fbpx
HomeQuem somosVoluntário solidário
Domingo, 02 Janeiro 2011 10:33

Voluntário solidário

Seja um voluntário!!

Antes de aderirmos a qualquer trabalho voluntário, precisamos nos fazer algumas perguntas básicas que podem evitar uma decepção futura com o trabalho voluntário.

O que é ser voluntário?

Ser voluntário é mais do que escolher uma Instituição e dedicar um pouco do seu tempo sem remuneração.
Ser voluntário é mais do que oferecer conhecimento, experiência e tempo para ajudar aos mais necessitados.
Ser voluntário é mais do que se dedicar ao trabalho social por motivo pessoal,  cívico, solidário, com compromisso, regularidade e responsabilidade.
Ser voluntário é mais do que ser ético, ao escutar e compreender, falar e debater, fazer e transformar.
Ser voluntário é abraçar a causa com amor e fazer ao próximo, o que gostaríamos que fosse feito a nós mesmos.
Ser voluntário é simplesmente amar nosso semelhante, respeitando-o, sem preconceito de raça, cor, credo ou dogmas sociais.
Ser voluntário é atuar sem julgamentos preconcebidos, sem falsidades, sem maledicências, preocupando-se apenas com o desejo de servir ao próximo com solidariedade.

Por onde começar?

Para  começar um trabalho voluntário é necessário identificar as necessidades de sua comunidade ou município, procurando escolas, Associações de Bairro ou Instituições Sociais para se oferecer como voluntário.

Para estes casos a Internet é uma ferramenta primordial que vai auxiliar na busca para localizar o local em que mais se afina com sua personalidade ou modo de ser, e que vai torná-lo um voluntário.

Quem pode ser um voluntário?

A partir de 15 anos qualquer pessoa pode ser um voluntário.

Atualmente vê-se constantemente o trabalho voluntário sendo incentivado em Escolas  e Faculdades,  por professores, coordenadores e diretores, que se preocupam em criar condições propícias à participação dos jovens em atividades de voluntariado, mostrando a importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica,  com solidariedade,  construindo e edificando uma sociedade mais justa e igualitária.

Alguns exemplos de Instituições que fazem este dignificante trabalho junto a seus alunos:

- Colégio Integral de Itu;
- Grupo UNIP de Educação e formação profissional de Sorocaba;
- Faculdade Prudente de Moraes de Itu, entre outros.

Quando começar?

Comece já e ganhe um futuro melhor!
Divulgue o voluntariado e incentive seus filhos, amigos, visinhos, colegas de trabalho a se tornar um voluntário.

Nenhuma atividade  no bem é insignificante. As mais altas árvores são oriundas de minúsculas semente” - Chico Xavier

“A repercussão da  prática do bem é inimaginável... Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.” - Chico Xavier

Last modified on Domingo, 29 Setembro 2019 19:29

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Os que foram para o lado de lá e voltaram para contar




    Fonte:
    Vozes Espíritas - Por: Wellington Balbo

    A médica suíça Elisabeth Kübler Ross (08 de julho de 1926 – 24 de agosto de 2004), passou décadas ao lado de pacientes em estado terminal. Sua experiência a fez escrever o livro “Sobre a morte e o processo de morrer”, em que apresenta o modelo de Kübler Ross a informar familiares e amigos de doentes terminais na melhor maneira de conviver com a situação.

    Read more...
  • A morte dói?

     




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Quando morre alguém, sentimo-nos todos tomados por um sentimento de perda e dor. É natural, gostamos da pessoa e desejamos que continue vivendo conosco. Mas, a morte é a única certeza da vida e está enquadrada nos acontecimentos normais da existência de todo mundo. A todo instante, partem jovens e velhos, sadios e enfermos…

    Read more...
  • O tempo no plano espiritual

     




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Read more...
  • A saúde pode ser afetada pela obsessão?




    Fonte:
    O Consolador - Por: Orson Peter Carrara

    Desafio está em conhecer a origem dos casos

    Uma interessante matéria publicada por Allan Kardec na Revista Espírita (1) utiliza a expressão loucura obsessional. O texto, que recomendamos aos leitores, é um estudo sobre os Possessos de Morzine, uma localidade em determinada região francesa, alvo de carta endereçada ao Codificador pelo capitão B. (membro da Sociedade Espírita de Paris e naquele momento radicado na cidade de Anecy). Allan Kardec publicou a carta na edição de abril (2), seguida de instruções dos Espíritos Georges e Erasto e ainda acrescentou lúcido comentário sobre a questão. Depois, na edição de dezembro (3), voltou ao assunto, desdobrando-o em bem argumentada análise.

    Read more...
  • Depressão em jovens e adolescentes




    Fonte:
    Correio Espírita - Por: Fátima Moura

    Tenho ouvido muitos relatos de pais e familiares preocupados. A depressão entre jovens, adolescentes e até crianças parece estar aumentando de modo assustador e o assunto também tem sido focado em nossas palestras, sempre que somos convidados a falar sobre temas ligados à família.

    Read more...

Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro



Conheça nosso clube do livro.


Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato