fbpx
HomeInformativoInstituiçõesCEAFIS - Centro integrado do Ser
Sexta, 13 Janeiro 2012 13:37

CEAFIS - Centro integrado do Ser

O CEAFIS,  desenvolve a Ação Social da Casa Espírita Recanto de Luz.

É  uma associação de caráter científico, filosófico,  filantrópico, educacional e cultural, sem finalidade lucrativa e norteia-se pela filosofia  Espírita, codificada por Allan Kardec.

Entende o ser humano como espírito eterno em constante evolução, sendo a  educação a força propulsora de todo seu  processo evolutivo.

O CEAFIS está localizado junto à comunidade formada pelos bairros Chico Mendes, Procasa, Jardim Atlântico  e Monte Cristo, constituindo-se num dos maiores bolsões de pobreza da Região da Grande Florianópolis e, por extensão, de Santa Catarina.

A escolha do lugar, sua extensão e clientela tem origem num trabalho de voluntários dedicados, como se em missão estivessem, cujas atividades foram executadas inicialmente na Avenida Hercílio Luz, num espaço bastante conhecido e próximo ao Instituto Estadual de Educação, chamado de “Casa da Sopa”.


Através desse devotamento individual, coletivo e em parcerias, se dedicavam ao fornecimento de alimentação para as crianças e adolescentes e encaminhando-as para as escolas, preferencialmente junto às suas  comunidades de origem. Vale dizer que a  maioria das crianças atendida era  originária da região, e apresentava diferentes tipos de dificuldades e carências, especialmente  com relação a problemática das drogas, o que  exigia  um esforço  e um desgaste emocional muito grande para a realização das atividades.

Com o encerramento das atividades daquela instituição, alguns voluntários decidiram continuar o trabalho, porém, agora junto  às comunidades de origem das crianças, com o intuito de atuar de forma educativa e preventiva.

Por cerca de dois anos, o grupo participou das atividades da Associação dos Moradores do Bairro Monte Cristo, durante a semana, servindo refeições às crianças e realizando acompanhamento escolar de forma muito precária, dado as condições disponíveis.

Com a adesão de novos trabalhadores espíritas, em 19 de outubro de 1996,  foi criado o POSTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E EVANGELIZAÇÃO IRMÃ CELINA, que funcionava na mesma Associação, com o objetivo de transmitir os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo às pessoas (crianças e adultos) por meio da Doutrina Espírita e, dentro das possibilidades, auxiliar as necessidades materiais e espirituais dos lares mais necessitados da comunidade de Monte Cristo.

O grupo se reunia uma vez por semana, às quintas-feiras,  nas instalações da antiga  Casa da Sopa,  para realizar o planejamento das atividades e ministrava as aulas, aos sábados, na comunidade. Ao final dos trabalhos era sempre servida uma suculenta sopa preparada por esses  abnegados voluntários.

Com o aumento do  número de pessoas atendidas, em 03 de Março de 1997, o grupo passou a desenvolver suas ações, ainda aos sábados,  no Centro Comunitário do PROMORAR e neste dia foi inaugurada a Escola de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil Tio Elias.

Posteriormente, houve a necessidade de mais uma transferência para outro local, desta vez, para a ESCOLA BÁSICA AMÉRICA DUTRA MACHADO, onde participavam cerca de 200 crianças e adolescentes além de um grupo de mães.

No decorrer do trabalho, voluntários pertencentes ao Grupo Espírita Solar das Rosas juntaram-se à equipe e, como na região não havia nenhuma Casa Espírita instalada,  buscou-se, então, um local para a fundação  de uma. Da união dos dois grupos  espíritas surgia assim, em 17 de dezembro de 1997, a  CASA ESPÍRITA RECANTO DE LUZ .

Devido à situação de extrema pobreza e de exclusão social das famílias da  região, as atividades sociais da Casa Espírita foram assumindo proporções cada vez mais amplas e,  parte das instalações que ficavam disponíveis durante os dias da semana, foram destinadas  para o  desenvolvimento de um trabalho de educação com as crianças e adolescentes da comunidade.

Na noite de Natal do ano 2000, após uma apresentação dos alunos do Coral Canto & Luz,  da Casa Espírita, uma das fundadoras  recebeu, em sonho, uma orientação espiritual  para promover uma alteração no nome da instituição para “Centro de Apoio à Formação Integral do Ser”.

Esse fato aconteceu, sem que alguém tivesse sequer pensado em semelhante denominação, dando assim  mais abrangência às funções desempenhadas pela instituição no campo da Educação Integral.  

Encaminhada a questão para ser analisada pelos sócios reunidos em assembléia, ficou aprovada a nova denominação da instituição para “ CENTRO DE APOIO À FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER”, funcionando de forma agregada à Casa Espírita Recanto de Luz.

Em 2009, a Casa Espírita Recanto de Luz foi transformada numa associação com personalidade jurídica própria, cuja ação social passaria a ser desenvolvida pelo CEAFIS.

Conheça mais sobre o trabalho do CEAFIS, acessando: www.ceafis.org.br

FONTE: www.ceafis.org.br

 

 

Last modified on Sexta, 13 Janeiro 2012 13:48

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Incorporação e possessão

     




    Fonte :
    Letra Espírita - Por : Silvio Junior

    Quando se fala em espiritualidade de modo geral, são diversos os temas tratados, onde por vezes alguns assuntos polêmicos dividem crenças e opiniões em relação a isso ou aquilo, no tocante a possíveis fenômenos observáveis através dos chamados “médiuns”, termo este criado por Allan Kardec durante a codificação do Espiritismo para identificar aqueles que serviam como meio de comunicação entre os planos material e espiritual.

    Leia mais...
  • Invigilância: a porta para a obsessão




    A existência dos fatores predisponentes - causas cármicas - facilitam a aproximação dos obsessores, que, entretanto, necessitam descobrir o momento propício da sintonia completa que almejam.

    Leia mais...
  • Suicídio inconsciente




    Fonte:
    Rádio Boa Nova - Por : Maria Izilda Netto

    Incontável o número de pessoas, em dado momento de suas existências, por motivos variados, resolveu que não era interessante continuar a viver.

    Fosse a existência contida nos limites do berço ao túmulo, sem dúvida, o suicídio seria a grande solução para os problemas e dores da Terra.

    Leia mais...
  • A tristeza segundo Deus


    Por: Eduardo Rossatto

    Segundo Paulo de Tarso na sua segunda carta aos Coríntios (7:10), há dois tipos de tristeza: a tristeza segundo Deus e a tristeza segundo o Mundo. A segunda é a lamentação, as queixas e o tédio. Sofrimento inútil que não é sublimado e que se perde na letargia.

    Leia mais...
  • Injustiça e maldade

     

    Por: Eduardo Rossatto

    Nem sempre é fácil testemunhar injustiças e maldade. O mesmo ocorreu com Simão Pedro em um determinado dia, cerca de onze anos após a crucificação do Mestre, como Humberto de Campos (Irmão X) relata no capítulo 23 da obra "Contos desta e doutra vida".

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato