fbpx
HomeInformativoAtualidades

Atualidades

Sábado, 19 Agosto 2017 18:16

Baleia Azul e a epidemia de suicídios


Por: Divaldo Franco

Com caráter epidêmico, o suicídio alcança índices surpreendentes na estatística dos óbitos terrestres, havendo ultrapassado o número daqueles que desencarnam vitimados pela AIDS.

A ciência, aliada à tecnologia, tem facultado incontáveis benefícios à criatura humana, mas não conseguiu dar-lhe segurança emocional.

Em alguns casos, a comunicação virtual tem estimulado pessoas portadoras de problemas psicológicos e psiquiátricos a fugirem pela porta abissal do autocídio, como se isso solucionasse a dificuldade momentânea que as aturde.

Sábado, 19 Agosto 2017 18:04

A Ansiedade e o Espiritismo

Por: Wesley Gasparinne

Sensações de desgaste físico ao final do dia, impaciência, coração acelerado, suor excessivo, dificuldade de respirar, choro constante. Esses são alguns dos sintomas que quem sofre de ansiedade patológica sente ao decorrer do dia. É uma angustia sem fim, porque o controle sobre os sintomas não existe. Esperar é insuportável, o tique nervoso é inconstante e as 24 horas do dia não são o suficiente, já que para o ansioso parece passar apenas 2 minutos. Hoje vamos falar de uma situação que só cresce na raça humana: a ansiedade. Um transtorno sério, que eu, Wesley, passei muito tempo sofrendo, o que ocasionou o ponta pé inicial para que eu conhecesse o Espiritismo. Agora estou aqui para declarar que a Doutrina me ajudou e continua me ajudando.


Entrevista de Divaldo Pereira Franco ao Programa Televisivo O Espiritismo Responde, da União Regional Espírita – 7ª Região, Maringá, em 21.03.2007.

Espiritismo Responde - Um de seus mais recentes livros publicados tem por título “A Nova Geração: A visão Espírita sobre as crianças índigo e cristal”. Quem são as crianças índigo e cristal?

Divaldo – Desde os anos 70, aproximadamente, psicólogos, psicoterapeutas e pedagogos começaram a notar a presença de uma geração estranha, muito peculiar.



O médico e médium Nailton Jatobá Tenório, autor do livro recém lançado Pelos Caminhos da Vida, com o Espírito Estevão, coordena na cidade de Barreiras, no cerrado baiano, um grupo de profissionais de várias disciplinas que buscam a cura pela Medicina Integral. Segundo ele, trata-se de uma forma de prática médica que busca associar o benefício do atendimento físico à conquista do trabalho espiritualizado.

Médico cirurgião, professor, fundador e presidente do Lar Espírita André Luiz, Tenório está capacitando médicos, dentistas, psicólogos e pessoal de administração que tenham em comum a crença na cura espiritual. Quer implantar um Ambulatório de Medicina Integral cujo modelo seja replicável em outros grupos. "A Medicina Integral busca reverter a tendência médica de se especializar e especificar demais. A medicina materialista conta com subespecialidades, o que torna o médico cada vez mais técnico. Queremos resgatar no profissional o sentimento de fazer o bem a um ser humano, sem tratá-lo como um órgão ou mesmo uma máquina", salienta.

Domingo, 13 Agosto 2017 18:58

Transtornos da Personalidade

 




Por: Cláudio Sinoti

São variados os transtornos de personalidade que a OMS – Organização Mundial da Saúde apresenta como “padrões de comportamento profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais”.1 São distúrbios que normalmente comprometem seriamente a qualidade de vida dos seus portadores, cujos primeiros sintomas podem surgir ainda na infância, o que traz sofrimento para eles próprios e àqueles com os quais convivem. Normalmente são pessoas consideradas problemáticas e de difícil convivência.

Domingo, 16 Julho 2017 11:10

A cura através da imposição das mãos


A troca de energia através das mãos tem sua eficácia divulgada em várias correntes filosóficas e, nos últimos 40 anos, a ciência traz pesquisas da aplicação e benefícios da mesma na área da saúde

O Toque Terapêutico é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida por Dolores Krieger e Dora Kunz, na década de 70. A expressão “toque terapêutico” corresponde à conhecida técnica de “imposição de mãos”, amplamente estudada pela Doutrina Espírita como fator promotor de benefícios na área da saúde. Por ser um meio não invasivo, pode ser utilizado como complemento da terapia ou tratamento utilizado nos doentes.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • "Marcas de nascença" e a reencarnação


    Por: Eurípedes Kühl

    Alguns registros espíritas sugerem que determinados fatores físicos podem indicar a presença de reencarnação decorrente de ato específico em vida passada:

    Marcas de nascença
    - No livro “Entre a Terra e o Céu”, 13ªEd., 1990, FEB, RJ/RJ, o autor espiritual André Luiz (psicografia de Chico Xavier) diz-nos à pág 186 que os “sinais de nascença” decorrem da associação de mente a mente entre mãe e filho, na fase da gestação, proporcionando à Natureza completar o serviço que lhe cabe no tempo. E acrescenta:

    Leia mais...
  • Destino ou livre arbítrio?


    Por: Eduardo Rossatto

    Destino é, nas palavras de André Luiz em "A vida continua", a soma dos nossos próprios atos. Na doutrina espírita, esta palavra é raramente usada, pois ela denota passividade e o espírito é sempre senhor do seu destino através do que chamamos de "livre-arbítrio". Segundo a questão 872 do "Livro dos Espíritos", livre-arbítrio é a liberdade do espírito em fazer a escolha da existência e das provas (quando ainda desencarnado) e a faculdade de ceder ou de resistir aos arrastamentos a que todos nós somos submetidos (quando encarnado). Há muitas fontes nas quais podemos estudar sobre o assunto, como o excelente capítulo 3 da Terceira Parte de "O Espírito e o Tempo" de J. Herculano Pires, mas vamos focar nas questões 843 até 872 do "Livro dos Espíritos".

    Leia mais...
  • Médicos – “mecânicos“ de Deus

     


    Fonte: Euripedes kuhl
    Por: Euripedes Kuhl

    Figuradamente, considero que a mais perfeita máquina existente no planeta Terra é o corpo humano; dentre tantas, apenas outra das infinitas obras-primas do Criador.
    Máquina perfeita, maravilhosa, eficientíssima — única!

    Leia mais...
  • Por que Deus permite o sofrimento?




    Imagem: Pixabay
    Por: Eduardo Rossatto

    Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

    Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

    Leia mais...
  • Lado diverso da moeda




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato