fbpx
HomeChicoA casa de chico xavier
Quarta, 23 Novembro 2011 22:50

A casa de chico xavier

A Casa de Chico Xavier é referencial obrigatório para quem deseja conhecer melhor a vida do médium mineiro.

Residência de Chico entre 1948 e 1959, a edificação foi reformada para abrigar o centro de referência à vida e obra do médium Francisco Cândido Xavier em sua cidade natal, Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Embora remodelada visando melhorias estruturais, as principais características da casa foram mantidas, seguindo orientação do próprio Chico.

Inaugurada em 2 de abril de 2006, a Casa de Chico Xavier conta com um acervo de mais de 460 livros psicografados pelo médium, 200 livros editados sobre sua vida e obra, além de objetos pessoais, cartas, anotações, documentos e fotografias.

 

O quarto de dormir de Chico foi mantido exatamente como era. A reforma ampliou a sala de reuniões e o local onde diversos livros foram psicografados.

No espaço foi construído o Auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, e a Sala de Passes Neném Aluotto.

Idealizada por Geraldo Lemos Neto, amigo de Chico Xavier, a reforma contou com a colaboração da equipe da arquiteta Mary Machado de Faria.

A partir de janeiro de 2010, o imóvel foi cedido ao Grupo Espírita Scheilla de Pedro Leopoldo, fundado há 57 anos por Zeca Machado, a pedido do próprio Chico.

Em cinco anos de funcionamento, a Casa de Chico Xavier já registrou a visita de mais de 100 mil pessoas, em caravanas de todo o Brasil e até do exterior, sem contar aqueles que não assinaram o livro de presença.

A Casa funciona de terça-feira a domingo e a entrada é gratuita.  Faz parte das atividades da Casa de Chico Xavier o seu departamento editorial, que é a Editora Vinha de Luz, especializada na publicação póstuma de psicografias inéditas de Chico Xavier. Maiores informações podem ser obtidas no site www.vinhadeluz.com.br.

Às terças-feiras, a partir das 18 horas, o Grupo Fraterno Veneranda se reúne na Casa de Chico Xavier para o trabalho de assistência social às famílias carentes da periferia de Pedro Leopoldo, notadamente os bairros de Vera Cruz e Fidalgo.

Aos domingos, às 18 horas, é realizado o "Culto do Evangelho de Jesus no lar de Chico Xavier", com o estudo das obras de sua psicografia. Ao seu término, funciona a tarefa do passe magnético.

FONTE: www.casadechicoxavier.com.br

 


Last modified on Quinta, 25 Setembro 2014 22:06

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Atividade Noturna do Espírito (Desdobramento)


    Imagem Divulgação/Pixabay
    Por: Aluney Elferr Albuquerque Silva
    FONTE: PORTAL DO ESPÍRITO

    Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo; devido aos laços fluídicos estarem mais tênues. A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência. Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez. Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

    Leia mais...
  • Paz de consciência - O caminho com Jesus




    Imagem Divulgação/Pixabay 
    Por: Rita Ramos Cordeiro
    FONTE: Rita Ramos Cordeiro 

    Muitas vezes passamos por situações que nos exigem tomadas de decisões que nos tiram o sono e a tranquilidade.

    As dúvidas e incertezas tomam conta do coração sem saber qual rumo tomar.

    A insegurança retarda a caminhada não permitindo que sigamos em frente.

    Leia mais...
  • Vida Espírita

     




    FONTE: LIVRO DOS ESPÍRITOS

    VIII – Lembranças da Existência Corpórea
    304. O Espírito se lembra da sua existência corpórea?

    — Sim, tendo vivido muitas vezes como homem, recorda-se do que foi. E te asseguro que, por vezes, ri-se de piedade de si mesmo.

    Comentário de Kardec: Como o homem que, atingindo a idade da razão, ri das suas loucuras da juventude ou das puerilidades da sua infância.

    Leia mais...
  • Tolerância e respeito

     



    Por: Warwick Mota 

    FONTE: GRUPO CHICO XAVIER

    A diversidade religiosa é uma das marcantes características culturais que assinala a humanidade. São milhares de denominações que definem religiões e seitas, reunindo, em todos os pontos da Terra, seguidores de todos os credos.

    Essa pluralidade de crenças, em conjunto com a diversidade étnica, torna as relações entre os povos ainda mais complexas, sendo responsável por inenarráveis conflitos que envolvem o homem desde os primórdios.

    Leia mais...
  • Intolerância religiosa



    Imagem Divulgação/ Pixabay

    FONTE: MOMENTO ESPÍRITA 

    A liberdade de expressão é conquista recente na história da Humanidade.

    Não vão longe os tempos onde expressar o pensamento podia ter como consequência a condenação à morte.

    Déspotas, tiranos, assim como religiões, doutrinas, oprimiram e cercearam a livre expressão do pensamento.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato