fbpx
HomeVídeosPodcast EspíritaMiécioPodcast no.: 04 - Reforma íntima para pessoas comuns : Amor próprio x relacionamentos
Segunda, 01 Agosto 2011 21:35

Podcast no.: 04 - Reforma íntima para pessoas comuns : Amor próprio x relacionamentos

 

Amor proprio .. Download
  No computador  
  Download mp3  
  No celular
Neste Podcast vamos abordar a Reforma íntima, amor próprio, como pode ajudar ou atrapalhar em nossa evolução e também em nossos relacionamentos.      
       
 

Gostou?   Curte, compartllhe, comente,ajude-nos a divulgar conhecimento

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Transcrição do podcast:

Ola ouvinte do Podcast Espírita.
O objetivo deste podcast é sempre trazer informação, explicação para que você possa refletir e despertar o seu melhor.
È sempre um prazer estar aqui com você.

Para você que esta aqui pela 1a. vez, meu nome é Miécio.
Todos os podcasts estão disponíveis no site www.institutochicoxavier.com, na seção Podcast
No nosso podcast no.: 04, continuarei falando sobre reforma intima.para pessoas comuns, hoje falaremos sobre o subtema : “Amor próprio x relacionamentos x filhos”.

Nos vários podcasts desse tema, vou sempre abordar do ponto de vista espiríta, do ponto de vista do dia a dia e do ponto de vista do relacionamento com outras pessoas, do trabalho e outros.

Muito se fala sobre auto-estima, mas poucas pessoas entendem o seu verdadeiro significado. Cuidar de sua auto-estima vai muito além de visitar o cabeleireiro ou comprar aquela roupa nova. Aliás, estas nem são condições necessárias para o cultivo da auto-estima.

Todos conhecemos, em tese, a definição básica de auto-estima: é a estima que tenho por mim mesmo, ou seja, o quanto me valorizo. O quanto me quero bem e me aceito.

Se você não tiver auto-estima, as pessoas terão dificuldade em lhe aceitar.

Você gosta de você mesmo ? Faça um teste com você em frente ao espelho. Quais as primeiras cinco palavras que você diria pra si? Eu acredito que a maioria dos ouvintes não teriam boas palavras para si mesmo.

As pessoas além de se punirem pela falta de amor propio, costumam criar para si adjetivos que o tornam uma pessoa ruim. Você repete pra si próprio que não é capaz, que sempre perde, por exemplo, que é gorda demais, que ninguém te quer, que ficou velha, que seu cabelo é ruim, que nada dá certo pra você etc... E o pior, ao criar esses adjetivos, você passa a acreditar e vive-los.

Falta de autoestima prejudica nos relacionamentos também.
È dificil aceutar pessoas grudentas, reclamonas. Carentes, que não se sente amado, com tendência ao isolamento, que gosta de -ficar só, que acaba por tomar decisões erradas ou protelar decisões importantes, muitas inseguranças, muitos conflitos internos e etc..

Vamos pensar agora na parte espiritual.
Tudo se baseia na similaridade de pensamentos e ações.
Se você é uma pessoa sem autoestima, você vai atrair para você espiritos que pensam igual. Esses espiritos tem energias densas, o que vai acabar por lhe deixar doente.
Isso sem contar que outras pessoas sentirão sua energia e se afastarão de você.
Você quer isso ?
Claro que não ( pelo menos espero que você não queria )
Como começar a melhorar ? Em 1o. Lugar uma oração direta ao nosso Bondoso e Piedoso Pai, que ele nos ajude a melhor, que faremos a nossa parte, mas vamos precisar da ajuda dele, vamos precisar que ele nos envie bons irmão para nos ajudar.

Faça um exercio de auto-estima, deite-se ou olhe-se em frente ao espelho, e começe a pensar em bons adjetivos. Pelo menos 5. Faça isso sempre que possível , e sempre ache novos adjetivos


Tanto o desejo, quanto as ferramentas para a realização já estão DENTRO de nós!

Analise sua vida,seus companheiro e companheira e começe a ver neles pontos positivos.
Sempre os elogie pelos seus pontos positivos.

Quando sair na rua, veja o lado bom e belo das coisas. Agradeça a Deus por tudo que nos deu e nos dá todos os dias.

Veja-se como uma pessoa forte, vencedora, capaz de fazer qualquer coisa. Nosso Bondoso Pai quer que evoluamos, que sejamos pessoas fortes e vencedoras.

Não vamos deixar o amor próprio crescer demais. Corremos o risco de cultivar a vaidade, o orgulho. Nunca nos esqueçamos da humildade.

Jesus Cristo, quando esteve encarnado, deu-nos o exemplo da virtude, chegando a ponto de ordenar que amássemos os próprios inimigos. Dentre os seus vários ensinamentos, aquele que compara o Reino de Deus a uma criança, vem bem a calhar, pois evoca com firmeza o símbolo da humildade e da simplicidade. Não adianta conhecer profundamente a teologia e as mais altas concepções filosóficas. Se não nos fizermos humildes como as crianças – que são ingênuas e sem preconceitos – não entraremos no reino da verdade.

A virtude de tudo esta no meio. Não sejamos orgulhosos e vaidosos. Sejamos sempre humildes, mas com a certeza que temos uma grande missão nesse mundo e que somos fortes o suficiente para realiza-la com sucesso

Agora, e seus filhos, você trabalha o amor próprio em seus filhos ?
Seus filhos sabem que você os ama ?

Faça um exercicio com eles.

Chege para eles e lhes conte que os ama, que os ama mais que tudo na vida. Que não interessa o que eles venham a acertar ou errar na vida, você sempre os amara incondicionalmente.
Eles serão reepreendidos e castigos pelos erros. Mas você nunca deixara de ama-los.
Nunca deixa seus filhos esquecerem que eles são importantes para você, que você os ama.

Com essa atitudade, seus filhos crescerão mais seguros de si, com mais amor próprio e serão pessoas melhores.

Se uma parcela maior de pais dissessem aos seus filhos o quanto os ama e o quanto eles lhe são importante,s tenho certeza que teriamos um mundo muito melhor, com pessoas menos violentes e infelizes.

Não se esqueça tambem que os laços familiares costuma ser as nossas mairoes provas, se você consegiur amar os seus filhos, seu companheiro ou companheira, você estara evoluindo e dissolvendo laços antigos de erraticidade. Nossos filhso são uma grande responsabilidade, um dia nos sera cobrado pelo bom ou mal serviço feito.

Vamos finalizar o podcast de hoje com uma frase de Chico Xavier para você refletir e praticar.
A criança desprotegida que encontramos na rua não é motivo para revolta ou exasperação, e sim um apelo para que trabalhemos com mais amor pela edificação de um mundo melhor.

Um grande dia para você, uma grande semana, um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

 

Last modified on Segunda, 18 Julho 2016 20:06

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Eliana Machado Coelho

    Por: Rita Ramos Cordeiro

    “Onde está sua concentração está sua energia e onde está sua energia as coisas crescem. Olhe para onde você quer ir e foque”. Schellida

    Eliana Machado Coelho em parceria com o espírito Schellida já publicaram 22 romances espíritas e atingiram a marca de mais de 2 milhões de livros vendidos. Eliana nasceu e reside em São Paulo. É Casada com André Luiz Coelho e é mãe de Ellen, 29 anos.

    Leia mais...
  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato