fbpx
HomeVídeosPodcast EspíritaMiécioPodcast no.: 14 - Ciência x Espiritismo
Quinta, 17 Mai 2012 17:33

Podcast no.: 14 - Ciência x Espiritismo

 

.. Download
  No computador  
  Download mp3  
  No celular

Vamos falar de Ciência x Espiritismo
Se ignoramos nossa fé, a ciência pode nos ajudar em algo ?
Como são os valores espiritas explicados pela ciência ?

     
       
 

Gostou?   Curte, compartllhe, comente,ajude-nos a divulgar conhecimento

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Transcrição do podcast:

 Ola ouvinte do Podcast Espirita. 

O objetivo deste podcast é sempre trazer informação, explicação para que você possa refletir e despertar o seu melhor.
É sempre um prazer estar aqui com você.

Para você que esta aqui pela 1a. vez, meu nome é Miécio.
Quero agradecer você por estar aqui sempre me ouvindo, sempre me prestigiando.
Todos os podcasts estão disponíveis no site www.institutochicoxavier.com, na seção Podcast

No podcast no.: 14 falarei sobre : “Ciência x espiritismo”.

Então pessoal, quem me ouve sabe de minha fé em Deus, da minha confiança na doutrina espírita, na espiritualidade, nas questões do magnetismo e dos efeitos em nossa vida.

Esses dias um pensamento me perseguiu.
Como encarar valores como vida após a morte, reencarnação, comunicação com os espiritos sem as explicações da doutrina espirita ? Sem considerar nenhuma religião ou doutrina.

De inicio fiquei muito incomodado, pois acredito totalmente em valores como vida após a morte, imortalidade, reencarnação, comunicação dos espíritos, caridade, magnetismo.

Como entender e encarar os valores que acredito em a base da doutrina e da fé.

A racionalidade, a ciência poderia me dar alguma ajuda ?

Pesquisando achei alguns dados.

Universidades americanas como a Universidade de Harvard (Mind-body Institut), a Universidade de Virginia ( que realiza pesquisa sobre reencarnação), a Universidade do Arizona ( que tem laboratório de pesquisa sobre vida após a morte) e as 50 maiores faculdades de medicina dos EUA incluem em seus currículos de graduação e pós-graduação a Disciplina Medicina e Espiritualidade.

A OMS ( Organização Mundial de Saúde,) passa a admitir o sistema espiritual na caracterização de saúde e qualidade de vida como observamos no protocolo do WHOQOL-100 - (domínio VI Aspectos espirituais, religião e crenças pessoais na tabela 2 – Domínios e facetas do WHOQOL).

Também, o CID-10, Código Internacional de Doenças, item F.44.3 - Estados de Transe e Possessão - configura como diagnóstico médico e qualifica o transe patológico (mediunidade) quando o individuo não tem controle

sobre o fenômeno, ocorrendo de forma involuntária e não desejada.

Em 2011, representantes dos principais hospitais espíritas do Brasil estiveram presentes na reunião que firmou a parceria entre a Uniespírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito) e a Associação Pró-Saúde mental.

O Fundador e idealizador do Projeto Uniespírito, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, promoveu um debate sobre a necessidade de incluir o sistema espiritual no prontuário médico nos hospitais.

“O médico pode não acreditar em nada que se refere às questões espirituais, mas o paciente tem o direito de saber que existem pesquisas científicas, por exemplo, sobre os efeitos da prece na saúde e tantos outros os avanços da ciência nesta área. Mas o que estamos nos organizando para realizar não é apenas para que o médico passe a falar de religião, mas principalmente, para que possa expor um conhecimento da natureza e dar ao paciente o direito de pedir auxílio espiritual enquanto estiver no hospital”, diz Dr. Sérgio Felipe.

Arnaldo Coutinho, presidente da Associação Pró-Saúde Mental, expressou a importância da reunião não somente para o movimento espírita. “Esta reunião é um marco na história da Psiquiatria brasileira. Já estamos a um tempo tentando organizar ações como esta. E eu entendo que este trabalho é uma necessidade cada vez maior em nossas casas espíritas e em nossos hospitais. Agora precisamos realizar”, explica Coutinho.

“Esta parceria e disposição dos aqui presentes em participar da formação dos Comitês de Qualidade de Vida – Humanização e Espiritualidade e promover a idéia do hospital espírita como plataforma de Saúde Pública, vai mudar a Psiquiatria no Brasil. Nossa proposta é restaurar a essência da Psiquiatria que remete a conexão com o divino”, conclui Dr. Sérgio.

Hospitais e Instituições de Saúde que estiveram presentes:

Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

Instituto Fraternal de Laborterapia

Associação Pró-Saúde Mental

Centro de Tratamento Bezerra de Menezes

Hospital Francisca Júlia – CVV - São José dos Campos

Clínica Sayão – Araras

Instituto Pineal Mind

Casa Cairbar Chutel - Araraquara

Com base nos estudos do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira vamos falar um pouco de glandula pineal

A definição da ciência tradicional é a seguinte :
A epífise neural, glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios.

As pesquisas recentes sobre as funções da glândula pineal e de seu principal produto, o
hormônio melatonina, despertaram um grande interesse público nesta última década em
função da descoberta do papel da melatonina na regulação do sono, do ritmo biológico, do equilibrio geral do organismo, mal de alzimer, alterações na memória, disfunção do sistema nervoso, assim como capta estimulos magnéticos e converte em neuro-quimica..

Muitas vezes temos sensações e emoções que não sabemos de onde vêm. Elas são causadas pela pineal.

No relato do Espírito André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier ocorrida em 1943, no livro Missionários da Luz, o orientador Alexandre faz as seguintes considerações:

"... analisemos a epífise como glândula da vida espiritual do homem. Segregando energias psíquicas, a glândula pineal conserva ascendência em todo o sistema endócrino. Ligada à mente, através de princípios eletromagnéticos do campo vital, que a ciência comum ainda não pode identificar, comanda as forças subconscientes sob a determinação direta da vontade. As redes nervosas constituem-lhe os fios telegráficos para ordens imediatas a todos os departamentos celulares, e sob sua direção efetuam-se os suprimentos de energias psíquicas a todos os armazéns autônomos dos órgãos...".

O Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, em seu estudo sobre a pineal, chegou à seguinte conclusão:

"A pineal é um sensor capaz de 'ver' o mundo espiritual e de coligá-lo com a estrutura biológica. É uma glândula, portanto, que 'vive' o dualismo espírito-matéria. O cérebro capta o magnetismo externo através da glândula pineal".

A ciência médica avança nos estudos acerca do funcionamento da epífise, mas há muito que pesquisar sobre esta minúscula glândula localizada no centro do encéfalo.

Acredito que as visões da EQM, ( experiencia quase morte ) bem como as transformações ocorridas com os experientes têm a participação direta da glândula pineal que, nas manifestações da EQM, tem ascendência sobre o lobo temporal e sistema límbico.

É interessante ressaltar que alguns pesquisadores encontraram sobreviventes de EQM cujos enredos, do outro lado, envolveram uma retrospectiva de vidas passadas. Muitos desses sobreviventes passam a aceitar a reencarnação como um fato normal da vida.

Em torno do 4º e 5º mês de vida intra-uterina a glândula Pineal já apresenta células e tecido de sustentação, alcançando 2mm de diâmetro.

Durante este período, via de regra o espírito reencarnante começa a perder a consciência atingindo rapidamente a total inconsciência.

Na pineal é que as expansões energéticas do psicossoma prendem-se mais profundamente, sendo por isto chamada "a glândula da vida espiritual" pelos palingenesistas (reencarnacionistas)


À medida que o desenvolvimento da Pineal se processa cada vez mais se acentua a união com as energias espirituais que impulsionam todo o desenvolvimento fetal modelado pelas matrizes perispirituais.

As modificações que ocorrem na glândula pineal são observáveis até os dois anos de idade. Daí até 6 ou 7 anos, as transformações são muito lentas.

A epífise preside aos fenômenos nervosos da emotividade, como órgão de elevada expressão no corpo etéreo.

Epífise é chamanda de aGlândula do Raciocínio

A máquina do raciocínio chamada cientificamente de Glândula Pineal ou Epífise, teve várias denominações ao longo do tempo.

Há pelo menos 2.000 anos, foi considerada pelos cientistas-místicos como a "sede da alma" (sua morada). René Descartes, filósofo, místico e fundador da moderna matemática, referiu-se a ela como sendo a "sede da alma Racional", ou "glândula do saber, do conhecer".

Do ponto de vista tradicional vem sendo considerada como o órgão de percepção da razão. Do ponto de vista científico moderno, é freqüentemente chamada de "reguladora das reguladoras" e "glândulas das glândulas", pelo seu papel na sensação física de bem estar.

Em profecias de Nostradamus, encontramos esclarecimentos da importância dessa glândula nos tempos atuais, considerando-a "a antena mais fina e alta de nosso sistema nervoso central, a nossa central elétrica". É uma central dirigente do corpo como o capitão de uma navio".

Ocupa o centro de gravidade da massa cerebral e morfologicamente apresenta-se como um vestígio de algum terceiro olho a surgir remotamente nos homens do futuro.

É uma espécie de radar psíquico, chamado também de "olho pineal", "sexto sentido", "corpo pineal".

Para os hindus "centro de força", para os ocultistas "olho de shiva", por ser o responsável pela clarividência, a vidência Racional.

É realmente o "olho" pelo qual o homem vê o mundo exterior e o mundo interior, o elo de ligação entre o macrocosmo e o microcosmo.

Em forma de pinha, localizada no istmo do mesencéfalo, a máquina do raciocínio chamada de glândula Pineal ou Epífise Cerebral, tem função relacionada com a luz, mas não com a luz física e sim com a LUZ DIVINA, a Energia Racional.

Em suas pesquisas, Dr. Sergio verificou que quando ha aproximação de um espirito, o corpo libera adrenalina, acelerando o coração, aumentando o fluxo sanguineo, aumenta o fluxo sanguineo da cabeça, a pressão aumenta.

Uma pessoa pode ter problema de pressão, no qual o medico não consegui acertar o remedio, pois em algum tempo esta alto demais, em outros tempos normal, isso sem explicação medica. Isso pode ser um espirito que esta rodando a pessoa. Quando o mesmo se aproxima, a pressão se descontrola, quando ele se afasta, a pressão volta ao normal. Como o medico vai consegui controlar osmedicamentos com esses fatores?

Diabetes também pode ser afetada...

Mediunidade desdobramento...o efeito é diferente, não é a adrenalina que se modifica e sim a acetilcolina.

Então, o que acontece ? A pessoa tem uma diminuição do batimento cardiaco, queda da pressão arterial, aumento dos movimentos do aparelho digestivo, a barriga ronca, faz barulho.

As pessoas que tem desdobramento exala muita energia, muito ecotoplasma. Normalmente as outras pessoas sem sentem bem perto de uma pessoa com boa quantidade de energia, desde que ela se cuide apara ser uma energia “boa” e gostosa. Mas como eu cuido da minha energia para ela ser boa e gostosa ?? Isso vai ser tema de outro podcast.

O excesso de ecotoplasma torna a pessoa muito interativa mentalmente, ela tem muitos pensamentos, as vezes desordenados, se for sensível, vai sentir o que os outros sentem, sente até mesmo a psicosfera espiritual que a envolve.

E isso pode ser tão dificil que o organismo reage, recolhe a energia e a pessoa começa a formar ciscos, tumores, miomas ou então ela tem sangramentos, porque é uma forma de perder essa energia, a medicina não consegue entender, não consegue achar os motivos do problema.

A pessoa pode ter depressão, remedio nenhum vai ajudar.

Sindrome do panico tambem pode ser causada por excesso de ectoplasma,

Quando temos um problema, ficamos a pensar se o problema espiritual ou orgânico ?

Kardec no livro dos médiuns nos diz que mediunidade é biologia


Vale levar em conta que no caso acima, diversos fatores devem ser levados em conta, como o grau da mediunidade da pessoa, a sensibilidade da pessoa,os problemas pelos quais a entidade passa, qual é a intenção de entidade, se somente passa, se quer ficar por perto, ou se quer prejudicar a pessoa.

Por falar em prejudicar, as vezes não é somente 1 entidade que quer predjudar e as vezes chegam há mais de dezenas de entidades. Pense em sua personalidade desta vida, quantas pessoas podem estar magoadas/chateadas/com raiva de você? Imagina em centenas de encarnações que podemos ter tido do problemas não resolvidos..

A interferencia de uma entidade negativa, ou muito doente, pode causar dor de cabeça, porque a enteidade esta desquilibrada, se aproxima de você, e aumenta tanto o fluxo de sangue em sua cabeça que lhe causa as dores.

É importante lembrar que cada caso é um caso, os remedios em caso nenhum são dispensaveis até o momento de não mais precisar deles...

Mas oque deve ser feito?

Os tratamentos devem ser agredados.

O racicionio clinico se mantem, a pessoa vai precisar dos medicamentos até ela conseguir se controlar, a pessoa precisa de apoio psicoterapico para poder se encontrar, se entender, saber sua identidade. Depois desse traramento, o exercicio mediunico é fundamental.

Dr. Sergio coloca os pacientes, assim que estão numa condição melhor, para doarem de si.

Esse exercícios faz com que ele se tornem proativos, aprendam a lidar e dominar a mediunidade, seja da influência espiritual ou da doação de energia.

Normalmente com esse tratamento, os caso que a medicina tradicional não consegue resultados, o perfil vai se mudando.

Os estudos ainda são iniciais, muto ainda se deve descobrir, mas mesmo assim, já são grandes descobertas. É o inicio da racionalização do espiritismo para pessoas nãoespíritas, ou até mesmo para um ateu.

Dr. Sergio també tem notado em trabalhos em hospitais psiquiatricos que nem sempre os estados chamados dissociativos são por alguma desordem psicológica, que muitas vezes ele mesmo acredita serem de origem espiritual, de incorporação espiritual.

Por ex., crises de epilepsias que não configuram a eplisepsia.

Uma vez o Jornalista Goulard de Andrade, procurou o Dr. Sergio e pediu para ele se ele poderia provar que existe espírito. O Dr. Aceitou o desafio. Um dos mediuns amigos do dr participou, um médico néurologistae specialista da USP em eletroencefalo grafia. Instalou um computador com eleencefalografo e vários auxiliares para o médium.

Foi iniciado o exame, foi pedido para algum espiritimo se manifestar. Alguns instantes após notou-se uma mudança de personalidade do médium, mudança no modo de falar, mudança no modo de olhar, mas o eletroencefalograma esta normal. O Goulart pediu para o espirito alterar o exame ( o que é impossivel para uma pessoa fazer ), imediatamente o eletroencefalograma ficou maluco, com varias mudanças rápidas e intensas.

Agora vamos falar de Gregg Braden.

É um nome conhecido no meio espiríta, ele faz alguns experimentos interessantes.

Ele recolheu amostras de leucócitos (glóbulos brancos) de vários doadores. Estas amostras foram colocadas em uma sala com um equipamento de medição das alterações elétricas.

O doador foi colocado em outra sala e submetido a "estímulos emocionais“ provocados por vídeos que lhe causavam todo tipo de emoções.

O DNA era colocado em um lugar diferente do doador, mas no mesmo prédio.

O doador e seu DNA eram monitorados e quando o doador mostrava alterações emocionais (medidas em ondas elétricas) o DNA expressava RESPOSTAS IDÊNTICAS E SIMULTÂNEAS.

Os altos e baixos do DNA COINCIDIRAM EXATAMENTE com os altos e baixos do doador.

O objetivo era saber a que distância poderiam estar separados o doador do seu DNA para que o efeito continuasse a ser observado.

Pararam de fazer provas quando chegaram a uma distância de 80 quilômetros entre o DNA e seu doador, e continuaram obtendo o MESMO resultado.

Sem diferença e sem atraso de transmissão.

O DNA e o doador tiveram as mesmas respostas ao mesmo tempo.

O que isto significa?

Gregg Braden diz que isto significa que as células vivas se reconhecem através de uma forma de energia não reconhecida.

Esta energia não é afetada nem pela distância nem pelo tempo.

Qual é essa fonte de energia ? O nosso magnetismo, nossa energia animica, modificado por nossos pensamentos e emoções.

Outro experimento foi realizado pelo Instituto Heart Math e nele se observou o DNA da placenta humana que foi colocado em um recipiente, onde podiam ser medidas as suas alterações.

Foram distribuídas 28 amostras em tubos de ensaio para um mesmo número de investigadores.

Cada investigador foi treinado para gerar e EMITIR sentimentos, e cada um podia ter fortes emoções.

O que se descobriu foi que o DNA mudou de forma de acordo com os sentimentos dos investigadores.

1. Quando os investigadores sentiram gratidão, amor e estima, o DNA respondeu RELAXANDO e seus filamentos se estirando. O DNA ficou mais longo.

2. Quando os investigadores SENTIRAM raiva, medo ou stress, o DNA respondeu SE ENCOLHENDO. Tornou-se mais curto e muitos códigos se APAGARAM. Alguma vez você já se sentiu "descarregado" por emoções negativas? Agora sabemos porque nossos corpos também se descarregam.

Os códigos do DNA se conectaram de novo quando os investigadores tiveram sentimentos de amor, alegria, gratidão e estima.

Vimos que geneticamente nosso DNA muda com as freqüências que produzem nossos sentimentos, e como é que as freqüências energéticas mais altas, que são as do Amor, impactam no ambiente, de uma forma material, produzindo transformações não só em nosso DNA , mas no ambiente que nos cerca.

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Nas experiencias e dados que falei hoje, podemos comprovar fatos espiritas como magnetismo, vida após a morte, incorporação

O que a doutrina espirita chama de reforma intima esta ligada aos estudos acima, sobre sua forma de pensamento, sobre como agir e até mesmo sobre a lei da similaridade, a qual vamos lembrar que atraimos para nós o o igual. Ou seja, se temos bons pensamentos e ações e nos esforçamos para nos manter assim, atrairemos para nós coisas similares.

Vamos finalizar o podcast de hoje com um belo pensamento :

“O orgulho destrói as boas qualidades do espírito. A humanidade ajuda a reconstruir. Quando você cometer um erro, tenha coragem de pedir desculpas. Nunca é tarde para voltar atrás. “

Um grande dia para você, uma grande semana, um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

 

Last modified on Segunda, 18 Julho 2016 21:37

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Eliana Machado Coelho

    Por: Rita Ramos Cordeiro

    “Onde está sua concentração está sua energia e onde está sua energia as coisas crescem. Olhe para onde você quer ir e foque”. Schellida

    Eliana Machado Coelho em parceria com o espírito Schellida já publicaram 22 romances espíritas e atingiram a marca de mais de 2 milhões de livros vendidos. Eliana nasceu e reside em São Paulo. É Casada com André Luiz Coelho e é mãe de Ellen, 29 anos.

    Leia mais...
  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato