HomeQuem somosVoluntário solidário
Domingo, 02 Janeiro 2011 10:33

Voluntário solidário

Seja um voluntário!!

Antes de aderirmos a qualquer trabalho voluntário, precisamos nos fazer algumas perguntas básicas que podem evitar uma decepção futura com o trabalho voluntário.

O que é ser voluntário?

Ser voluntário é mais do que escolher uma Instituição e dedicar um pouco do seu tempo sem remuneração.
Ser voluntário é mais do que oferecer conhecimento, experiência e tempo para ajudar aos mais necessitados.
Ser voluntário é mais do que se dedicar ao trabalho social por motivo pessoal,  cívico, solidário, com compromisso, regularidade e responsabilidade.
Ser voluntário é mais do que ser ético, ao escutar e compreender, falar e debater, fazer e transformar.
Ser voluntário é abraçar a causa com amor e fazer ao próximo, o que gostaríamos que fosse feito a nós mesmos.
Ser voluntário é simplesmente amar nosso semelhante, respeitando-o, sem preconceito de raça, cor, credo ou dogmas sociais.
Ser voluntário é atuar sem julgamentos preconcebidos, sem falsidades, sem maledicências, preocupando-se apenas com o desejo de servir ao próximo com solidariedade.

Por onde começar?

Para  começar um trabalho voluntário é necessário identificar as necessidades de sua comunidade ou município, procurando escolas, Associações de Bairro ou Instituições Sociais para se oferecer como voluntário.

Para estes casos a Internet é uma ferramenta primordial que vai auxiliar na busca para localizar o local em que mais se afina com sua personalidade ou modo de ser, e que vai torná-lo um voluntário.

Quem pode ser um voluntário?

A partir de 15 anos qualquer pessoa pode ser um voluntário.

Atualmente vê-se constantemente o trabalho voluntário sendo incentivado em Escolas  e Faculdades,  por professores, coordenadores e diretores, que se preocupam em criar condições propícias à participação dos jovens em atividades de voluntariado, mostrando a importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica,  com solidariedade,  construindo e edificando uma sociedade mais justa e igualitária.

Alguns exemplos de Instituições que fazem este dignificante trabalho junto a seus alunos:

- Colégio Integral de Itu;
- Grupo UNIP de Educação e formação profissional de Sorocaba;
- Faculdade Prudente de Moraes de Itu, entre outros.

Quando começar?

Comece já e ganhe um futuro melhor!
Divulgue o voluntariado e incentive seus filhos, amigos, visinhos, colegas de trabalho a se tornar um voluntário.

Nenhuma atividade  no bem é insignificante. As mais altas árvores são oriundas de minúsculas semente” - Chico Xavier

“A repercussão da  prática do bem é inimaginável... Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.” - Chico Xavier

Last modified on Domingo, 29 Setembro 2019 19:29

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato