fbpx
HomeInformativoArtigosAdmiráveis talentos
Quarta, 29 Fevereiro 2012 15:25

Admiráveis talentos

– Orson Peter Carrara

É impressionante a criatividade e o talento presente em todo ser humano. As habilidades criativas na fabricação e uso de instrumentos musicais, somando as virtudes das notas musicais; a voz ou os passos numa dança, o capricho nos detalhes em qualquer coisa que se faça, seja um bolo doce ou salgado, um café, um detalhe na roupa ou na arrumação da casa;  as potencialidades na cultura, nas artes em geral, nos esportes, na literatura, nos cuidados com a educação, na engenharia ou na tecnologia. Por outro lado, a dedicação em inovações médicas, na fabricação de automóveis ou em simples utensílios domésticos; o aperfeiçoamento constante das comunicações, a criatividade em textos e roteiros teatrais, ou em filmes e novelas. Quanto produz o ser humano!

Se pensarmos no Bolero de Ravel, ou na execução de uma canção conhecida ao violino, ou ainda ampliarmos isso para uma orquestra, se pararmos para admirar uma escultura ou uma pintura, um coral, um orador, um professor ou a disciplina de um militar; os cuidados e imensa criatividade na engenharia ou os cuidados com a agricultura, com medicamentos, o aperfeiçoamento dos serviços de turismo, das viagens aéreas, etc, etc... Quanta grandeza!

E muitos de nós ainda nos permitimos ao pessimismo. Muitos de nós nos entregamos ao derrotismo e nos damos ao luxo da vingança ou da corrupção, da manipulação de bastidores, do desvio de verbas ou dos abusos de toda ordem. Lamentável!

Somos seres potencialmente capazes de imensas e grandiosas realizações, em nosso campo de ação, ainda que isso seja simplesmente arrumar uma cama ou fazer um café. O segredo está em fazer com gosto, com alegria, com disposição.

O segredo aí está: darmos o melhor de nós. Usarmos mais a gentileza, a tolerância, a alegria de viver, a paciência, o estímulo, o elogio, o abraço, o aperto de mão. Ao mesmo tempo, renunciarmos ao egoísmo, ao orgulho, à vingança. Referidas atitudes são o segredo do bem estar e da saúde. Já paramos para pensar nos tesouros que estão conosco, na família, na convivência?

Pois, então, voltemos os olhos para o admiráveis talentos humanos, ao invés de perdermos tempo e energia com reclamações, revoltas e acusações. Melhor mesmo é optar pelo uso e construção de valores que permanecem para sempre, ao invés de apenas cultivar valores que passam – necessários, mas ilusórios e passageiros –, ou como já sabemos o ladrão pode roubar e a traça pode roer.

 

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Não temos que seguir pessoas, mas seguir ao Cristo

     

    Por: Orson Peter Carrara

    Pessoas humanas somos falíveis, sujeitos a equívocos e distrações, seduzidos muitas vezes pela vaidade ou pelas variadas paixões, manipulados por vontades alheias ou conduzidos por impressões e imperfeições que tanto nos caracterizam, que nos dão visão limitada e bem pequena da realidade que nos cerca, bem como dos objetivos maiores nas ocorrências e acontecimentos.

    Isso vale para tudo, considerando nossa condição de aprendizes, onde muitas vezes o comportamento caracteriza-se incoerente com as informações já disponíveis.

    Leia mais...
  • Análise de palestras espíritas




    Por: Wellington Balbo

    Participo de um grupo de estudos do Espiritismo pela internet, grupo, aliás, muito instrutivo. Costumo aprender com os comentários dos estudiosos e, dia desses vi algo, num comentário, que me chamou atenção.

    Um componente do grupo pediu a outro participante para analisar determinada palestra espírita que havia sido proferida em sua cidade. Então, após o pedido, a análise foi feita de forma muito tranquila, com argumentos e sem qualquer ofensa a referida palestra ou ao orador.

    Leia mais...
  • A criança obsidiada



    Imagem/Reprodução-Pixabay

    “Aliás, não é racional considerar-se a infância como um estado normal de inocência.
    Não se vê em crianças dotadas dos piores instintos, numa Idade em que ainda nenhuma influência pode ter tido a educação?
    Donde a precoce perversidade, senão da inferioridade do Espírito, uma vez que a educação em nada contribuiu para isso?”
    (O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questão 199-a.)

    Leia mais...
  • Cirurgia espiritual




    Imagem: Reprodução Pixabay
    Fonte: Portal do espírito 
    Autor: Nilton Cardoso

    Muitos acreditam que uma cura por cirurgia astral, ou operação espiritual é milagre. Claro que dependendo da crença de cada um pode até ser chamado de milagre, pois existem pessoas que não entendem como tal pode acontecer.

    Mas acima de tudo está a medicina convencional, pois é esta ciência que representa na Terra as providências para que a melhora do mal que atinge o corpo físico se restitua. Sempre digo que o médico é o representante mais direto dos desígnios de Deus na terra no que concerne aos males do corpo.

    Leia mais...
  • Atividade Noturna do Espírito (Desdobramento)


    Imagem Divulgação/Pixabay
    Por: Aluney Elferr Albuquerque Silva
    FONTE: PORTAL DO ESPÍRITO

    Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo; devido aos laços fluídicos estarem mais tênues. A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência. Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez. Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato