fbpx
HomeInformativoArtigosO que você acha.....
Sábado, 02 Julho 2011 01:24

O que você acha.....

Esta é a pergunta que muitas vezes escutamos, quando estamos com companheiros espíritas. Cromoterapia, cristal terapia, apometria, pirâmides e tudo mais... o que você acha?

E a resposta é sempre a mesma: - acho lindo, mas não é espiritismo!


A grande dificuldade de aceitar as bases que a doutrina já possui, foi apontada por Jesus há muito tempo: Bem aventurados os simples! E é tudo o que não gostamos “simplicidade”, sempre que dá para enfeitar ou dificultar, lá vamos nós.
Não questionamos a eficiência destas outras práticas, nem de longe, não desmerecemos sua aplicação ou seus praticantes, apenas não é espiritismo.

As bases da doutrina espírita foram edificadas por Allan kardec e ela é o alicerce para tudo que venha a ser construído em cima de sua estrutura. É semelhante à construção de uma casa. Primeiro fazemos o alicerce, suponhamos para cinco cômodos e daí parte a construção. No meio da empreitada, resolvemos fazer um cômodo a mais, que não estava programado na fase do projeto.
A pergunta é: construir em cima do que? Já que o alicerce era apenas para cinco cômodos. Poderemos até construir, mas é inevitável que sempre existirá uma fragilidade natural e uma insegurança para os que ali se apoiarem.

Quando o Codificador se expressou dizendo: “Se a ciência provar que estamos errados em um ponto, abandonaremos este ponto e seguiremos com o resto...” ele colocou toda a doutrina em uma condição muito favorável, afinal nela não existe “ponto final”, estamos sempre prontos para novas descobertas naturais do desenvolvimento da sociedade terrena.

Entretanto, deve caber na base, no alicerce, ou será sempre frágil. O espiritismo tem métodos próprios de auxiliar aqueles que necessitam de ajuda ou orientação, métodos estes ainda pouco explorados e muitas vezes mal compreendidos.

Não pode estar superado o que ainda nem chegamos a compreender. A simplicidade do estudo sério e a perseverança daquele que reconhece que encontrou um tesouro de conhecimento e informação, nos dará uma compreensão tão grande do espiritismo, que a necessidade de modismos e novidades passará.

Roosevelt Andolphato Tiago
www.roosevelt.net.br




 

Last modified on Sábado, 02 Julho 2011 01:27

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Psicoses: Esquizofrenia e Reencarnação




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Rafaela Paes

    As psicoses, de um modo geral, são conceituadas como um estado mental em que o paciente acaba perdendo seu contato com a realidade, passando a apresentar comportamentos antissociais (REDAÇÃO, 201?, on-line).

    Leia mais...
  • A maior caridade que se faz ao Espiritismo é a mudança no comportamento.

     




    Por:
    Wellington Balbo - Imagem: Pixabay

    Um amigo me contou a história de dona Margarida, que por conta de uma razão qualquer um dia chegou à casa espírita.

    Encantou-se. Meteu a cara nos livros e arregaçou as mangas do coração.

    Leia mais...
  • Obsessores: Como perceber sua presença




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Silvio Cardoso

    A Doutrina Espírita, se apresenta de forma diferente de muitas manifestações científicas, filosóficas ou religiosas pelo fato de ter na sua origem, estudos de fenômenos que não são propriamente o principal objetivo deste movimento centrado na moral cristã, mas que tem seu papel fundamental por meio de estudo, trazer esclarecimento e através do avanço intelectual alavancar o avanço da moralidade dos seres habitantes do nosso planeta. Dentre estes fenômenos ditos espirituais, vale destacar o processo de obsessão, conhecido por causar influência comportamental perceptível ou não ao obsidiado dependendo do grau em que aconteça.

    Leia mais...
  • Modernas Formas de Violência




    Por: Rafael Siqueira

    Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

    Leia mais...
  • Deus usa o tempo...




    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Temos pressa. Pressa de viver, de ser felizes, de ficar bem de vida. Desejamos que o final de semana chegue veloz, assim como as próximas férias e com elas todas as promessas de descanso e alegria. E sentimos pressa de receber promoção, aumento de salário, reconhecimento. Vivemos certa agonia quando o tempo rasteja aos nossos olhos, demorando a nos servir naquilo que necessitamos, que desejamos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato