fbpx

Artigos

Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:53

Passagem de Orson Peter Carrara em Muriaé

Foi um grande sucesso a passagem do escritor Orson Peter Carrara por Muriaé.

Numa bela iniciativa da AME – Aliança Municipal Espírita, Orson ministrou duas palestras, no CEAG e no C. E. Maria de Nazareth com grande público presente em ambas as oportunidades.

Sua visita contou também com grande cobertura da imprensa local.

Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:25

Humildade –

Orson Peter Carrara

 

A conquista dessa notável virtude, normalmente confundida com falta de recursos materiais e com sentimento de inferioridade, requer alguns estágios, exercícios continuados e disposição real. Ela, a humildade, abre caminhos para conquista das demais virtudes. Daí a necessidade de empenho que possamos dedicar na busca desse ideal.

Para conquistá-la, é preciso alcançar a capacidade de verificar as próprias limitações, imperfeições morais e o quanto nos equivocamos nos caminhos diários, cometendo erros e nem sempre capazes dessa aceitação. Outro passo é vencer as tolas vaidades pessoais  e anularmos a velha tendência humana de desvalorizarmos esforços alheios. Afinal, convenhamos, quem somos nós, que autoridade ou competência detemos para diminuir ou discriminar alguém?

Aí já entramos no terreno dos julgamentos tão inapropriados e inconvenientes, comuns em nosso hábito humano e de tantos prejuízos. Como podemos julgar, emitir opiniões descabidas muitas vezes, se normalmente não conhecemos a realidade completa? Isso é no mínimo leviandade.

Em seguida vem a aceitação da realidade de cada um, que nos pede respeito às diferenças de todas as ordens, que traz consigo o exercício da tolerância e da paciência frente às dificuldades e realidades nem sempre compreendidas ou aceitas por nossa maneira de viver.

A humildade é extraordinária porque depois de vencidas essas etapas, o sentimento se dispõe, com naturalidade, a estender a mão sem julgamentos, condenações ou ideias preconcebidas.

Quarta, 15 Fevereiro 2012 23:11

Como estudar o Espiritismo ?

Paulo Roberto Wollmer

"Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber, cujo caráter e convicções lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. Abstenham-se, portanto, os que entendem não serem dignos de sua atenção os fatos. Ninguém pensa em lhes violentar a crença; concordem, pois, em respeitar a dos outros.

O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. (...)".

por Wellington Balbo 

Com freqüência recebo alguns livros encaminhados por  editora espírita a fim de que analise a obra e veja a possibilidade de sua publicação.

As obras são, em geral, romances mediúnicos.

Contudo, constata-se que grande parte desses livros enviados para uma editora espírita apreciar não são livros espíritas, porquanto não trazem em seu bojo ensinamentos da Doutrina codificada por Allan Kardec.

Muitos, aliás, nada falam sobre Kardec, centro espírita, Evangelho segundo o Espiritismo, Jesus, O Livro dos Espíritos e tantos outros temas ligados à Codificação. São livros mediúnicos apenas, muitos até com uma história envolvente, emocionante  e bem escritos, contudo, definitivamente não se tratam de livros espíritas.

Aqui vale destacar que há uma confusão envolvendo Espiritismo e Mediunidade.

Muitos consideram Mediunidade e Espiritismo sinônimos, mas não o são.

Quarta, 15 Fevereiro 2012 22:27

Exatamente hoje, 15 de fevereiro

– Orson Peter Carrara

Foi em 1925, numa época em que não dispúnhamos das facilidades tecnológicas atuais, que Cairbar Schutel – considerado O Bandeirante do Espiritismo – lançou na então pequena Matão a sua Revista Internacional de Espiritismo, bastante conhecida como RIE. São 87 anos de circulação ininterrupta e atingindo dezenas de países, com credibilidade reconhecida, e cumprindo as funções que seu fundador idealizou: divulgar o Espiritismo, discutir especialmente o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: ciência, filosofia, religião.

Cairbar ficou conhecido pela sua lucidez, determinação e grande ousadia criativa, com ações destemidas em seu tempo, quando enfrentou perseguições e grande resistência numa época de intensa limitação cultural e predomínio do preconceito pelas ideias libertadoras apresentadas por uma Doutrina ainda incompreendida naquela época.

Quarta, 08 Fevereiro 2012 22:55

Livre arbítrio e felicidade

Este é o tema que será desenvolvido por Vânia Mugnato de Vasconcelos, no Seminário “Evolução para o Terceiro Milênio”, que será realizado no dia 10.03.2012, na cidade de Itu.

Para iniciar este tema, é necessário primeiramente definir a palavra livre arbítrio.

O dicionário da língua portuguesa, define livre arbítrio como a capacidade individual de autodeterminação, ou seja, de decidir por si mesmo.

O apóstolo Paulo de Tarso, nos ensinou que “Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convêm.”

Com esta frase, ele queria nos mostrar a importância da liberdade de escolha.

Se uma pessoa deseja a felicidade, a paz e o amor, deve promovê-la, não somente através de suas ações, mas também de seus pensamentos e palavras.

Deus em toda Sua bondade, nos ofertou as leis morais do trabalho, reprodução, conservação, destruição, como também a lei da sociedade.

Deste modo propicia ao homem, a construção de sua própria felicidade, pela livre observância e cumprimento destas leis.

Ao livre arbítrio corresponde, no entanto, a responsabilidade por seus atos, arcando com todas as conseqüências que dele decorrerem.

Deus concedeu ao homem a liberdade de agir, para que ele acrescente à sua felicidade, o mérito da iniciativa e espontaneidade na busca do próprio bem.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • A melhor religião


    Imagem: Pixabay
    Por: Roosevelt A. Tiago

    Estabelecer critérios competitivos, faz parte da natureza humana em todos os aspectos da vida, sempre comparamos nossa vida e as situações que ela envolve com as das demais pessoas.

    Acostuma-se dizer que política e religião não são passíveis de discussão, entretanto deixar de apresentar nossa opinião sobre os assuntos a nossa volta é tarefa quase impossível.

    Leia mais...
  • Ingratidão dos filhos. Como superar?


    Por: Wellington Balbo

    Tema que deixa a todos muito interessados é o que trata do tópico concernente a gratidão, ou seu inverso, a ingratidão.
    Já trabalhei em palestras o tema: “A ingratidão dos filhos, como superar?” e constatei um imenso interesse da plateia em saber mais sobre o assunto.

    Leia mais...
  • Carnaval




    Imagem:
    Pexels
    Fonte : Jornal de Jundiaí
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Não é raro ouvir de espíritas e religiosos não espíritas, quão negativo é o ambiente astral durante o Carnaval, fazendo com que alguns destes julguem quem aprecia a grande festa. Afinal, pensam, há abuso de bebidas, drogas, irresponsabilidade no trânsito, desregramentos no uso das forças sexuais e muitas outras, realmente causando repercussões de ordem material, física, moral e, porque não dizer, espirituais.

    Leia mais...
  • Os Espíritos usam roupas?


    Imagem: Pixabay
    Fonte : Letra Espírita
    Por: Priscila Gonçalves

    “Os Espíritos usam roupas?”, é uma pergunta bem pertinente não só aos que começam a estudar a Doutrina Espírita, mas àqueles que já estudam e nutrem um certo conhecimento sobre o assunto.

    Começo este artigo lembrando de uma conversa que tive com um amigo a respeito de seus companheiros Espirituais, dentre os quais, um deles se apresenta ao trabalho vestido de motoqueiro, com direito a jaqueta e botas de couro preta, calça rasgada, além de muitos acessórios de couro e tachas, bem Rock N’ Roll mesmo.

    Leia mais...
  • Coronavírus: A lição das epidemias

     


    Imagem: Pixabay
    Fonte : CORREIO.NEWS
    Por: Eliana Haddad

    Iniciamos este ano com a notícia de uma epidemia causada pelo coronavírus, um grupo de vírus já conhecido desde 1960 e que provoca doenças que vão de infecções leves a moderadas até as mais graves, como a pneumonia, e que podem levar à morte.

    O vírus foi detectado inicialmente na China, em Wuran. Seu período de incubação é de 2 a 14 dias e apresenta como principais sintomas coriza, dor de garganta, febre, tosse e falta de ar. A transmissão acontece por meio de tosse ou espirro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato