Artigos

Segunda, 03 Abril 2017 21:29

O Livro Espírita



Cada livro edificante é porta libertadora.

O Livro espírita, entretanto, emancipa a alma no fundamento da vida.

O Livro científico livra da incultura; o livro espírita livra da crueldade, para que os louros intelectuais não se desregrem na delinquência. O Livro filosófico livra do preconceito; o livro espírita livra da divagação delirante,a fim de que a elucidação não se converta em palavras inúteis.

Domingo, 02 Abril 2017 15:12

Números que impressionam!

 


Existiu um homem (alguns achavam que era muito jovem, tinha apenas trinta anos quando começou a falar em público) que foi morto desprestigiado ao lado de dois ladrões comuns – esses não eram de colarinho branco, nem políticos (bem, esses sequer vão presos...).

Não consta que esse homem estudou. Dizem que aprendeu uma profissão de carpinteiro e na infância se meteu a conversar com os doutores da lei (o judaísmo, religião antiga, dos hebreus), que admiraram sua sabedoria nata, seu autodidatismo; era, vamos assim dizer, naturalmente sábio, em comparação àqueles que fizeram escola.

Domingo, 12 Março 2017 14:05

Como fazer uma PROTEÇÃO ESPIRITUAL?

Por: Sandra Carneiro


Gosto da música “Tocando em Frente” de autoria de Almir Sater e Renato Teixeira. O refrão, que se repete ao longo da melodia “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir”, faz a gente pensar. Sem amor, não estamos realmente vivos. E sem paz, sem serenidade, não se pode ser feliz.

Sexta, 24 Fevereiro 2017 19:47

Pagar mensalidade no centro espírita?

 

 

Com base na bíblia o movimento Católico e Protestante conta o dízimo dos partícipes das suas Congregações.

Nós os espíritas achamos absurda esta cobrança, por outro lado deixamos as nossas instituições com dificuldades financeiras, pois dinheiro não cai do céu.

Alguns de nós achamos que por fazer palestras, trabalhar em reunião mediúnica, aplicar passes etc não precisamos contribuir financeiramente com a instituição que nos congrega.

Sexta, 24 Fevereiro 2017 18:33

Números que impressionam

 

Existiu um homem (alguns achavam que era muito jovem, tinha apenas trinta anos quando começou a falar em público) que foi morto desprestigiado ao lado de dois ladrões comuns – esses não eram de colarinho branco, nem políticos (bem, esses sequer vão presos...).

Não consta que esse homem estudou. Dizem que aprendeu uma profissão de carpinteiro e na infância se meteu a conversar com os doutores da lei (o judaísmo, religião antiga, dos hebreus), que admiraram sua sabedoria nata, seu autodidatismo; era, vamos assim dizer, naturalmente sábio, em comparação àqueles que fizeram escola.

Sexta, 24 Fevereiro 2017 18:29

Comportamento do espírita no velório

 

Por Jorge Hessen - http://www.jorgehessen.net

Recentemente, fomos a um velório e nos vimos constrangidos a ouvir um “pastor”, pregando a insustentável tese da unicidade das existências. Aliás, assunto inoportuno para a ocasião. O religioso, sempre com a bíblia de folhas desgastadas debaixo do braço, umedecido de suor, certamente, foi convidado a falar sobre o tema por solicitação da família do desencarnante. Detalhe: tais parentes “crentes”, do “morto”, sabiam que espíritas estariam presentes no local. Ao revés, poderiam ter aproveitado a oportunidade do sepultamento para orar ou discorrer, sem afetação, sobre a imortalidade da alma (como ensinou Jesus) e sobre o valor da existência humana. Porém, infelizmente, para esses cristãos, narcotizados pela idéia de “salvação” e que pensam poder comprar a “felicidade eterna” através dos dez por cento “doados” para a igreja, “a morte ainda exprime realidade quase totalmente incompreendida na Terra”. (1)

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Read more...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Read more...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Read more...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Read more...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Read more...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato