Artigos

INSTRUMENTOS DE DIVULGAÇÃO -

 

Não há dúvidas que a internet transformou a comunicação. Sua rapidez, agilidade e os benefícios da

tecnologia fizeram dessa fabulosa ferramenta um instrumento muito útil em todos os segmentos e,

claro, também da divulgação espírita.

Várias instituições e mesmo inúmeras iniciativas individuais usam esse notável mecanismo para divulgar

atividades e veicular matérias, reportagens, entrevistas, lançamentos de livros. Isso é ótimo porque

torna a informação acessível a todos.

Particularmente sinto-me entusiasmado porque podemos atingir muitas pessoas simultaneamente.

Para isso, contudo, é preciso critério, seleção, respeitando a caixa de e-mails do destinatário e

sabendo fazer. Este "saber fazer" requer informações objetivas, compactas, obedecidos ainda os

critérios de temporalidade e oportunidade. Isso sem desprezar os destaques que se possa dar a

determinados eventos e os direcionamentos estratégicos.

Bolo 1 anoINSTITUTO BENEFICENTE CHICO XAVIER COMPLETA UM ANO DE EXISTÊNCIA

Por: Rita Ramos Cordeiro

 

Um ano se passou desde a fundação do Instituto Beneficente Chico Xavier no dia 04 de Setembro de 2010.

Foi um ano de grandes aprendizados e desafios, e finalmente podemos hoje, colher os frutos deste projeto idealizado há anos, que tem como objetivo maior, a divulgação da Doutrina Espírita.

Em janeiro de 2011 foi lançado o site www.institutochicoxavier.com, simultaneamente à Newsletter do Instituto Chico Xavier.

É com enorme satisfação que informamos aos amigos leitores que em apenas 8 meses de seu lançamento, nosso site atingiu a marca de 21.630 acessos e somente no mês de agosto contabilizamos 7.761 acessos.

Quarta, 24 Agosto 2011 23:49

Formula da Felicidade

Podemos apresentar a felicidade numa equação matemática? Será isso possível? Sim, é possível. A busca desse prazer de viver, sua conquista e plena vivência, pode ser representada numa equação:  F = PN + CT + FF. Fácil de resolver. Veja só!!!

Primeiro deciframos as palavras: F é felicidade, claro. PN é posse do necessário, CT é consciência tranqüila e FF é fé no futuro. Analisemos cada uma.

F de Felicidade é o grande alvo de toda gente. Todo mundo quer se sentir bem, sentir-se a vontade, feliz, respeitado. Para se alcançar a felicidade, pois, três grandes requisitos são importantes:

“Temos, em "Nosso Lar", no que concerne à literatura, uma enorme vantagem; é que os escritores de má-fé, os que estimam o veneno psicológico, são conduzidos imediatamente para as zonas obscuras do Umbral. Por aqui não se equilibram, nem mesmo no Ministério da Regeneração, enquanto perseveram em semelhante estado d’alma”.

André Luiz, no livro Nosso Lar, pagina 98.

O Apóstolo Paulo, na parte final de O Livro dos Espíritos, questão 1009, comenta que nosso objetivo final é o de gravitarmos em torno do Criador. É o mesmo que dizer que, em determinado tempo de nossa evolução, quando conseguirmos nos libertar de todas nossas imperfeições, seremos tão sábios que, felizmente, comungaremos com o Pai. Será o tempo de compreender toda a verdade e seguirmos adiante, realizando a arte da co-criação, trabalhando pelo Universo, num espírito de total irmandade, auxiliando aos que ainda não atingiram tal patamar.

Quarta, 17 Agosto 2011 21:06

Grande vilão – Orson Peter Carrara

Ele é o responsável pela corrupção. Também responde pela manipulação de bastidores, pelo desrespeito aos direitos alheios, pela indiferença com as dificuldades alheias e apresenta-se como poderoso obstáculo à construção da paz. Na verdade busca apenas os próprios interesses, pouco se importa com as conseqüências dos atos que pratica, ainda que prejudique terceiros, e impede a vivência da mais alta demonstração de virtudes.

Você já descobriu leitor? É um grande vilão. Está presente em todos nós, no atual estágio em que nos encontramos. Precisa ser combatido, pois somente do lado oposto é que se construirá a paz que tanto declaramos necessitar.

Por outro lado, não está totalmente ausente do mundo. Temos exemplos famosos em Madre Tereza de Calcutá, em Irmã Dulce, em João Paulo II ou Chico Xavier; também está presente em vultos anônimos no cotidiano diário da vida, em bairros, cidades ou em quarteirões de nossas cidades, equilibrando o relacionamento e enriquecendo a condição humana. Felizmente.

 

Orson Peter Carrara

Já está disponível nas locadoras o DVD As Mães de Chico Xavier, belíssimo filme exibindo há pouco nos cinemas. Emocionante, muito emocionante, e igualmente confortador, desejamos recomendar às famílias que o vejam.

Impossível não se emocionar vivamente com as histórias da bela produção. Infelizmente o filme não alcançou o sucesso dos anteriores no gênero, todavia, em nada ele perde aos demais.  A mensagem de imortalidade e conforto para os casos de separação biológica pela morte, de entes queridos, é transmitida com muita competência e emoção, destacando os ensinos vivos da Doutrina Espírita e, claro, a vivência de humildade e amor ao próximo do médium Chico Xavier.

Abstenho-me de dados do filme, pois que largamente divulgados e disponíveis na Internet. Objetivo aqui é mesmo convidar o leitor a ver o filme, mesmo que já o tenha visto, pois que a dose de emoção é muito expressiva. Por outro lado, sei do número intenso de pessoas que não viram o filme e desejo convidá-las, com empenho, para que não percam a oportunidade de viver essa bela emoção. Sim, a emoção de sentir na pele a lição viva da imortalidade e nos exemplos do querido médium.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato