor aproveitamento desse acontecimento; podemos aprender fora do corpo, ver a realidade do mundo espiritual, fazermos tratamento extra físico, auxiliar outros espíritos; tudo vai depender do nosso panorama mental.

Por isso é muito importante escolher viver de forma equilibrada, procurando sempre pensar e agir no bem. Somos donos da nossa mente e temos o livre arbítrio para fazermos e mantermos conversas saudáveis, leituras edificantes, escolhermos com consciência os programas de televisão que daremos atenção, as músicas que escutamos, os locais que frequentamos... somos responsáveis por nossas atitudes e nosso padrão mental.

Conforme elucida a questão 402 do O Livro dos Espíritos: “o sono é a porta que Deus lhes abriu, para que possam ir ter com seus amigos do céu; é o recreio depois do trabalho, enquanto esperam a grande libertação, a libertação final, que os restituirá ao meio que lhes é próprio.”

E, de acordo com o capítulo XIV do livro A Gênese de Allan Kardec: “Nestes momentos, o Espírito vive a vida espiritual, ao passo que o corpo vive apenas a vida vegetativa; está, em parte, no estado em que ficará após a morte; percorre o espaço, diverte-se com os amigos e outros Espíritos livres, ou encarnados como ele.” e “ O laço fluídico que o retém ao corpo só é definitivamente rompido com a morte; a separação completa só tem lugar pela extinção absoluta da atividade do princípio vital. Enquanto o corpo vive, o Espírito a qualquer distância que esteja, o é imediatamente chamado desde que sua presença se torne necessária; então, retoma o curso da vida exterior de relação. Por vezes, ao despertar, conserva de suas peregrinações uma lembrança, uma imagem mais ou menos precisa do que constitui o sonho; reporta-se em todos os casos, a intuições que lhe sugerem ideias e pensamentos novos e justificam o provérbio: A noite traz conselhos.”

O espírito expressando a sua personalidade busca atender a desejos e intenções inconscientes e conscientes durante esse tempo de liberdade temporária., direciona-se para onde melhor satisfaça essa realização de suas metas e objetivos ainda que não lícitos; conta com a ajuda de amigos, sócios, inimigos, desafetos, parentes nessa relação com o mundo espiritual.

Vamos caminhando buscando elevar nossos pensamentos, fazendo uma prece antes de dormir pedindo proteção espiritual e muitas energias positivas.

==========

Referências:

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Allan Kardec- Editora EME

A Gênese- Allan Kardec- Editora FEB

O Livro dos Espíritos- Allan Kardec –Editora EME

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Determinismo e livre-arbítrio


    Fonte: Letra Espírita 
    Por: Rafael Fernandes

    O livre-arbítrio é dado ao homem por Deus com o objetivo que viva plenamente o bem, com autonomia e responsabilidade pelos seus atos” (Santo Agostinho).

    Leia mais...
  • A morte não é nada




    Por: Santo Agostinho

    “A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho.

    Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo.

    Leia mais...
  • Para onde vamos durante o sono

     




    Fonte: Federação Espírita do Paraná

    Era manhã de sol nas proximidades do mar.

    A esposa despertara ansiosa por narrar ao marido a experiência que tivera na noite anterior.

    Estavam fisicamente separados por cerca de cinco dias, em cidades diferentes, e a saudade batia forte.

    Leia mais...
  • Entrevista com Fátima Moura



    Por:
    Rita Ramos Cordeiro
    A família deve ser um portal seguro, capaz de amparar a todos os seus membros, nos dias de glória e nos momentos de queda.” Fátima Moura

    Leia mais...
  • Mundos Inferiores



    Fonte: Letra Espírita 
    Por: Fernanda Oliveira

    O Universo é a casa de Deus, e ele sabiamente povoou de seres vivos todos os mundos. Os mundos estão em grau de adiantamento muito diferentes, alguns estão nas mesmas condições que a Terra; outros estão mais atrasados e outros mais avançados moral, intelectual e fisicamente. As condições dos mundos são muito diferentes, em relação ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. A qualificação de mundos inferiores ou superiores é relativa, depende se estão acima ou abaixo na escala progressiva.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato