Artigos

Quarta, 24 Agosto 2011 23:49

Formula da Felicidade

Podemos apresentar a felicidade numa equação matemática? Será isso possível? Sim, é possível. A busca desse prazer de viver, sua conquista e plena vivência, pode ser representada numa equação:  F = PN + CT + FF. Fácil de resolver. Veja só!!!

Primeiro deciframos as palavras: F é felicidade, claro. PN é posse do necessário, CT é consciência tranqüila e FF é fé no futuro. Analisemos cada uma.

F de Felicidade é o grande alvo de toda gente. Todo mundo quer se sentir bem, sentir-se a vontade, feliz, respeitado. Para se alcançar a felicidade, pois, três grandes requisitos são importantes:

“Temos, em "Nosso Lar", no que concerne à literatura, uma enorme vantagem; é que os escritores de má-fé, os que estimam o veneno psicológico, são conduzidos imediatamente para as zonas obscuras do Umbral. Por aqui não se equilibram, nem mesmo no Ministério da Regeneração, enquanto perseveram em semelhante estado d’alma”.

André Luiz, no livro Nosso Lar, pagina 98.

O Apóstolo Paulo, na parte final de O Livro dos Espíritos, questão 1009, comenta que nosso objetivo final é o de gravitarmos em torno do Criador. É o mesmo que dizer que, em determinado tempo de nossa evolução, quando conseguirmos nos libertar de todas nossas imperfeições, seremos tão sábios que, felizmente, comungaremos com o Pai. Será o tempo de compreender toda a verdade e seguirmos adiante, realizando a arte da co-criação, trabalhando pelo Universo, num espírito de total irmandade, auxiliando aos que ainda não atingiram tal patamar.

Quarta, 17 Agosto 2011 21:06

Grande vilão – Orson Peter Carrara

Ele é o responsável pela corrupção. Também responde pela manipulação de bastidores, pelo desrespeito aos direitos alheios, pela indiferença com as dificuldades alheias e apresenta-se como poderoso obstáculo à construção da paz. Na verdade busca apenas os próprios interesses, pouco se importa com as conseqüências dos atos que pratica, ainda que prejudique terceiros, e impede a vivência da mais alta demonstração de virtudes.

Você já descobriu leitor? É um grande vilão. Está presente em todos nós, no atual estágio em que nos encontramos. Precisa ser combatido, pois somente do lado oposto é que se construirá a paz que tanto declaramos necessitar.

Por outro lado, não está totalmente ausente do mundo. Temos exemplos famosos em Madre Tereza de Calcutá, em Irmã Dulce, em João Paulo II ou Chico Xavier; também está presente em vultos anônimos no cotidiano diário da vida, em bairros, cidades ou em quarteirões de nossas cidades, equilibrando o relacionamento e enriquecendo a condição humana. Felizmente.

 

Orson Peter Carrara

Já está disponível nas locadoras o DVD As Mães de Chico Xavier, belíssimo filme exibindo há pouco nos cinemas. Emocionante, muito emocionante, e igualmente confortador, desejamos recomendar às famílias que o vejam.

Impossível não se emocionar vivamente com as histórias da bela produção. Infelizmente o filme não alcançou o sucesso dos anteriores no gênero, todavia, em nada ele perde aos demais.  A mensagem de imortalidade e conforto para os casos de separação biológica pela morte, de entes queridos, é transmitida com muita competência e emoção, destacando os ensinos vivos da Doutrina Espírita e, claro, a vivência de humildade e amor ao próximo do médium Chico Xavier.

Abstenho-me de dados do filme, pois que largamente divulgados e disponíveis na Internet. Objetivo aqui é mesmo convidar o leitor a ver o filme, mesmo que já o tenha visto, pois que a dose de emoção é muito expressiva. Por outro lado, sei do número intenso de pessoas que não viram o filme e desejo convidá-las, com empenho, para que não percam a oportunidade de viver essa bela emoção. Sim, a emoção de sentir na pele a lição viva da imortalidade e nos exemplos do querido médium.

Quarta, 03 Agosto 2011 20:32

Se não houver vento… reme!

Que frase bem construída essa que lemos como título! Podemos interpretá-la sob variadas maneiras, mas sua essência revela a necessidade da iniciativa diante de dificuldades que possam aparecer. A frase título indica movimento, ação, força. Envolve inteligência, vontade, pensamento.

Na verdade a frase em referência é título do mais novo livro do amigo Roosevelt Thiago, de Barra Bonita, conhecido palestrante empresarial. O livro está editado pela Editora Solidum e já disponível e você pode adquiri-lo pelo 0800 770 2200.

Dividida em três partes, a obra parte da dependência afetiva, passa pelo delicado tema das cicatrizes emocionais e faz um chamamento claro ao leitor: tudo o que precisamos encontra-se conosco mesmo. É que nossos condicionamentos, medos e hábitos arraigados travam nossas potencialidades. Aí é preciso agir.

Numa feliz comparação o título e conteúdo da obra comparam a ausência de vento com o desânimo e abatimento que travam muitas pessoas, paralisadas que permanecem pela ausência de iniciativa, pelo medo de errar ou de se expor, esquecendo-se que são exatamente a vontade, a inteligência e o pensamentos o remos capazes de movimentar o barco da própria vida.

A obra estuda as potencialidades da alma humana para que encontremos o mecanismo de funcionamento de nossas motivações. Motivações que podem ser planejadas, inclusive, através de escolhas que alteram o caminho e fazem a vida mais feliz.

Nascemos todos para a felicidade, mas permanecemos cegos por ignorar as próprias potencialidades. Referida felicidade temos que construir através da iniciativa, do esforço, da busca por merecê-la. Por isso, é preciso remar… Especialmente quando não há vento, ou seja, quando tudo é desfavorável.  Esse remar é o segredo dos fortes, dos vencedores, dos que superam barreiras, dos que vencem…

Leia o livro, ofereça-o de presente. Você vai se surpreender, especialmente quando descobrir o poder da vontade…

Por : Orson Peter Carrara

Quarta, 27 Julho 2011 19:31

Troca de trabalhadores na casa espirita

Roosevelt Andolphato Tiago
Palestrante e escritor
Presidente ADE – Regional Jahu
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dentro das casas espíritas, sempre acabam surgindo novos trabalhadores dispostos a contribuir com as atividades do centro. Geralmente são pessoas que chegaram à busca de auxílio ou orientação e acabaram se aproximando dos objetivos da doutrina dos espíritos ou encantados com as ideias libertadoras.

Naturalmente, os trabalhadores mais antigos, deveriam se felicitar pela renovação, entretanto na maioria das vezes o que vemos é uma disputa velada e destituída de razão. Muitos alegam que vão “perder o lugar” para os iniciantes.

Claro que os trabalhos mais complexos não podem ser destinados aos novatos, mas é dever dos trabalhadores conscientes mais antigos, integrarem os que estão chegando às atividades da casa, mesmo que acompanhando estas atividades e evitando assim, equívocos naturais.

A chegada de novos trabalhadores na casa espírita garante a continuidade dos trabalhos como da própria casa. Apoiar esta causa é sinal de maturidade dos trabalhadores existentes e resultado direto do entendimento dos estudos com base na filosofia codificada por Kardec.

A resistência aos que chegam, provoca muitas vezes que existam grupos separados dentro do mesmo centro espírita, o que sempre traz grandes prejuízos a causa e enfraquece o movimento.

Cuidemos com carinho dos iniciantes que se apaixonam pelo espiritismo, sem cobrar-lhes a perfeição que não possuímos e com o carinho recomendado pela postura sempre serena de Jesus.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Censuras




    Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

    Read more...
  • A força dos sentidos





    “Os vossos olhos são a luz do corpo, mas se essa luz for trevas, todo o seu corpo estará em trevas“. (Jesus)

    Dentre as muitas assertivas do mestre Jesus, no seu Evangelho de amor, talvez essa seja uma das mais importantes para o homem terreno, porque ela adverte que, os nossos sentidos materiais, a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, constituem antenas vivas, que mostram com nitidez aqui e do outro lado da vida, o uso que fazemos deles.

    Read more...
  • Importância do Estudo no Centro Espírita

    O Centro Espírita não é simplesmente um templo religioso onde os adeptos do Espiritismo ali comparecem para rituais de devoção, como a oração (prece), o passe e assim por diante.

    É, na verdade, instituição social que possui várias características:

    Read more...
  • No júbilo de servir




    “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Jesus (Lucas, 17:10)

    Guarda tua alma no júbilo de servir.

    Read more...
  • Oremos e vibremos pelo nosso país




    Esta chegando o grande dia onde teremos a oportunidade de através do voto consciente escolher o presidente que acharmos melhor indicado para representar o Brasil nos próximos 4 anos.

    Que estejamos todos em oração neste domingo, pedindo ao Pai da Vida que intua todo o povo brasileiro a votar com discernimento e coerência, em paz e harmonia. 

    E seja qual for o presidente eleito que as bençãos do Pai recaía sobre ele, para que saiba representar o Brasil com humildade, amor e fraternidade, respeitando e lutando com justiça pelas dificuldades enfrentadas pelo já tão sofrido povo brasileiro.


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato