Artigos

Quinta, 03 Mai 2012 02:07

Pedagogia da Sensibilidade

Pedagogia é a ciência da educação ou método para ensinar.

Em sua ampla abrangência, imagine-se o conteúdo inesgotável de uma ciência da educação, com seus métodos, dinâmicas, estudos e pesquisas que resultaram na experiência desafiadora do presente, quando tantos processos na transmissão do ensino estão sendo adaptados à nova realidade mundial, não só no que se refere ao progresso da civilização, como principalmente pela nova postura das crianças atuais, ágeis e hiperativas por excelência.

Já a sensibilidade é a faculdade de sentir.

É a capacidade que requer sintonia com os altos propósitos da vida para que a dignidade, o belo, o progresso e a fraternidade inspirem essa possibilidade de sentir a própria vida e seus intensos processos que se renovam sem cessar.

Com essas considerações breves, já se pode perceber o alcance da expressão Pedagogia da Sensibilidade. A expressão foi usada em livro do educador Marcus Alberto de Mário, notável paulista radicado no Rio de Janeiro, palestrante e escritor que tem dedicado sua inesgotável capacidade para nutri conteúdos na área da educação, do desenvolvimento da sensibilidade e no aprimoramento d o sentimento.

Especialmente considerando nossa condição de criaturas potencialmente capazes de superar desafios, perseguir continuamente o próprio aprimoramento intelecto-moral e principalmente contribuir para uma vida melhor nos relacionamentos e no progresso social.

Quarta, 25 Abril 2012 18:54

Criatividade humana

– Orson Peter Carrara

Incrível a capacidade humana de criar, recriar, motivar, acrescentar, juntar, modelar e criar algo novo diante do que já existe. E com a peculiaridade do ineditismo, da surpresa que agrada e mesmo comove.

Há anos faço palestras por diversos lugares do Brasil, encontrando situações diferenciadas por toda parte, por força mesmo da cultura, da condição geográfica, social, dos hábitos localizados ou regionalizados.

Em todos esses locais, todavia, sempre o calor humano, a solidariedade, o carinho, a atenção.

Fiquei antenado o tempo inteiro. Não consegui tirar os olhos da telona um segundo sequer.

Uma curiosidade para saber o que virá em seguida, fez-me pensar: como o enigma será resolvido?!

Um pai que perde o filho querido e sai em busca desesperada para encontrá-lo. Por motivos profissionais, esse pai acaba chegando ao Nordeste brasileiro, no Estado do Ceará, onde parte do mistério é desvendado da forma mais inusitada possível.

Rotulado no gênero ficção, o filme Área Q trata de temas transcendentais, que tudo pode ter a ver com a vida cotidiana de pobres mortais, para mostrar-nos que "há muito mais coisas entre a Terra e o Céu do que supõe nossa vã filosofia".

Imortalidade da alma, comunicação com os "mortos", pluralidade dos mundos habitados, reencarnação são alguns dos temas tratados na película, ao mesmo tempo instigadora e agradável de assistir.

Se você não assistiu ao filme, ainda dá tempo. A película está sendo exibida em 60 salas de cinema no Brasil.

Vá e leve um familiar ou amigo. Algo de bom será acrescentado à sua vida.

Para você que já viu Área Q, veja uma vez mais, e para quem ainda vai assistir, diga-me, logo após ir ao cinema e ficar atento ao final do filme (não vou contar qual é): a sua interpretação para a última cena do filme Área Q é...?

Geraldo Campetti Sobrinho - Vice-presidente da FEB

 

Quarta, 18 Abril 2012 23:17

Divaldo Franco – Oitenta e cinco anos

O ano de 2012 transcorre célere. Divaldo Pereira Franco, ágil como sempre, não tem tempo para pensar em si.

Vive para o próximo.

Os diversos afazeres na Mansão do Caminho, instituição benemerente, os cuidados extremados para com o Centro Espírita Caminho da Redenção, o desvelo e atenção no trato com amigos, as viagens de divulgação da Doutrina Espírita, no Brasil e em mais outros 65 países, a atividade psicográfica ininterrupta, o esforço inaudito para responder prontamente a centenas de mensagens eletrônicas e outras missivas todos os dias, a rotina dos embarques e desembarques em centenas de aeroportos ao redor do mundo, o pernoite sistemático nos hotéis, mostra-nos que Divaldo é uma pessoa incomum.

São mais de 230 dias ao ano que Divaldo permanece fora de sua residência na Mansão do Caminho.

A cada dia em uma cidade.

“O mundo vive hoje um momento único em que as criaturas humanas são livres para decidir quanto ao que desejam fazer da vida....

É chegada a hora das grandes definições.....

Por trás de uma idéia vencedora existe um comprometimento substancial de mentes que se congregam para torná-la realidade”.  Freitas Nobre - (Mensagem psicográfica recebida por Marlene Nobre, em reunião do Grupo Espírita Cairbar Schutel, 06 /03/2007).

Dia 11/04 – uma semana antes de comemorarmos os 155 anos do lançamento de “O Livro dos Espíritos”, o Brasil, destinado a ser “Coração do Mundo – Pátria do Evangelho”, poderá através das vias legais consolidar a perpetração de um crime hediondo: O aborto de anencéfalos.

Justificam aqueles que arguiram a favor da descriminalização da antecipação do parto em caso de gravidez de feto de anencéfalo (nome pomposo para abortamento):

Quinta, 05 Abril 2012 00:37

Mocidade Espirita do CEAC

Interação, aprendizado e muito afeto são os temperos da Mocidade Espírita do CEAC

Em tempos difíceis quando álcool, drogas e outros vícios ameaçam jovens de todas as classes sociais, alguns grupos se destacam produzindo energia do bem. Podemos ressaltar, entre eles, a Mocidade Espírita Amor e Caridade (MEAC) do CEAC.

Quem já não recebeu essa energia em um forte abraço com sorriso estampado no rosto destes adolescentes que vendem pipoca nos finais das reuniões. Pois é, além da pipoca, dos chapéus coloridos e engraçados, eles divulgam a Doutrina Espírita e proporcionam paz e segurança a outros adolescentes todos os sábados, às 17 horas.

No estudo, falam sobre temas do cotidiano que interessam aos jovens como mediunidade, sonhos, amor, ódio, raiva e outros.

O dirigente da MEAC Igor Fernandes, 21 anos, disse que o objetivo do trabalho é integrar jovem com jovem e jovem com doutrina, aplicando os ensinamentos espíritas no cotidiano de cada um.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato