fbpx
HomeInformativoArtigosO Bem e o Mal
Domingo, 15 Março 2020 17:41

O Bem e o Mal


Por: Wellington Balbo

Kardec aborda o tema “Bem e o Mal” em O Livro dos Espíritos, e a abordagem vai da questão 629 até a 646.

A moral para os Espíritos é a diretriz que faz o homem seguir no caminho distante do egoísmo, propondo pensar no bem do conjunto, muitas vezes em detrimento de seus desejos.

A inteligência é a ferramenta ideal para o homem distinguir o bem do mal. Portanto, quanto mais desenvolvida a inteligência do homem, mais condições de discernir entre bem e mal e, consequentemente, maior sua responsabilidade.

Deduz-se disso que, por exemplo, as guerras provocadas hoje, século 21, com o homem conhecendo plenamente suas implicações e consequências, são muito mais condenáveis do que as guerras promovidas outrora, em que a inteligência humana ainda era bem rudimentar, o que, entretanto, não deixa de ser, ainda assim, lamentável.

Kardec, neste tópico, indaga aos Espíritos sobre o posicionamento deles acerca das boas intenções do homem.

Pode o homem equivocar-se ao julgar bem e mal?

Eis que os Espíritos deixam a regra básica ensinada por Jesus, acrescentando que o homem já possui um razoável nível de inteligência: faz ao outro o que queres para ti.

Em todas as ações que formos realizar, desde as mais simples até as mais complexas, desde descartar o lixo até relacionar -se com os colegas de trabalho, a recomendação dada por Jesus e relembrada pelos Espíritos de fazer aos outros aquilo que queremos para nós é a pedra básica para compreender o que é o bem e o que é o mal.

O homem do século 21, com raras exceções, possui a inteligência necessária para aplicar a máxima acima citada e proceder conforme a lei de Deus na distinção do bem e mal.

Se não o faz, ainda, é porque apenas conhece mas não compreende, embora, repito, tem condições de compreender, o que, indubitavelmente, apenas aumenta a sua responsabilidade.

É hora, portanto, de avançar!

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Os que foram para o lado de lá e voltaram para contar




    Fonte:
    Vozes Espíritas - Por: Wellington Balbo

    A médica suíça Elisabeth Kübler Ross (08 de julho de 1926 – 24 de agosto de 2004), passou décadas ao lado de pacientes em estado terminal. Sua experiência a fez escrever o livro “Sobre a morte e o processo de morrer”, em que apresenta o modelo de Kübler Ross a informar familiares e amigos de doentes terminais na melhor maneira de conviver com a situação.

    Read more...
  • A morte dói?

     




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Quando morre alguém, sentimo-nos todos tomados por um sentimento de perda e dor. É natural, gostamos da pessoa e desejamos que continue vivendo conosco. Mas, a morte é a única certeza da vida e está enquadrada nos acontecimentos normais da existência de todo mundo. A todo instante, partem jovens e velhos, sadios e enfermos…

    Read more...
  • O tempo no plano espiritual

     




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Read more...
  • A saúde pode ser afetada pela obsessão?




    Fonte:
    O Consolador - Por: Orson Peter Carrara

    Desafio está em conhecer a origem dos casos

    Uma interessante matéria publicada por Allan Kardec na Revista Espírita (1) utiliza a expressão loucura obsessional. O texto, que recomendamos aos leitores, é um estudo sobre os Possessos de Morzine, uma localidade em determinada região francesa, alvo de carta endereçada ao Codificador pelo capitão B. (membro da Sociedade Espírita de Paris e naquele momento radicado na cidade de Anecy). Allan Kardec publicou a carta na edição de abril (2), seguida de instruções dos Espíritos Georges e Erasto e ainda acrescentou lúcido comentário sobre a questão. Depois, na edição de dezembro (3), voltou ao assunto, desdobrando-o em bem argumentada análise.

    Read more...
  • Depressão em jovens e adolescentes




    Fonte:
    Correio Espírita - Por: Fátima Moura

    Tenho ouvido muitos relatos de pais e familiares preocupados. A depressão entre jovens, adolescentes e até crianças parece estar aumentando de modo assustador e o assunto também tem sido focado em nossas palestras, sempre que somos convidados a falar sobre temas ligados à família.

    Read more...

Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro



Conheça nosso clube do livro.


Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato