Artigos

Quarta, 29 Fevereiro 2012 15:25

Admiráveis talentos

– Orson Peter Carrara

É impressionante a criatividade e o talento presente em todo ser humano. As habilidades criativas na fabricação e uso de instrumentos musicais, somando as virtudes das notas musicais; a voz ou os passos numa dança, o capricho nos detalhes em qualquer coisa que se faça, seja um bolo doce ou salgado, um café, um detalhe na roupa ou na arrumação da casa;  as potencialidades na cultura, nas artes em geral, nos esportes, na literatura, nos cuidados com a educação, na engenharia ou na tecnologia. Por outro lado, a dedicação em inovações médicas, na fabricação de automóveis ou em simples utensílios domésticos; o aperfeiçoamento constante das comunicações, a criatividade em textos e roteiros teatrais, ou em filmes e novelas. Quanto produz o ser humano!

Se pensarmos no Bolero de Ravel, ou na execução de uma canção conhecida ao violino, ou ainda ampliarmos isso para uma orquestra, se pararmos para admirar uma escultura ou uma pintura, um coral, um orador, um professor ou a disciplina de um militar; os cuidados e imensa criatividade na engenharia ou os cuidados com a agricultura, com medicamentos, o aperfeiçoamento dos serviços de turismo, das viagens aéreas, etc, etc... Quanta grandeza!

Quinta, 23 Fevereiro 2012 13:10

Influência dos meios no terceiro milênio

 

TadeuEste será o tema ministrado por Tadeu Artur Cavedem no Seminário “Evolução para o Terceiro Milênio que será realizado no dia 10.03 (sábado), na Rua Maestro José Vitório, 137 – Centro – Itu, patrocinado pelo Instituto Beneficente Chico Xavier e Centro Espírita de Itu.

E para entendermos mais sobre a questão, abordaremos nesta matéria um resumo sobre esta palestra tão envolvente.

A humanidade encontra-se hoje no início do Terceiro Milênio, cuja característica marcante é a busca pelo SER, em vez da busca pelo TER, característica que marcou o Segundo Milênio.

Como nos encontramos numa fase de transição, sofremos influências do meio em que vivemos o tempo todo, de forma constante e ininterrupta da mídia, da sociedade, do trabalho, da escola, da religião, etc.

Essas influências poderão alavancar ou atrasar a nossa evolução como seres humanos e, por essa razão, devemos refletir sobre como nós podemos nos beneficiar das boas influências e como manter as más influências afastadas do nosso dia-a-dia.

O meio pode e vai influenciar a sua vida, mas evoluir é uma questão de escolha.

Somos seres altamente influenciáveis e não temos como negar isso.

As empresas investem anualmente, milhões de dólares em propaganda, publicidade e Marketing e seriam verdadeiros desperdícios financeiros se não fôssemos seres influenciáveis.

Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:53

Passagem de Orson Peter Carrara em Muriaé

Foi um grande sucesso a passagem do escritor Orson Peter Carrara por Muriaé.

Numa bela iniciativa da AME – Aliança Municipal Espírita, Orson ministrou duas palestras, no CEAG e no C. E. Maria de Nazareth com grande público presente em ambas as oportunidades.

Sua visita contou também com grande cobertura da imprensa local.

Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:25

Humildade –

Orson Peter Carrara

 

A conquista dessa notável virtude, normalmente confundida com falta de recursos materiais e com sentimento de inferioridade, requer alguns estágios, exercícios continuados e disposição real. Ela, a humildade, abre caminhos para conquista das demais virtudes. Daí a necessidade de empenho que possamos dedicar na busca desse ideal.

Para conquistá-la, é preciso alcançar a capacidade de verificar as próprias limitações, imperfeições morais e o quanto nos equivocamos nos caminhos diários, cometendo erros e nem sempre capazes dessa aceitação. Outro passo é vencer as tolas vaidades pessoais  e anularmos a velha tendência humana de desvalorizarmos esforços alheios. Afinal, convenhamos, quem somos nós, que autoridade ou competência detemos para diminuir ou discriminar alguém?

Aí já entramos no terreno dos julgamentos tão inapropriados e inconvenientes, comuns em nosso hábito humano e de tantos prejuízos. Como podemos julgar, emitir opiniões descabidas muitas vezes, se normalmente não conhecemos a realidade completa? Isso é no mínimo leviandade.

Em seguida vem a aceitação da realidade de cada um, que nos pede respeito às diferenças de todas as ordens, que traz consigo o exercício da tolerância e da paciência frente às dificuldades e realidades nem sempre compreendidas ou aceitas por nossa maneira de viver.

A humildade é extraordinária porque depois de vencidas essas etapas, o sentimento se dispõe, com naturalidade, a estender a mão sem julgamentos, condenações ou ideias preconcebidas.

Quarta, 15 Fevereiro 2012 23:11

Como estudar o Espiritismo ?

Paulo Roberto Wollmer

"Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber, cujo caráter e convicções lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. Abstenham-se, portanto, os que entendem não serem dignos de sua atenção os fatos. Ninguém pensa em lhes violentar a crença; concordem, pois, em respeitar a dos outros.

O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. (...)".

por Wellington Balbo 

Com freqüência recebo alguns livros encaminhados por  editora espírita a fim de que analise a obra e veja a possibilidade de sua publicação.

As obras são, em geral, romances mediúnicos.

Contudo, constata-se que grande parte desses livros enviados para uma editora espírita apreciar não são livros espíritas, porquanto não trazem em seu bojo ensinamentos da Doutrina codificada por Allan Kardec.

Muitos, aliás, nada falam sobre Kardec, centro espírita, Evangelho segundo o Espiritismo, Jesus, O Livro dos Espíritos e tantos outros temas ligados à Codificação. São livros mediúnicos apenas, muitos até com uma história envolvente, emocionante  e bem escritos, contudo, definitivamente não se tratam de livros espíritas.

Aqui vale destacar que há uma confusão envolvendo Espiritismo e Mediunidade.

Muitos consideram Mediunidade e Espiritismo sinônimos, mas não o são.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Censuras




    Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

    Read more...
  • A força dos sentidos





    “Os vossos olhos são a luz do corpo, mas se essa luz for trevas, todo o seu corpo estará em trevas“. (Jesus)

    Dentre as muitas assertivas do mestre Jesus, no seu Evangelho de amor, talvez essa seja uma das mais importantes para o homem terreno, porque ela adverte que, os nossos sentidos materiais, a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, constituem antenas vivas, que mostram com nitidez aqui e do outro lado da vida, o uso que fazemos deles.

    Read more...
  • Importância do Estudo no Centro Espírita

    O Centro Espírita não é simplesmente um templo religioso onde os adeptos do Espiritismo ali comparecem para rituais de devoção, como a oração (prece), o passe e assim por diante.

    É, na verdade, instituição social que possui várias características:

    Read more...
  • No júbilo de servir




    “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Jesus (Lucas, 17:10)

    Guarda tua alma no júbilo de servir.

    Read more...
  • Oremos e vibremos pelo nosso país




    Esta chegando o grande dia onde teremos a oportunidade de através do voto consciente escolher o presidente que acharmos melhor indicado para representar o Brasil nos próximos 4 anos.

    Que estejamos todos em oração neste domingo, pedindo ao Pai da Vida que intua todo o povo brasileiro a votar com discernimento e coerência, em paz e harmonia. 

    E seja qual for o presidente eleito que as bençãos do Pai recaía sobre ele, para que saiba representar o Brasil com humildade, amor e fraternidade, respeitando e lutando com justiça pelas dificuldades enfrentadas pelo já tão sofrido povo brasileiro.


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato