fbpx
HomeInformativoInstituiçõesAlfabetização de Adultos na SEMP
Quarta, 05 Outubro 2011 20:35

Alfabetização de Adultos na SEMP

Desde 2003, o Departamento do Bem Estar Social Eny Silveira oferece a alfabetização para mulheres carentes, às quintas-feiras, das 13h às 16h30, na SEMP.

Já passaram por nossas turmas mais de 130 alunas, de diversas faixas etárias, entre 30 e 90 anos de idade.

Este projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que fornece as apostilas e a capacitação das voluntárias da SEMP.

As alunas são todas ‘carrinheiras’, que desejam aprender a ler para não errarem ao escolher em qual ônibus devem entrar, para entenderem o modo de administrar o remédio para os filhos, netos ou para si próprias, para ao menos escreverem seus nomes e algumas anotações necessárias no seu dia-a-dia. Muitas são arrimo de família numerosa e algumas ficaram faceiras em já poderem ajudar as crianças de casa a fazerem suas lições escolares.

 

 

No dia 22 do corrente mês de setembro, uma das voluntárias desta nobre ação, Jociely Kulcheski, recebeu uma homenagem e o título de Professora Honorária de Curitiba pelo trabalho realizado na Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz.

Além dela, as seguintes voluntárias colaboraram, durante este período de 9 anos, para a realização do projeto: Elizabeth Dobruski, Irene Bossler, Jussara França, Márcia Pimenta, Maria Lúcia Tagliari e Rosana Percegona, além de muitas outras colaboradoras que auxiliam na recepção, lanche, passes, palestras, atendimento médico, distribuição de roupas e gêneros alimentícios, com carinho e dedicação às assistidas da Casa.

Muito emocionada, Jociely demonstra o amor que aplica em sua tarefa espírita, com as seguintes palavras:

“Agradeço a Deus a oportunidade de ensinar àqueles que desejam ver a luz das letras, juntar as sílabas, formar palavras que constituem frases e expressam seus pensamentos e sentimentos. Com elas, aumenta a nossa esperança no futuro, pois a alfabetização lhes permite sair da faixa dos excluídos da sociedade moderna e sentirem-se verdadeiros cidadãos, aptos a fazerem escolhas mais conscientes em suas vidas. É inimaginável o esforço que essas pessoas humildes fazem para conseguir segurar o lápis, desenhar as letras, soletrar cada sílaba até compreender o significado da frase a ser lida, tudo isso após um dia de lutas e sacrifícios! Compartilhar este momento de aprendizado mútuo nos traz muita alegria e realização.”

Parabéns a todas essas voluntárias prestimosas que semeiam a Luz e a todos que, de alguma forma, colaboraram para que esta atividade seja desenvolvida com sucesso!

 

 

 

Fonte:  Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz - www.osmensageirosdapaz.com.br
Crédito Fotos: Sociedade Espirita Os Mensageiros da Paz

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Incorporação e possessão

     




    Fonte :
    Letra Espírita - Por : Silvio Junior

    Quando se fala em espiritualidade de modo geral, são diversos os temas tratados, onde por vezes alguns assuntos polêmicos dividem crenças e opiniões em relação a isso ou aquilo, no tocante a possíveis fenômenos observáveis através dos chamados “médiuns”, termo este criado por Allan Kardec durante a codificação do Espiritismo para identificar aqueles que serviam como meio de comunicação entre os planos material e espiritual.

    Leia mais...
  • Invigilância: a porta para a obsessão




    A existência dos fatores predisponentes - causas cármicas - facilitam a aproximação dos obsessores, que, entretanto, necessitam descobrir o momento propício da sintonia completa que almejam.

    Leia mais...
  • Suicídio inconsciente




    Fonte:
    Rádio Boa Nova - Por : Maria Izilda Netto

    Incontável o número de pessoas, em dado momento de suas existências, por motivos variados, resolveu que não era interessante continuar a viver.

    Fosse a existência contida nos limites do berço ao túmulo, sem dúvida, o suicídio seria a grande solução para os problemas e dores da Terra.

    Leia mais...
  • A tristeza segundo Deus


    Por: Eduardo Rossatto

    Segundo Paulo de Tarso na sua segunda carta aos Coríntios (7:10), há dois tipos de tristeza: a tristeza segundo Deus e a tristeza segundo o Mundo. A segunda é a lamentação, as queixas e o tédio. Sofrimento inútil que não é sublimado e que se perde na letargia.

    Leia mais...
  • Injustiça e maldade

     

    Por: Eduardo Rossatto

    Nem sempre é fácil testemunhar injustiças e maldade. O mesmo ocorreu com Simão Pedro em um determinado dia, cerca de onze anos após a crucificação do Mestre, como Humberto de Campos (Irmão X) relata no capítulo 23 da obra "Contos desta e doutra vida".

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato