fbpx
HomeInformativoArtigosA casa de chico xavier
Quarta, 23 Novembro 2011 22:50

A casa de chico xavier

A Casa de Chico Xavier é referencial obrigatório para quem deseja conhecer melhor a vida do médium mineiro.

Residência de Chico entre 1948 e 1959, a edificação foi reformada para abrigar o centro de referência à vida e obra do médium Francisco Cândido Xavier em sua cidade natal, Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Embora remodelada visando melhorias estruturais, as principais características da casa foram mantidas, seguindo orientação do próprio Chico.

Inaugurada em 2 de abril de 2006, a Casa de Chico Xavier conta com um acervo de mais de 460 livros psicografados pelo médium, 200 livros editados sobre sua vida e obra, além de objetos pessoais, cartas, anotações, documentos e fotografias.

O quarto de dormir de Chico foi mantido exatamente como era. A reforma ampliou a sala de reuniões e o local onde diversos livros foram psicografados.

No espaço foi construído o Auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, e a Sala de Passes Neném Aluotto.

Idealizada por Geraldo Lemos Neto, amigo de Chico Xavier, a reforma contou com a colaboração da equipe da arquiteta Mary Machado de Faria.

A partir de janeiro de 2010, o imóvel foi cedido ao Grupo Espírita Scheilla de Pedro Leopoldo, fundado há 57 anos por Zeca Machado, a pedido do próprio Chico.

Em cinco anos de funcionamento, a Casa de Chico Xavier já registrou a visita de mais de 100 mil pessoas, em caravanas de todo o Brasil e até do exterior, sem contar aqueles que não assinaram o livro de presença.

A Casa funciona de terça-feira a domingo e a entrada é gratuita.  Faz parte das atividades da Casa de Chico Xavier o seu departamento editorial, que é a Editora Vinha de Luz, especializada na publicação póstuma de psicografias inéditas de Chico Xavier. Maiores informações podem ser obtidas no site www.vinhadeluz.com.br.

Às terças-feiras, a partir das 18 horas, o Grupo Fraterno Veneranda se reúne na Casa de Chico Xavier para o trabalho de assistência social às famílias carentes da periferia de Pedro Leopoldo, notadamente os bairros de Vera Cruz e Fidalgo.

Aos domingos, às 18 horas, é realizado o "Culto do Evangelho de Jesus no lar de Chico Xavier", com o estudo das obras de sua psicografia. Ao seu término, funciona a tarefa do passe magnético.

FONTE: www.casadechicoxavier.com.br

 

 

Last modified on Quarta, 23 Novembro 2011 22:53

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Psicoses: Esquizofrenia e Reencarnação




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Rafaela Paes

    As psicoses, de um modo geral, são conceituadas como um estado mental em que o paciente acaba perdendo seu contato com a realidade, passando a apresentar comportamentos antissociais (REDAÇÃO, 201?, on-line).

    Leia mais...
  • A maior caridade que se faz ao Espiritismo é a mudança no comportamento.

     




    Por:
    Wellington Balbo - Imagem: Pixabay

    Um amigo me contou a história de dona Margarida, que por conta de uma razão qualquer um dia chegou à casa espírita.

    Encantou-se. Meteu a cara nos livros e arregaçou as mangas do coração.

    Leia mais...
  • Obsessores: Como perceber sua presença




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Silvio Cardoso

    A Doutrina Espírita, se apresenta de forma diferente de muitas manifestações científicas, filosóficas ou religiosas pelo fato de ter na sua origem, estudos de fenômenos que não são propriamente o principal objetivo deste movimento centrado na moral cristã, mas que tem seu papel fundamental por meio de estudo, trazer esclarecimento e através do avanço intelectual alavancar o avanço da moralidade dos seres habitantes do nosso planeta. Dentre estes fenômenos ditos espirituais, vale destacar o processo de obsessão, conhecido por causar influência comportamental perceptível ou não ao obsidiado dependendo do grau em que aconteça.

    Leia mais...
  • Modernas Formas de Violência




    Por: Rafael Siqueira

    Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

    Leia mais...
  • Deus usa o tempo...




    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Temos pressa. Pressa de viver, de ser felizes, de ficar bem de vida. Desejamos que o final de semana chegue veloz, assim como as próximas férias e com elas todas as promessas de descanso e alegria. E sentimos pressa de receber promoção, aumento de salário, reconhecimento. Vivemos certa agonia quando o tempo rasteja aos nossos olhos, demorando a nos servir naquilo que necessitamos, que desejamos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato