fbpx
HomeInformativoArtigosModernas Formas de Violência
Sábado, 13 Junho 2020 19:41

Modernas Formas de Violência




Por: Rafael Siqueira

Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

O nome é chique e vem do inglês - Fake News, mas a sua prática desinforma, alarma e ataca a reputação de muita gente séria. Não é só no meio político que se produzem notícias falsas, mas nos mais variados setores da sociedade, inclusive os meios religiosos.

Desde cedo, tenho aprendido que sou responsável por tudo aquilo que posto nas redes sociais, mesmo quando penso tratar-se de material inofensivo a meus olhos, mas que pode ferir outras pessoas.

Ensina-nos o filósofo Sócrates que todas as nossas manifestações devem ser previamente submetidas a três peneiras: i. é VERDADE o fato que eu vou postar/compartilhar? ii. Sendo verdade, eu agirei com BONDADE levando a público aqueles fatos? iii. Após a verificação quanto à verdade e bondade, há real NECESSIDADE de publicação do fato?

Ultrapassadas essas três peneiras socráticas, poderemos ter certeza de não estar propagando fake news e evitando essa forma de violência que hoje atinge "os outros", mas que amanhã poderemos ser nós os atingidos.

Na feliz citação de Paulo a Tito (Tito 2:1), o Apóstolo dos Gentios asseverou: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina".

Que passamos nós, então, falar, postar ou compartilhar aquilo que convém à doutrina do respeito, da verdade e, sobretudo, do amor.

Nosso maior desafio será não apenas postar TRUE NEWS, mas igualmente GOOD NEWS. É isso o que o mundo precisa e espera de nós!

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Psicoses: Esquizofrenia e Reencarnação




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Rafaela Paes

    As psicoses, de um modo geral, são conceituadas como um estado mental em que o paciente acaba perdendo seu contato com a realidade, passando a apresentar comportamentos antissociais (REDAÇÃO, 201?, on-line).

    Leia mais...
  • A maior caridade que se faz ao Espiritismo é a mudança no comportamento.

     




    Por:
    Wellington Balbo - Imagem: Pixabay

    Um amigo me contou a história de dona Margarida, que por conta de uma razão qualquer um dia chegou à casa espírita.

    Encantou-se. Meteu a cara nos livros e arregaçou as mangas do coração.

    Leia mais...
  • Obsessores: Como perceber sua presença




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Silvio Cardoso

    A Doutrina Espírita, se apresenta de forma diferente de muitas manifestações científicas, filosóficas ou religiosas pelo fato de ter na sua origem, estudos de fenômenos que não são propriamente o principal objetivo deste movimento centrado na moral cristã, mas que tem seu papel fundamental por meio de estudo, trazer esclarecimento e através do avanço intelectual alavancar o avanço da moralidade dos seres habitantes do nosso planeta. Dentre estes fenômenos ditos espirituais, vale destacar o processo de obsessão, conhecido por causar influência comportamental perceptível ou não ao obsidiado dependendo do grau em que aconteça.

    Leia mais...
  • Modernas Formas de Violência




    Por: Rafael Siqueira

    Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

    Leia mais...
  • Deus usa o tempo...




    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Temos pressa. Pressa de viver, de ser felizes, de ficar bem de vida. Desejamos que o final de semana chegue veloz, assim como as próximas férias e com elas todas as promessas de descanso e alegria. E sentimos pressa de receber promoção, aumento de salário, reconhecimento. Vivemos certa agonia quando o tempo rasteja aos nossos olhos, demorando a nos servir naquilo que necessitamos, que desejamos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato