Artigos

Quarta, 21 Março 2012 21:27

Prossiga!

– Orson Peter Carrara

Sim, é um comando expressivo, imperativo, necessário para todos. Tenho usado a expressão no final de minhas palestras, quando a temática permite. Na verdade, falo antes para mim mesmo e partilho com os ouvintes.

Para superar obstáculos, vencer traumas, manter a vitalidade, abrir caminhos e enxergar além das aparências difíceis, é preciso prosseguir. E sempre acrescento: prossigamos, pois que me incluo.

Sim, é preciso prosseguir, apesar de tudo. Prosseguir confiando, amando, trabalhando, cheios de esperança e determinação, nunca desistindo da honestidade, do amor, da perseverança e da crença firme na própria capacidade de buscar o melhor.

Muita gente fica doente porque fica paralisada pelo medo ou pela timidez, pela insegurança ou e até mesmo pelos obstáculos e adversidades naturais, bem próprias de nossa condição humana.

Quarta, 14 Março 2012 21:56

Isca neurótica mordida

– Orson Peter Carrara

Convenhamos, meus amigos, que nem toda informação que nos chega ou ambiente que nos visita deveremos aceitar. Muitas neuroses chegam e, se não tomarmos cuidado, morderemos a isca de pessoas contrariadas, pessimistas, que nos lançam ambientes pesados ou vibrações saturadas de desânimo ou abatimentos. Se assimilarmos isso cairemos igualmente no mesmo padrão em que estagiam essas pessoas que preferem o pessimismo e se contentam em enxergar a vida pelo prisma da calúnia ou da revolta contumaz.

Deveremos sempre respeitar pessoas e opiniões, que nem sempre concordaremos, é óbvio, sem direito a agressões, mas não obrigados a aceitar para nosso ambiente diário.

Há pessoas que carregam consigo a expressão carregada, estão sempre revoltadas ou desanimadas, desestimuladas para tudo. Deveremos ajudá-las,mas estarmos vigilantes para não nos transformamos em mais um desanimado ou descontente com tudo.

Quarta, 29 Fevereiro 2012 15:25

Admiráveis talentos

– Orson Peter Carrara

É impressionante a criatividade e o talento presente em todo ser humano. As habilidades criativas na fabricação e uso de instrumentos musicais, somando as virtudes das notas musicais; a voz ou os passos numa dança, o capricho nos detalhes em qualquer coisa que se faça, seja um bolo doce ou salgado, um café, um detalhe na roupa ou na arrumação da casa;  as potencialidades na cultura, nas artes em geral, nos esportes, na literatura, nos cuidados com a educação, na engenharia ou na tecnologia. Por outro lado, a dedicação em inovações médicas, na fabricação de automóveis ou em simples utensílios domésticos; o aperfeiçoamento constante das comunicações, a criatividade em textos e roteiros teatrais, ou em filmes e novelas. Quanto produz o ser humano!

Se pensarmos no Bolero de Ravel, ou na execução de uma canção conhecida ao violino, ou ainda ampliarmos isso para uma orquestra, se pararmos para admirar uma escultura ou uma pintura, um coral, um orador, um professor ou a disciplina de um militar; os cuidados e imensa criatividade na engenharia ou os cuidados com a agricultura, com medicamentos, o aperfeiçoamento dos serviços de turismo, das viagens aéreas, etc, etc... Quanta grandeza!

Quinta, 23 Fevereiro 2012 13:10

Influência dos meios no terceiro milênio

 

TadeuEste será o tema ministrado por Tadeu Artur Cavedem no Seminário “Evolução para o Terceiro Milênio que será realizado no dia 10.03 (sábado), na Rua Maestro José Vitório, 137 – Centro – Itu, patrocinado pelo Instituto Beneficente Chico Xavier e Centro Espírita de Itu.

E para entendermos mais sobre a questão, abordaremos nesta matéria um resumo sobre esta palestra tão envolvente.

A humanidade encontra-se hoje no início do Terceiro Milênio, cuja característica marcante é a busca pelo SER, em vez da busca pelo TER, característica que marcou o Segundo Milênio.

Como nos encontramos numa fase de transição, sofremos influências do meio em que vivemos o tempo todo, de forma constante e ininterrupta da mídia, da sociedade, do trabalho, da escola, da religião, etc.

Essas influências poderão alavancar ou atrasar a nossa evolução como seres humanos e, por essa razão, devemos refletir sobre como nós podemos nos beneficiar das boas influências e como manter as más influências afastadas do nosso dia-a-dia.

O meio pode e vai influenciar a sua vida, mas evoluir é uma questão de escolha.

Somos seres altamente influenciáveis e não temos como negar isso.

As empresas investem anualmente, milhões de dólares em propaganda, publicidade e Marketing e seriam verdadeiros desperdícios financeiros se não fôssemos seres influenciáveis.

Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:53

Passagem de Orson Peter Carrara em Muriaé

Foi um grande sucesso a passagem do escritor Orson Peter Carrara por Muriaé.

Numa bela iniciativa da AME – Aliança Municipal Espírita, Orson ministrou duas palestras, no CEAG e no C. E. Maria de Nazareth com grande público presente em ambas as oportunidades.

Sua visita contou também com grande cobertura da imprensa local.

Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:25

Humildade –

Orson Peter Carrara

 

A conquista dessa notável virtude, normalmente confundida com falta de recursos materiais e com sentimento de inferioridade, requer alguns estágios, exercícios continuados e disposição real. Ela, a humildade, abre caminhos para conquista das demais virtudes. Daí a necessidade de empenho que possamos dedicar na busca desse ideal.

Para conquistá-la, é preciso alcançar a capacidade de verificar as próprias limitações, imperfeições morais e o quanto nos equivocamos nos caminhos diários, cometendo erros e nem sempre capazes dessa aceitação. Outro passo é vencer as tolas vaidades pessoais  e anularmos a velha tendência humana de desvalorizarmos esforços alheios. Afinal, convenhamos, quem somos nós, que autoridade ou competência detemos para diminuir ou discriminar alguém?

Aí já entramos no terreno dos julgamentos tão inapropriados e inconvenientes, comuns em nosso hábito humano e de tantos prejuízos. Como podemos julgar, emitir opiniões descabidas muitas vezes, se normalmente não conhecemos a realidade completa? Isso é no mínimo leviandade.

Em seguida vem a aceitação da realidade de cada um, que nos pede respeito às diferenças de todas as ordens, que traz consigo o exercício da tolerância e da paciência frente às dificuldades e realidades nem sempre compreendidas ou aceitas por nossa maneira de viver.

A humildade é extraordinária porque depois de vencidas essas etapas, o sentimento se dispõe, com naturalidade, a estender a mão sem julgamentos, condenações ou ideias preconcebidas.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Read more...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Read more...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Read more...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Read more...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Read more...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato