Artigos

Quarta, 15 Fevereiro 2012 22:27

Exatamente hoje, 15 de fevereiro

– Orson Peter Carrara

Foi em 1925, numa época em que não dispúnhamos das facilidades tecnológicas atuais, que Cairbar Schutel – considerado O Bandeirante do Espiritismo – lançou na então pequena Matão a sua Revista Internacional de Espiritismo, bastante conhecida como RIE. São 87 anos de circulação ininterrupta e atingindo dezenas de países, com credibilidade reconhecida, e cumprindo as funções que seu fundador idealizou: divulgar o Espiritismo, discutir especialmente o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: ciência, filosofia, religião.

Cairbar ficou conhecido pela sua lucidez, determinação e grande ousadia criativa, com ações destemidas em seu tempo, quando enfrentou perseguições e grande resistência numa época de intensa limitação cultural e predomínio do preconceito pelas ideias libertadoras apresentadas por uma Doutrina ainda incompreendida naquela época.

Quarta, 08 Fevereiro 2012 22:55

Livre arbítrio e felicidade

Este é o tema que será desenvolvido por Vânia Mugnato de Vasconcelos, no Seminário “Evolução para o Terceiro Milênio”, que será realizado no dia 10.03.2012, na cidade de Itu.

Para iniciar este tema, é necessário primeiramente definir a palavra livre arbítrio.

O dicionário da língua portuguesa, define livre arbítrio como a capacidade individual de autodeterminação, ou seja, de decidir por si mesmo.

O apóstolo Paulo de Tarso, nos ensinou que “Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convêm.”

Com esta frase, ele queria nos mostrar a importância da liberdade de escolha.

Se uma pessoa deseja a felicidade, a paz e o amor, deve promovê-la, não somente através de suas ações, mas também de seus pensamentos e palavras.

Deus em toda Sua bondade, nos ofertou as leis morais do trabalho, reprodução, conservação, destruição, como também a lei da sociedade.

Deste modo propicia ao homem, a construção de sua própria felicidade, pela livre observância e cumprimento destas leis.

Ao livre arbítrio corresponde, no entanto, a responsabilidade por seus atos, arcando com todas as conseqüências que dele decorrerem.

Deus concedeu ao homem a liberdade de agir, para que ele acrescente à sua felicidade, o mérito da iniciativa e espontaneidade na busca do próprio bem.

Obras complementares confiáveis e o Movimento Espírita Brasileiro, na atualidade.

Por: Claudia Gelernter

Francisco Cândido Xavier foi um homem que muito deu e pouco pediu.

Deu de si o que tinha de melhor e um de seus poucos pedidos foi para que não o transformássemos num semi-deus, uma figura mitológica, digna de bajulações ou idolatria.

Ele sabia que quando mitificamos uma pessoa, de certa forma nos afastamos dela. Tornamo-la um ser olímpico, inacessível, incomparável: uma utopia, um sonho impraticável para nós, pobres mortais.

Respeitando um de seus poucos pedidos, não idolatraremos Chico. Buscaremos uma aproximação real dele, não como um mito inatingível, mas como exemplo a ser seguido.

Chico, o médium de Uberaba, o médium do Brasil e do mundo foi, indiscutivelmente, um clássico da divulgação espírita.
Os clássicos são atemporais, eles podem ser evocados como uma referência em qualquer época e nunca serão considerados ultrapassados. Por isso são ‘clássicos’.

Chopin, Bach, Mozart são clássicos da música. Podemos estudar estes mestres da composição e perceberemos que eles são atemporais, são e sempre serão uma referência musical. Commenius, J. Jacques Rousseau e Pestalozzi são clássicos da Pedagogia; Freud, da Psicanálise; Einstein da quântica, Sócrates da filosofia, e por aí vai.

Este é o tema que será abordado por Claudia Mandato Gelernter no Seminário “Evolução para o Terceiro Milênio”, que será realizado em Itu, no dia 10.03.2012, na Rua Maestro Jose Vitório, 137 – Centro (SINCOMÉRCIO).

Cada vez mais jovens tem adentrado para o perigo do mundo das substâncias psicoativas.

Muita vez, crianças ainda, raros possuem recursos básicos emocionais para poderem sustentar as dificuldades que surgem após a entrada na situação de dependência.

Um em cada cinco brasileiros, já consumiu, pelo menos uma vez na vida, algum tipo de droga psicotrópica.

As drogas mais consumidas são o álcool e o cigarro, chamados de drogas lícitas.

A primeira vista, esta informação pode parecer assustadora, uma vez que as drogas citadas são lícitas e aceitas socialmente.

Quarta, 01 Fevereiro 2012 23:10

Ambiente pesado

Sabe aquela sensação de chegar num lugar e sentir que o clima “pesou”?

Sim, aquele ambiente que costumamos rotular de “pesado”, onde a sensação é desagradável, o mal estar fica em nossa companhia e ao mesmo tempo, ao lado do desconforto físico, o relacionamento é tenso...

Pois, saiba o leitor que o fator determinante para tal estado de coisas são os pensamentos.

Um ambiente habitado por pessoas invejosas, ciumentas, orgulhosas, cheias de melindres ou mesmo contrariadas modificam os “ares” e causam esses constrangimentos.

Podem ocorrer em família, por força muitas vezes de palavras pronunciadas sem pensar e mesmo de pensamentos alimentados – sem articulação de palavras – de mágoas ou ressentimentos.

A Doutrina Espírita, atualmente passa por grandes transformações, e são tantas as informações através de filmes, Internet, livros e uma variedade enorme de publicações, que incita as pessoas ao conhecimento espírita, algumas vezes até de forma equivocada.

Em meio a tantas informações, esquecemos muitas vezes de acrescentar a religião ao conhecimento espírita.

São poucos os espíritas que buscam no meio acadêmico uma forma de aperfeiçoamento no conhecimento da religião.

Um destes estudiosos que se aperfeiçoou no conhecimento espírita através do meio acadêmico é José do Carmo Rodrigues.

Rodrigues, como é conhecido por todos, tem 59 anos, é casado com Rita e pai de Daniel e Érica.

Nasceu na cidade de Itu, interior do Estado de São Paulo, é militar e atua profissionalmente como professor universitário, na cidade de São Paulo, onde reside.

Foi com seus pais adotivos, Fiori Amantéa e Valéria Amantéa, que aprendeu os preceitos espíritas e a importância da caridade, desde o nascimento.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Censuras




    Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

    Read more...
  • A força dos sentidos





    “Os vossos olhos são a luz do corpo, mas se essa luz for trevas, todo o seu corpo estará em trevas“. (Jesus)

    Dentre as muitas assertivas do mestre Jesus, no seu Evangelho de amor, talvez essa seja uma das mais importantes para o homem terreno, porque ela adverte que, os nossos sentidos materiais, a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, constituem antenas vivas, que mostram com nitidez aqui e do outro lado da vida, o uso que fazemos deles.

    Read more...
  • Importância do Estudo no Centro Espírita

    O Centro Espírita não é simplesmente um templo religioso onde os adeptos do Espiritismo ali comparecem para rituais de devoção, como a oração (prece), o passe e assim por diante.

    É, na verdade, instituição social que possui várias características:

    Read more...
  • No júbilo de servir




    “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Jesus (Lucas, 17:10)

    Guarda tua alma no júbilo de servir.

    Read more...
  • Oremos e vibremos pelo nosso país




    Esta chegando o grande dia onde teremos a oportunidade de através do voto consciente escolher o presidente que acharmos melhor indicado para representar o Brasil nos próximos 4 anos.

    Que estejamos todos em oração neste domingo, pedindo ao Pai da Vida que intua todo o povo brasileiro a votar com discernimento e coerência, em paz e harmonia. 

    E seja qual for o presidente eleito que as bençãos do Pai recaía sobre ele, para que saiba representar o Brasil com humildade, amor e fraternidade, respeitando e lutando com justiça pelas dificuldades enfrentadas pelo já tão sofrido povo brasileiro.


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato