HomeInformativoArtigosExperiência salutar
Quinta, 17 Novembro 2011 17:38

Experiência salutar

Orson Peter Carrara

Quando garoto sempre presenciei o hábito de meus pais em ler e estudar. Estavam sempre com livros às mãos, embora não tivessem qualquer formação além do curso primário. Por outro lado, meu pai sempre me presenteou com os conhecidos gibis de Walt Disney, estimulando-me à leitura.

Hoje constato o quanto estes dois fatos foram importantes em minha vida. O hábito de leitura e o estímulo oferecido para ler foram vitais para que eu também me tornasse um assíduo leitor, ávido de livros.

Por sua vez, o hábito de leitura permanente, quase diária, incentivou o hábito de escrever, continuamente.

O exemplo de meus pais contagiou-me. Fiz o mesmo com os filhos, que encontram hoje facilidade para escrever, pois que também, desde pequenos, sempre estiveram envolvidos com livros e gibis.

O leitor talvez estranhe porque abordo esse assunto pessoal e familiar numa coluna de jornal. É que, num país onde o hábito de leitura está muito longe dos padrões que poderiam ser considerados como ideais, o incentivo para tal prática é sempre muito bem vindo. Quem lê abre suas perspectivas mentais. Quem lê amplia todas as suas possibilidades. Então, pergunto: não é salutar incentivar as crianças para que se tornem adultos que amam a leitura?

Gostaria, pois, de sugerir aos leitores que escrevam cartinhas para as crianças em fase escolar, que lhes presenteiem igualmente com livros e gibis. Isto será grande estímulo, cujas sementes germinarão gradativamente ao longo da vida, tornando-os adultos conscientes, pois que em contato permanente com a cultura disponível no planeta, especialmente se semearmos o princípio do bem e do amor ao próximo nestes seres que iniciam sua caminhada.

Inclusive quero sugerir também acessarem o site do escritor Adeilson Salles, consagrado autor de literatura infantil. O site é muito bom e interativo para as crianças. Acesse e mostre a seus filhos: www.adeilsonsalles.com.br

Afinal, convenhamos, se reduzirmos as causas dos males humanos em apenas duas origens, constataremos que elas classificam-se em: a) ignorância e b) imperfeições do caráter.

Ambas, como é fácil de constatar, podem ser alteradas completamente pelo estudo permanente e a orientação segura da educação que se adquire nos bons livros e no hábito da leitura, aliado, é óbvio, pela força dos exemplos na conduta.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato