fbpx
HomeInformativoArtigosModernas Formas de Violência
Sábado, 13 Junho 2020 19:41

Modernas Formas de Violência




Por: Rafael Siqueira

Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

O nome é chique e vem do inglês - Fake News, mas a sua prática desinforma, alarma e ataca a reputação de muita gente séria. Não é só no meio político que se produzem notícias falsas, mas nos mais variados setores da sociedade, inclusive os meios religiosos.

Desde cedo, tenho aprendido que sou responsável por tudo aquilo que posto nas redes sociais, mesmo quando penso tratar-se de material inofensivo a meus olhos, mas que pode ferir outras pessoas.

Ensina-nos o filósofo Sócrates que todas as nossas manifestações devem ser previamente submetidas a três peneiras: i. é VERDADE o fato que eu vou postar/compartilhar? ii. Sendo verdade, eu agirei com BONDADE levando a público aqueles fatos? iii. Após a verificação quanto à verdade e bondade, há real NECESSIDADE de publicação do fato?

Ultrapassadas essas três peneiras socráticas, poderemos ter certeza de não estar propagando fake news e evitando essa forma de violência que hoje atinge "os outros", mas que amanhã poderemos ser nós os atingidos.

Na feliz citação de Paulo a Tito (Tito 2:1), o Apóstolo dos Gentios asseverou: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina".

Que passamos nós, então, falar, postar ou compartilhar aquilo que convém à doutrina do respeito, da verdade e, sobretudo, do amor.

Nosso maior desafio será não apenas postar TRUE NEWS, mas igualmente GOOD NEWS. É isso o que o mundo precisa e espera de nós!

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • O que são espíritos agêneres?




    Fonte: Rádio Boa Nova 

    Você já ouviu falar em espíritos agêneres? O que a doutrina espírita fala sobre o assunto? Confira as considerações a seguir.

    Leia mais...
  • O tempo no plano espiritual




    Fonte:
    Letra espirita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve

    doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Leia mais...
  • Raciocinar a fé para que a fé não raciocine por nós.

     




    Por:
    Wellington Balbo

    Quando Kardec codificou o Espiritismo, século 19, sua ideia passou bem longe de construir uma nova religião ou transformar seus livros numa espécie de bíblia com recheio de dogmas.

    Nada disso.

    Leia mais...
  • Espíritos de pessoas em Coma




    Por:
    Letra Espírita - Por: Isabel Miranda

    Como espíritas, aprendemos que cada encarnação se presta a acrescentar novos aprendizados, reparar erros do passado ou até mesmo cumprir missões importantíssimas ao avanço da humanidade.[1]

    Leia mais...
  • Orar é abrir a alma a Deus

     



    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos - Imagem: Pixabay

    "E não duvideis de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por vosso Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII, Modo de Orar). O brasileiro é um povo eminentemente religioso.

    Leia mais...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato