HomeInformativoArtigosÚnico inferno
Quarta, 06 Julho 2011 20:53

Único inferno

Você já se deu conta dos desdobramentos do remorso? A própria definição da palavra já indica censura a gesto, ato ou comportamento que não deveríamos ter feito ou adotado na conduta própria, com relação a nós mesmos ou com terceiros.

Isso se transforma num fogo devorador da paz e da tranqüilidade. Sentimo-nos acusados por nós mesmos, perseguidos por uma sensação dolorosa de culpa ou desconforto moral. Pode-se, pois, dizer, que é um tormento ou inferno interior.

Nas crenças antigas, inferno seria a morada dos mortos acusados de transgressão às leis, tanto humanas quanto às precárias interpretações das leis divinas.


Felizmente essa visão incoerente já cedeu lugar a uma mentalidade mais esclarecida sobre a sabedoria e grandeza de Deus que, de forma alguma, se iguala às nossas comparações infantis. Deus é perfeita bondade, justiça e sabedoria e não poderia condenar ao sofrimento eterno seus próprios filhos que se encontram em estágios diferentes de aprendizados. Aliás, a própria figura do chamado diabo é hoje personagem em total descrédito, até mesmo pelo absurdo de sua concepção e existência.

Muito mais lógico entender que Deus ama seus filhos e lhes renova as oportunidades de aprendizado e de reparação dos próprios equívocos.

O chamado inferno é um estado consciencial. Surge dos desajustes dos sentimentos. Não há lógica aceitar-se um local determinado para promover o sofrimento. Este, na verdade, é antes conseqüência de nossas atitudes e nunca castigo. Deus não castiga, mas estabeleceu leis sábias que corrigem, também através da dor.

Então, vençamos medo ou ilusões. O único inferno existente é mesmo o remorso. Sim, o arrependimento pelas lesões que causamos em nós mesmos ou no próximo. Os prejuízos que provocamos, por vaidade, por crueldade, por indiferença ou omissão, por manipulações morais ou agressões de quaisquer ordens, levam-nos ao inferno interior que estará conosco até que nos reparemos perante a própria consciência.

Afinal, alguns centímetros de remorso pesam no coração muito mais que uma tonelada de sacrifícios, como afirma Emmanuel.

Melhor mesmo que vivamos de forma a não termos arrependimento no futuro, remorsos que nos paralisem ou nos tirem a tranqüilidade. Melhor que usemos antes o respeito.

Tais reflexões, em sentido oposto, cabem também para a questão do tema céu. O céu, igualmente, nada mais é do que um estado interior de paz e serenidade, de consciência tranqüila. Aliás, a paz de consciência é o único tesouro real, de autêntica felicidade, que podemos preservar a vida toda...

 

Last modified on Quarta, 06 Julho 2011 21:01

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato