Seus pais se dedicaram a assistência aos necessitados desde que se mudaram para Itu, em 1948.
Foi nesta época que fundaram a Associação Espírita Cabaninha Antonio de Aquino, uma Casa Espírita conceituada da cidade, e um orfanato que funcionou até a morte de seus pais no final da década de 1990.
Rodrigues é vinculado ao Cabaninha, até os dias de hoje, onde faz parte da diretoria e atua nas reuniões públicas como palestrante.
Iniciou sua atividade como palestrante na adolescência, quando fazia parte da COMEZI (Concentração das Mocidades Espíritas da Zona Ituana), que reunia jovens dos Centros Espíritas da cidade.
Rodrigues está concluindo o Curso de Doutorado em Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo, cuja tese é sobre “os fatores motivacionais para migração religiosa para o espiritismo, no Brasil”, buscando entender o que leva pessoas de outras religiões a se tornarem espíritas no contexto religioso brasileiro.
Para este trabalho, Rodrigues conta com a colaboração de espíritas, Centros Espíritas, Federações e órgãos de pesquisa de todo o Brasil, tendo inclusive participado do programa Repensar da TV Mundo Maior, apresentado pela Maria Izilda, onde discorreu sobre seu trabalho acadêmico.
Para responder a pesquisa sobre conversão ao Espiritismo, elaborada por Rodrigues, podem acessar http://pt.surveymonkey.com/s/espiritismo_conversao , lembrando que a pesquisa só deve ser respondida por pessoas que se tornaram espíritas ao longo da vida, vindo de outra religião ou nenhuma religião.
Quem quiser conferir a entrevista de José do Carmo Rodrigues, concedida à TV Mundo Maior e uma entrevista exclusiva ao Instituto Chico Xavier, pode acessar www.institutochicoxavier.com .
Por: Rita Ramos Cordeiro