Artigos

Quarta, 14 Dezembro 2011 22:02

Solidariedade

Orson Peter Carrara

Esta palavra ou esta virtude fica em clara evidência por ocasião do Natal. Muito natural, em face ao próprio clima natalino que domina a sociedade e motiva ações em favor do próximo. Embora ela esteja sempre presente nas ações humanas, muitas vezes de forma oculta ou anônima, é no Natal que mais há movimentações nesse sentido.

É que ela, a solidariedade, é filha do amor ou da caridade. A caridade pensa antes nos outros e vai ao encontro das necessidades do próximo. Inspirada pela presença do Cristo no planeta e desenvolvida por vários de seus missionários que vieram ao planeta, ela se contagia nos corações humanos por ocasião do Natal. É que nos deixamos, todos, envolver pela doce lembrança do Mestre da Humanidade, que nos pede, sim, aliviar as agruras humanas onde pudermos. Isso inclui a comida, o remédio, o brinquedo, a roupa, mas também a gentileza, o afeto, a paciência, a tolerância...

Quinta, 08 Dezembro 2011 19:35

Feliz Natal

Rememorando o Natal, lembramo-nos de que Jesus é o Suprimento Divino à Necessidade Humana.
Para o Sofrimento, é o Consolo;
Para a Aflição, é a Esperança;
Para a Tristeza, é o Bom Ânimo;
Para o Desespero, é a Fé Viva;
Para o Desequilíbrio, é o Reajuste;
Para o Orgulho, é a Humildade;
Para a Violência, é a Tolerância;
Para a Vaidade, é a Singeleza;
Para a Ofensa, é a Compreensão;
Para a discórdia, é a Paz;
Para o egoísmo, é a Renúncia;
Para a ambição, é o Sacrifício;
Para a Ignorância, é o Esclarecimento;
Para a Inconformação, é a Serenidade;
Para a Dor, é a Paciência;
Para a Angústia, é o Bálsamo;
Para a Ilusão, é a Verdade;
Para a Morte, é a Ressurreição.

Se nos propomos, assim, aceitar o Cristo por Mestre e Senhor de nossos caminhos, é imprescindível recordar que o seu Apostolado não veio para os sãos e, sim, para os antigos doentes da Terra, entre os quais nos alistamos...

Buscando, pois, acompanhá-lo e servi-lo, façamos de nosso coração uma luz que possa inflamar-se ao toque de seu infinito amor, cada dia, a fim de que nossa tarefa ilumine com Ele a milenária estrada de nossas experiências, expulsando as sombras de nossos velhos enganos e despertando-nos o espírito para a glória

imperecível da Vida Eterna.

(Do livro "Os Dois Maiores Amores" - Francisco C. Xavier - Autores Diversos)

 



Quinta, 08 Dezembro 2011 16:22

Loucura Social Por Alienação:

A Face Oculta Do Adoecimento Humano

E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação." (Lucas, 22:46.)

Já dizia o sábio Aristóteles (384 a.C. a 322 a.C) em seu livro Ética a Nicômaco que “é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. Em outras palavras: só saberemos o verdadeiro caminho das pedras quando aprendermos a trilhá-lo.

O saber pode ser a antessala do fazer, porém, é só através do fazer, do “botar a mão na massa” que conseguiremos a certeza sobre o que devemos realmente continuar fazendo. Confuso? Explico-me.

Depois de alguns anos realizando estudos sobre saúde mental, posso afirmar que foi só quando passei a freqüentar estágios no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), em Campinas, junto aos doentes mentais que pude compreender melhor as questões do sofrimento psíquico, das síndromes, da loucura – suas faces e possíveis intervenções. Outra fonte preciosa de ‘saber através do fazer’ surgiu das vivências que tive (e continuo tendo) com meu pai, portador do mal de Alzheimer, com freqüentes episódios de delirium, além de outros sintomas comuns da doença.

Confesso que antes destas experiências, o doente mental surgia na minha mente como algo amedrontador, enigmático, até mesmo insondável. Evitava o contato com estas questões, talvez por medo de não saber como conseguir dar conta da situação. Até que surgiu a oportunidade, ou melhor, a necessidade do fazer. A partir daí, tudo mudou.

Entre outras aprendizagens, pude perceber algumas similaridades entre a loucura comum e o modo de viver de nossa sociedade, no ocidente.

É o que tentarei alinhavar neste despretensioso artigo.

Cabe dizer que ele não surge como manual para se conhecer a loucura. Existem muitos livros – ótimos, por sinal – que explicam as questões da semiologia dos transtornos mentais.

Quarta, 30 Novembro 2011 23:15

Adentramos dezembro

Orson Peter Carrara

Novamente estamos em dezembro. O tempo voa e nem nos damos conta. Quando se presta atenção novamente, estão as lojas enfeitadas e novamente brilham as luzes no comércio e nas residências.

Dezembro é realmente especial. A simples lembrança do Mestre de Nazaré já nos impulsiona aos melhores sentimentos. Escreveu a poetisa Maria Dolores, com psicografia de Chico Xavier, na exaltação do Natal:

Alegria do Natal

Quarta, 30 Novembro 2011 23:06

CEAC inaugura Rádio Web


www.radioceac.com.br.
Investindo, cada vez mais, em comunicação e difusão da doutrina espírita, O CEAC inaugura a sua mais recente mídia - Rádio Web CEAC no endereço www.radioceac.com.br.

A Rádio foi criada para atingir brasileiros ou falantes da língua portuguesa no mundo inteiro, já que qualquer pessoa no planeta pode acessar o conteúdo do Site, sem custo algum, e ouvir palestras, novelas, músicas e ler sobre assuntos de cunho espiritual.

De acordo com Sidney Francez Fernandes, diretor auxiliar da Instituição, o novo serviço abre um novo horizonte para o CEAC que poderá levar a sua mensagem a pessoas com problemas de locomoção na cidade, ou que moram fora de Bauru, do estado ou até fora do País.

 

Quinta, 24 Novembro 2011 19:36

Uma jornada pelo sul do país

O amigo da região, Orson Peter Carrara, palestrante e escritor espírita, esteve na região Sul do país, cumprindo jornada de palestras no período de 16 a 21 de novembro de 2011.

Na sequência foram nove compromissos, entre seminários, palestras e visita a uma clínica de dependência química para diálogo com os internos, visitando as cidades de São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Alegrete e Santana do Livramento, tendo mantido ainda contatos com amigos espíritas da Argentina e do Uruguai, inclusive com gravação de 7 programas de TV, de 5 minutos cada e na forma de entrevista, na cidade de Rivera, no Uruguai. Em Santana do Livramento também houve participação em programa de entrevista pelo rádio, com duração de 90 minutos.

O palestrante voltou feliz da jornada e afirmou "(...) que o espírito acolhedor do gaúcho muito comove e traz exemplo marcante de perseverança e dedicação à doutrina, pois há um detalhe interessante no interior do Estado, especialmente mais ao sul do Estado: as cidades tem distância média mínima em torno de 200 kms, muito diferente de nossas regiões aqui em São Paulo e mesmo assim eles fazem caravanas para estarem juntos. Para se ter uma ideia, vários grupos com essa distância média, e até maior, participaram dos eventos".

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Censuras




    Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

    Read more...
  • A força dos sentidos





    “Os vossos olhos são a luz do corpo, mas se essa luz for trevas, todo o seu corpo estará em trevas“. (Jesus)

    Dentre as muitas assertivas do mestre Jesus, no seu Evangelho de amor, talvez essa seja uma das mais importantes para o homem terreno, porque ela adverte que, os nossos sentidos materiais, a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, constituem antenas vivas, que mostram com nitidez aqui e do outro lado da vida, o uso que fazemos deles.

    Read more...
  • Importância do Estudo no Centro Espírita

    O Centro Espírita não é simplesmente um templo religioso onde os adeptos do Espiritismo ali comparecem para rituais de devoção, como a oração (prece), o passe e assim por diante.

    É, na verdade, instituição social que possui várias características:

    Read more...
  • No júbilo de servir




    “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Jesus (Lucas, 17:10)

    Guarda tua alma no júbilo de servir.

    Read more...
  • Oremos e vibremos pelo nosso país




    Esta chegando o grande dia onde teremos a oportunidade de através do voto consciente escolher o presidente que acharmos melhor indicado para representar o Brasil nos próximos 4 anos.

    Que estejamos todos em oração neste domingo, pedindo ao Pai da Vida que intua todo o povo brasileiro a votar com discernimento e coerência, em paz e harmonia. 

    E seja qual for o presidente eleito que as bençãos do Pai recaía sobre ele, para que saiba representar o Brasil com humildade, amor e fraternidade, respeitando e lutando com justiça pelas dificuldades enfrentadas pelo já tão sofrido povo brasileiro.


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato