fbpx
HomeInformativoArtigosExatamente hoje, 15 de fevereiro
Quarta, 15 Fevereiro 2012 22:27

Exatamente hoje, 15 de fevereiro

– Orson Peter Carrara

Foi em 1925, numa época em que não dispúnhamos das facilidades tecnológicas atuais, que Cairbar Schutel – considerado O Bandeirante do Espiritismo – lançou na então pequena Matão a sua Revista Internacional de Espiritismo, bastante conhecida como RIE. São 87 anos de circulação ininterrupta e atingindo dezenas de países, com credibilidade reconhecida, e cumprindo as funções que seu fundador idealizou: divulgar o Espiritismo, discutir especialmente o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: ciência, filosofia, religião.

Cairbar ficou conhecido pela sua lucidez, determinação e grande ousadia criativa, com ações destemidas em seu tempo, quando enfrentou perseguições e grande resistência numa época de intensa limitação cultural e predomínio do preconceito pelas ideias libertadoras apresentadas por uma Doutrina ainda incompreendida naquela época.

 

 

Os títulos de Bandeirante do Espiritismo, Espírita nº 1 do BrasilPai dos Pobres de Matão, justificam-se por si só. Seus atos, ações e comportamentos de respeito a todas as criaturas – nunca desprezando ou discriminando quem quer que fosse – e crenças, sua bondade espontânea e suas ações humanitárias sempre embasadas pelo alto sentido da caridade, mesmo antes de tornar-se espírita, falam da vida de um homem dedicado ao bem, completamente.

Escreveu vários livros, fundou instituições e publicações e é reconhecido com um Gigante do Espiritismo, face à dedicação para viver e divulgar os princípios norteadores da Doutrina dos Espíritos, organizada, codificada por Allan Kardec.  Numa época de dificuldades e preconceitos, ele provou com ações o desprendimento em favor do bem, especialmente pela humildade que o caracterizou a existência.

Agora que sua RIE completa quase 9 décadas de circulação, é bastante oportuno conhecer a história de Cairbar e de sua Editora O Clarim, que continua os objetivos de seu fundador. Visitar o site, assinar suas publicações, conhecer seus livros e divulgar as reflexões e ensinos desse autêntico homem de bem que influenciou toda uma geração com seus exemplos, é dever daqueles que hoje nos situamos na seara de trabalho proporcionado pelo ideal espírita.

Visite o site: www.oclarim.com.br – O amigo leitor terá em mãos, assinando as publicações ou adquirindo os livros do lúcido autor, um tesouro de conhecimentos para estudar o Evangelho de Jesus e os princípios básicos do Espiritismo.

Nossa homenagem, pois, aos 87 anos da respeitada REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO, e nossa gratidão a Cairbar Schutel. O dia 15 de fevereiro assinala essa importante data na história do espiritismo mundial.

 

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • O que são espíritos agêneres?




    Fonte: Rádio Boa Nova 

    Você já ouviu falar em espíritos agêneres? O que a doutrina espírita fala sobre o assunto? Confira as considerações a seguir.

    Leia mais...
  • O tempo no plano espiritual




    Fonte:
    Letra espirita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve

    doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Leia mais...
  • Raciocinar a fé para que a fé não raciocine por nós.

     




    Por:
    Wellington Balbo

    Quando Kardec codificou o Espiritismo, século 19, sua ideia passou bem longe de construir uma nova religião ou transformar seus livros numa espécie de bíblia com recheio de dogmas.

    Nada disso.

    Leia mais...
  • Espíritos de pessoas em Coma




    Por:
    Letra Espírita - Por: Isabel Miranda

    Como espíritas, aprendemos que cada encarnação se presta a acrescentar novos aprendizados, reparar erros do passado ou até mesmo cumprir missões importantíssimas ao avanço da humanidade.[1]

    Leia mais...
  • Orar é abrir a alma a Deus

     



    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos - Imagem: Pixabay

    "E não duvideis de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por vosso Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII, Modo de Orar). O brasileiro é um povo eminentemente religioso.

    Leia mais...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato