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Segunda, 21 Novembro 2011 19:57

Podcast no.: 11 - Reforma íntima para pessoas comuns : Caridade. Até que ponto? Como fazer direito?

 

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Como fazer a caridade ? O que os espíritos nos dizem sobre isso ?      
       

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Transcrição do podcast :

Ola ouvinte do Podcast Espirita.
O objetivo deste podcast é sempre trazer informação, explicação para que você possa refletir e despertar o seu melhor.
É sempre um prazer estar aqui com você.

Para você que esta aqui pela 1a. vez, meu nome é Miécio.
Quero agradecer você por estar aqui sempre me ouvindo, sempre me prestigiando.
Todos os podcasts estão disponíveis no site www.institutochicoxavier.com, na seção Podcast


No nosso podcast no.: 11 continuarei falando sobre reforma intima.para pessoas comuns, hoje falaremos sobre o subtema : “Caridade. Até que ponto? Como fazer direito ? ”.

Desde o 1o. Dia que entrei num centro espirita me falam sobre caridade, toda literatura fala sobre caridade, mas um estudo esses dias me levantou alguns pontos que quero discutir com vc´s.

Vamos nos lembrar que somos eternos, que reencarnamos e reencarnaremos talvez muitas vezes ainda.

Kardec no livro dos espiritos nos diz que “O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes”

Na questão886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito.

Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos. A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores.

Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas.

Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação.

O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

Na questão 887. Jesus também disse: Amai mesmo os vossos inimigos. Ora, o amor aos inimigos não será contrário às nossas tendências naturais e a inimizade não provirá de uma falta de simpatia entre os Espíritos?

“Certo ninguém pode votar aos seus inimigos um amor terno e apaixonado. Não foi isso o que Jesus entendeu de dizer.

Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem.

O que assim procede se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca , se procura tomar vingança.”

Questão 888. Que se deve pensar da esmola?

“Condenando-se a pedir esmola, o homem se degrada física e moralmente: embrutece-se. Uma sociedade que se baseia na lei de Deus e na justiça deve prover à vida do fraco, sem que haja para ele humilhação. Deve assegurar a existência dos que não podem trabalhar, sem lhes deixar a vida à mercê do acaso e da boa-vontade de alguns.”

a) - Dar-se-á reproveis a esmola?

“Não; o que merece reprovação não é a esmola, mas a maneira por que habitualmente é dada. O homem de bem, que compreende a caridade de acordo com Jesus, vai ao encontro do desgraçado, sem esperar que este lhe estenda a mão.

“A verdadeira caridade é sempre bondosa e benévola; está tanto no ato, como na maneira por que é praticado. Duplo valor tem um serviço prestado com delicadeza. Se o for com altivez, pode ser que a necessidade obrigue quem o recebe a aceitá-lo, mas o seu coração pouco se comoverá.

“Lembrai-vos também de que, aos olhos de Deus, a ostentação tira o mérito ao benefício. Disse Jesus: “Ignore a vossa mão esquerda o que a direita der.” Por essa forma, ele vos ensinou a não tisnardes a caridade com o orgulho.

“Deve-se distinguir a esmola, propriamente dita, da beneficência. Nem sempre o mais necessitado é o que pede. O temor de uma humilhação detém o verdadeiro pobre, que muita vez sofre sem se queixar. A esse é que o homem verdadeiramente humano sabe ir procurar, sem ostentação.

“Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei, lei divina, mediante a qual governa Deus os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados. A atração é a lei de amor para a matéria inorgânica.

“Não esqueçais nunca que o Espírito, qualquer que seja o grau de seu adiantamento, sua situação como encarnado, ou na erraticidade, está sempre colocado entre um superior, que o guia e aperfeiçoa, e um inferior, para com o qual tem que cumprir esses mesmos deveres.

Sede, pois, caridosos, praticando, não só a caridade que vos faz dar friamente o óbolo que tirais do bolso ao que vo-lo ousa pedir, mas a que vos leve ao encontro das misérias ocultas.

Sede indulgentes com os defeitos dos vossos semelhantes.

Em vez de votardes desprezo à ignorância e ao vício, instruí os ignorantes e moralizai os viciados.

Sede brandos e benevolentes para com tudo o que vos seja inferior. Sede-o para com os seres mais ínfimos da criação e tereis obedecido à lei de Deus.”

Questão 685. Tem o homem o direito de repousar na velhice?

“Sim, que a nada é obrigado, senão de acordo com as suas forças.”

a) - Mas, que há de fazer o velho que precisa trabalhar para viver e não pode?

“O forte deve trabalhar para o fraco. Não tendo este família, a sociedade deve fazer as vezes desta. É a lei de caridade.”

Questão 771. Que pensar dos que fogem do mundo para se votarem ao mister de socorrer os desgraçados?

“Esses se elevam, rebaixando-se. Têm o duplo mérito de se colocarem acima dos gozos materiais e de fazerem o bem, obedecendo à lei do trabalho.”

Questão 839. Será repreensível aquele que escandalize com a sua crença um outro que não pensa como ele?

“Isso é faltar com a caridade e atentar contra a liberdade de pensamento.”

Questão 903. Incorre em culpa o homem, por estudar os defeitos alheios?

“Incorrerá em grande culpa, se o fizer para os criticar e divulgar, porque será faltar com a caridade.

Se o fizer, para tirar daí proveito, para evitá-los, tal estudo poderá ser-lhe de alguma utilidade.

Importa, porém, não esquecer que a indulgência para com os defeitos de outrem é uma das virtudes contidas na caridade.

Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Tratai, pois, de possuir as qualidades opostas aos defeitos que criticais no vosso semelhante. Esse o meio de vos tornardes superiores a ele.

Se lhe censurais a ser avaro, sede generosos; se o ser orgulhoso, sede humildes e modestos; se o ser áspero, sede brandos; se o proceder com pequenez, sede grandes em todas as vossas ações.

Numa palavra, fazei por maneira que se não vos possam aplicar estas palavras de Jesus: Vê o argueiro no olho do seu vizinho e não vê a trave no seu próprio.”

Questão 913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?

“Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo.

Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa.

Tendam, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade.

Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição moral, deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade.

Ele neutraliza todas as outras qualidades.”

Questão 915. Por ser inerente à espécie humana, o egoísmo não constituirá sempre um obstáculo ao reinado do bem absoluto na Terra?

“É exato que no egoísmo tendes o vosso maior mal, porém ele se prende à inferioridade dos Espíritos encarnados na Terra e não à Humanidade mesma.

Ora, depurando-se por encarnações sucessivas, os Espíritos se despojam do egoísmo, como de suas outras impurezas.

Não existirá na Terra nenhum homem isento de egoísmo e praticante da caridade?

Há muito mais homens assim do que supondes.

Apenas, não os conheceis, porque a virtude foge à viva claridade do dia.

Desde que haja um, por que não haverá dez? Havendo dez, por que não haverá mil e assim por diante?

Questão 918. Por que indícios se pode reconhecer em um homem o progresso real que lhe elevará o Espírito na hierarquia espírita?

“O espírito prova a sua elevação, quando todos os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de Deus e quando antecipadamente compreende a vida espiritual.”

Verdadeiramente, homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade, na sua maior pureza.

Se interrogar a própria consciência sobre os atos que praticou, perguntará se não transgrediu essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, se ninguém tem motivos para dele se queixar, enfim se fez aos outros o que desejara que lhe fizessem.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição, e sacrifica seus interesses à justiça.

É bondoso, humanitário e benevolente para com todos, porque vê irmãos em todos os homens, sem distinção de raças, nem de crenças.

Se Deus lhe outorgou o poder e a riqueza, considera essas coisas como UM DEPÓSITO, de que lhe cumpre usar para o bem. Delas não se envaidece, por saber que Deus, que lhas deu, também lhas pode retirar. Se sob a sua dependência a ordem social

Questão 951. Não é, às vezes, meritório o sacrifício da vida, quando aquele que o faz visa salvar a de outrem, ou ser útil aos seus semelhantes?

“Isso é sublime, conforme a intenção, e, em tal caso, o sacrifício da vida não constitui suicídio. Mas, Deus se opõe a todo sacrifício inútil e não o pode ver de bom grado, se tem o orgulho a manchá-lo.

Só o desinteresse torna meritório o sacrifício e, não raro, quem o faz guarda oculto um pensamento, que lhe diminui o valor aos olhos de Deus.”

Todo sacrifício que o homem faça à custa da sua própria felicidade é um ato soberanamente meritório aos olhos de Deus, porque resulta da prática da lei de caridade.

Ora, sendo a vida o bem terreno a que maior apreço dá o homem, não comete atentado o que a ela renuncia pelo bem de seus semelhantes: cumpre um sacrifício. Mas, antes de o cumprir, deve refletir sobre se sua vida não será mais útil do que sua morte.

Questão 886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

Comentário de Kardec: O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito.

Tal é o sentido das palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como irmãos”.

Então, segundo este rapido estudo do livro dos esiritos, vimos diversas faces da caridade.

Vamos deixar uma frase destacada, o que uma mão faz, a outra não deve saber.

Estudando o Evangelho segundo o espiritismo numa noite aqui em casa, com minha família, fazemdo evangelho no lar, me deparei com as questões 24. A desgraça real

Toda a gente fala da desgraça, toda a gente já a sentiu e julga conhecer-lhe o caráter múltiplo.

Venho eu dizer-vos que quase toda a gente se engana e que a desgraça real não é, absolutamente, o que os homens, isto é, os desgraçados, o supõem.

Eles a vêem na miséria, no fogão sem lume, no credor que ameaça, no berço de que o anjo sorridente desapareceu, nas lágrimas, no féretro que se acompanha de cabeça descoberta e com o coração despedaçado, na angústia da traição, na desnudação do orgulho que desejara envolver-se em púrpura e mal oculta a sua nudez sob os andrajos da vaidade.

A tudo isso e a muitas coisas mais se dá o nome de desgraça, na linguagem humana. Sim, é desgraça para os que só vêem o presente; a verdadeira desgraça, porém, está nas conseqüências de um fato, mais do que no próprio fato.

Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta conseqüências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem.

Dizei-me se a tempestade que vos arranca as arvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade.

Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as conseqüências.

Assim, para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos

transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as conseqüências se fazem sentir.

Ora, tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura.

Vou revelar-vos a infelicidade sob uma nova forma, sob a forma bela e florida que acolheis e desejais com todas as veras de vossas almas iludidas.

A infelicidade é a alegria, é o prazer, é o tumulto, é a vã agitação, é a satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência, que comprimem a ação do pensamento, que atordoam o homem com relação ao seu futuro.

A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente procurais conseguir.

Esperai, vós que chorais! Tremei, vós que rides, pois que o vosso corpo está satisfeito!

A Deus não se engana; não se foge ao destino; e as provações, credoras mais impiedosas do que a matilha que a miséria desencadeia, vos espreitam o repouso ilusório para vos imergir de súbito na agonia da verdadeira infelicidade, daquela que surpreende a alma amolentada pela indiferença e pelo egoísmo.

Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o erro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira!

Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção!

Que importa ao soldado perder na refrega armas, bagagens e uniforme, desde que saia vencedor e com glória?

Que importa ao que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida a riqueza e o manto de carne, contanto que sua alma entre gloriosa no reino celeste?

Analisando todos o ensinamento destacado acima, não seria melhor reformularmos nossa ideia de caridade ?

Vamos começar pelo frase que destaquei já hoje : “Ignore a vossa mão esquerda o que a direita der.” Por essa forma, ele vos ensinou a não tisnardes a caridade com o orgulho.

Se formos pensar que devemos ignorar a caridade feita para não mexer com nosso orgulho, é realmente valida e necessaria.

Mas não seria necessario avaliar a caridade feita ? Ver qual sua eficacia ? Ver se realmente valeu a pena?

Vou lhe contar um caso e sugerir alguns pensamentos. Ha um tempo atras eu era voluntario numa associação de deficientes. Nos distribuíamos com regularidade cestas básicas, cestas de ortifruti, roupas. Fiz isto por cerca de 2 anos.

Vamos analisar os fatos.
1 – As pessoa incapacitadas, que realmente não tem como “se virar perante a vida”, o alimento era muito necessário.

2 – As pessoas que tem capacidade de trabalho e recebem alimentos. Não quero cotar os alimentos, mas não seria o caso de tentar ensinar as pessoas as vezes sem visão e perdidos na vida outras alternativas de ganhar dinheiro para evoluirem e deixarem de receber caridade que seria melhor usado por outros mais carentes ? Essas pessoas não estariam sendo prejudicados ao receber regularmente cestas de alimentos ? Pois estamos ajudando-as a ficarem parados no mesmo lugar. Seria isso realmente uma caridade ? Ou seria um atraso para nossas suas vidas e para nossas Também que ajudamos nessa parada ?

Lembrando novamente que sonos eternos, sera que a missão dessa pessoa não seria aprender a se virar e estamos prejudicando de alguma maneira simplesmente dando coisas para ela?

3 - Não seria legal fazer um caderno de receitas e dar juntos com os alimentos.

Por ex.. O sesi tem um caderno que ensina a cozinhar com R$ 1,00 que basicamente ensina a cozinhar com coisa que descartamos. Por ex. Casca de goibada, casca de abacaxi. Usando esse tipo de ensinamento, o alimento seria melhor aproveitado, o pessoal realmente carente teria mais nutrientes e comida na mesa.

Vou analisar mais algumas coisas, não tomem por criticas ok? Penso que deveriamos deixar de trabalhar na superficie das coisas e nos aprofundar ( Não seria esta a base da evolução ?? )

 

Conheço casas espiritas que fazem as seguintes caridades :

  • atendimento mediunico.

  • Fazem sapatinhos de croche para dar na maternidade..

    Ótimo fazer o sapatinho, com algumas outras roupas que compraram como bazar para mães carentes. Mas a equipe não poderia diversificar as caridades.

    Outro centro que conheço, costuma dar sopas nas ruas e cestas basicas nas casas.


    Fico a pensar, não seria legal pedir para alguém que esta ganhando a sopa carpir o mato d seu jardim, ou levar alguém para ajudar o caseiro na sua fazendinha ?
    Ou, algum deles poderiam ajudar a carregar as caixas na empresa de alguém ?
    Um mendigo ganhando comida todo dia, vai simplesmente voltar todo dia pedindo comida. Agora se você pede para ele arrancar o mato do seu jardim e lhe dá em troca uns 30,00 por hora de serviço. Se pede para seus outros vizinhos também ajuda-lo com o jardim, a descarregar o carro das compras. Se com o dinheiro, ajuda-lo a comprar roupas, se limpar direitinho, dar-lhe lições do amor de nosso bondoso Pai, ensinar-lhe espiritualidade, ensinar-lhe a ler, cobrar-lhe trabalho e evolução. Não seria uma caridade de verdade

    Sei que muitos espiritas torcem o nariz para a umbanda. Eu mesmo tenho um carinho imenso pelos nosso irmãs umbandistas e todas as entidades trabalhadoras dessa linha.
    Conheço um centro umbandista, que faz gincanas. Os desafios são :

    - doação de sangue, você deve doar o seu sangue por 6 meses por ex, e conseguir 5 pessoas a mais por mês.

    - conseguir x quilos de coisas para cestas basicas por mês para a festa de fim de ano para uma favela que atendem.

    - durante o ano, eles sobem a favela, cadastram e analisam as famílias, veem as realmente carentes para receberem cestas basicas, de doces e briquedos e as que necessitam de outro tipo de auxilio.

    - no final do ano, alguns caminhões são deslocados para uma escola municipal para levar todo o material.

    - no dia da festa, são distribuido brinquedos, cestas de doces, e tambem escovas de dentes.

    - durante o ano, medicos umbandistas, dentistas, sobem a favela para analisar e ajudar a populaçã


    Entenderam o meu pensamento ? Devemos sair da casca da caridade, demos nos aprofundar, devemos parar de DAR para nos sentir caridosos, devemos ajudar as pessoas a se desenvolverem, a evoluirem, a melhorar em suas vidas. As pessoas que ajudarmos, um dia devem estar em nossa casa, ou em qualquer outra denominação religiosa, mas devem estar empregados, bem vestidos e ajudando outros carentes a seguir o mesmo caminho

 

Um grande abraço, uma grande dia para você, uma grande semana e até o nosso próximo encontro.



 

Last modified on Segunda, 18 Julho 2016 21:28

A vida de Chico Xavier

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  • CORONAVÍRUS

     




    Fonte:
    FEB

    INFORME ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL (AME- BRASIL) - 13 de março de 2020

    A evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19), com ocorrência em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

    Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país desenvolva planos de ação procurando reduzir os danos desta pandemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

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