Artigos

Domingo, 05 Fevereiro 2017 23:44

O poder da mente

 


Por: Doris Madeira Gandres

Desde os tempos mais remotos, mesmo quando ainda primitivos e ignorantes, dispomos de um dos maiores poderes concedidos ao homem pelo Criador – trata-se da mente, expressão do Espírito que encerra todo o potencial que, cedo ou tarde, desperta, de um modo ou de outro, neste ou naquele campo, até que atinja uma coletânea de conquistas que conduzirá o homem à sabedoria.

Não foi sem razão que já na Antiguidade um oráculo recomendava “conhece-te a ti mesmo”; que um filósofo grego insistia “conhece-te a ti mesmo”; que Santo Agostinho afirmava “o conhecimento de si mesmo é a chave do melhoramento individual” (LE919a).

 


Em janeiro de 1858, ao lançar a Revista Espírita para o mundo, Allan Kardec escreve uma expressão de grande utilidade, dizendo aos seus leitores que “discutiremos, mas não disputaremos”. Fazendo isso, o mestre enaltece o periódico espírita como tribuna aberta à discussão, longe dos comentários escandalosos, das queixas vexatórias, dos azedumes sem fim, ou mesmo dos apontamentos irônicos.

Kardec sabia muito bem que as referências verbais ou escritas são fatores de indução e, como na Doutrina Espírita não há lugar para fé cega, é essencial evitarmos as vãs indagações, as críticas mordazes e as especulações insensatas.

Domingo, 22 Janeiro 2017 14:32

Reencarnação



A reencarnação explica todas as anomalias da humanidade, sejam sociais ou individuais. Mas, o que é a reencarnação, afinal? É o processo pelo qual passa o espírito em sua jornada evolutiva, através do qual renasce em novo corpo físico após o corpo anterior morrer, de modo que as experiências o eduquem até que esteja puro.

Nada tem sentido sem essa lei!
Não existe justiça sem ela!

Domingo, 22 Janeiro 2017 14:29

Você deve acreditar sempre

 

Você está no melhor lugar que poderia estar, junto das pessoas que precisavam estar com você. No melhor emprego no momento, no melhor templo de sua fé, e no melhor tempo de sua vida, no tempo da consciência – você tem
consciência e vida, pode agir no mundo e mudar seu destino.

Mas pode ficar melhor, quando você acredita – ou seja, quando o seu ânimo, o seu intelecto e o seu coração influenciam positivamente seu corpo a agir, e a contagiar positivamente o que está à sua volta, ajudando que os eventos ocorram da melhor maneira. E isso vai se amplificando, num efeito em cascata.

Sexta, 20 Janeiro 2017 22:40

Jesus de Nazaré, um personagem especial

 


Aconteceu há dois mil anos. Nasceu uma criança diferente que surpreendeu a todos. 

Quando aos 13 anos, conversava com os sábios da igreja de então coisas que somente os doutores da lei discutiam, com sabedoria e profundidade.

Aos 30 anos começou uma caminhada que operou a mudança de nossa história, dividindo-a em antes e depois de Cristo. A única referência de Jesus era ele próprio, uma personagem especial, nunca visto antes. Filho de um carpinteiro e de uma dona de casa, que estudou numa espécie de convento da época. Ele nunca escreveu um livro, mas escreveu algumas palavras no chão, diante da mulher acusada de adultério; não comandou um exército, mas foi temido pelo rei Herodes.

Sexta, 06 Janeiro 2017 18:32

Ação ou reação?

 

De um modo geral, costumamos reclamar de tudo que nos ocorre.

Reclamamos do congestionamento do trânsito, da chuva que nos surpreende à saída do trabalho, da demora no atendimento do serviço público, da incompetência de profissional contratado etc. Contudo, o que é importante não perdermos de vista é como reagimos a esses contratempos.

Habitualmente, nossa reação é de irritabilidade, nervosismo, quase agressividade. No entanto, da forma como encaramos as situações adversas, seremos mais ou menos felizes. Vejamos: se ao nos prepararmos pela manhã, descobrimos a camisa não tão bem passada, podemos descarregar nossa raiva em quem consideramos responsável. Nossas exclamações envolverão a funcionária, a quem chamaremos de inabilidosa, irresponsável, preguiçosa. No entanto, serão os afetos mais próximos que nos ouvirão a voz alterada e as altercações em desequilíbrio.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Censuras




    Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

    Read more...
  • A força dos sentidos





    “Os vossos olhos são a luz do corpo, mas se essa luz for trevas, todo o seu corpo estará em trevas“. (Jesus)

    Dentre as muitas assertivas do mestre Jesus, no seu Evangelho de amor, talvez essa seja uma das mais importantes para o homem terreno, porque ela adverte que, os nossos sentidos materiais, a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, constituem antenas vivas, que mostram com nitidez aqui e do outro lado da vida, o uso que fazemos deles.

    Read more...
  • Importância do Estudo no Centro Espírita

    O Centro Espírita não é simplesmente um templo religioso onde os adeptos do Espiritismo ali comparecem para rituais de devoção, como a oração (prece), o passe e assim por diante.

    É, na verdade, instituição social que possui várias características:

    Read more...
  • No júbilo de servir




    “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Jesus (Lucas, 17:10)

    Guarda tua alma no júbilo de servir.

    Read more...
  • Oremos e vibremos pelo nosso país




    Esta chegando o grande dia onde teremos a oportunidade de através do voto consciente escolher o presidente que acharmos melhor indicado para representar o Brasil nos próximos 4 anos.

    Que estejamos todos em oração neste domingo, pedindo ao Pai da Vida que intua todo o povo brasileiro a votar com discernimento e coerência, em paz e harmonia. 

    E seja qual for o presidente eleito que as bençãos do Pai recaía sobre ele, para que saiba representar o Brasil com humildade, amor e fraternidade, respeitando e lutando com justiça pelas dificuldades enfrentadas pelo já tão sofrido povo brasileiro.


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato