fbpx

Artigos

Quinta, 05 Abril 2012 00:37

Mocidade Espirita do CEAC

Interação, aprendizado e muito afeto são os temperos da Mocidade Espírita do CEAC

Em tempos difíceis quando álcool, drogas e outros vícios ameaçam jovens de todas as classes sociais, alguns grupos se destacam produzindo energia do bem. Podemos ressaltar, entre eles, a Mocidade Espírita Amor e Caridade (MEAC) do CEAC.

Quem já não recebeu essa energia em um forte abraço com sorriso estampado no rosto destes adolescentes que vendem pipoca nos finais das reuniões. Pois é, além da pipoca, dos chapéus coloridos e engraçados, eles divulgam a Doutrina Espírita e proporcionam paz e segurança a outros adolescentes todos os sábados, às 17 horas.

No estudo, falam sobre temas do cotidiano que interessam aos jovens como mediunidade, sonhos, amor, ódio, raiva e outros.

O dirigente da MEAC Igor Fernandes, 21 anos, disse que o objetivo do trabalho é integrar jovem com jovem e jovem com doutrina, aplicando os ensinamentos espíritas no cotidiano de cada um.

Quarta, 21 Março 2012 21:27

Prossiga!

– Orson Peter Carrara

Sim, é um comando expressivo, imperativo, necessário para todos. Tenho usado a expressão no final de minhas palestras, quando a temática permite. Na verdade, falo antes para mim mesmo e partilho com os ouvintes.

Para superar obstáculos, vencer traumas, manter a vitalidade, abrir caminhos e enxergar além das aparências difíceis, é preciso prosseguir. E sempre acrescento: prossigamos, pois que me incluo.

Sim, é preciso prosseguir, apesar de tudo. Prosseguir confiando, amando, trabalhando, cheios de esperança e determinação, nunca desistindo da honestidade, do amor, da perseverança e da crença firme na própria capacidade de buscar o melhor.

Muita gente fica doente porque fica paralisada pelo medo ou pela timidez, pela insegurança ou e até mesmo pelos obstáculos e adversidades naturais, bem próprias de nossa condição humana.

Quarta, 14 Março 2012 21:56

Isca neurótica mordida

– Orson Peter Carrara

Convenhamos, meus amigos, que nem toda informação que nos chega ou ambiente que nos visita deveremos aceitar. Muitas neuroses chegam e, se não tomarmos cuidado, morderemos a isca de pessoas contrariadas, pessimistas, que nos lançam ambientes pesados ou vibrações saturadas de desânimo ou abatimentos. Se assimilarmos isso cairemos igualmente no mesmo padrão em que estagiam essas pessoas que preferem o pessimismo e se contentam em enxergar a vida pelo prisma da calúnia ou da revolta contumaz.

Deveremos sempre respeitar pessoas e opiniões, que nem sempre concordaremos, é óbvio, sem direito a agressões, mas não obrigados a aceitar para nosso ambiente diário.

Há pessoas que carregam consigo a expressão carregada, estão sempre revoltadas ou desanimadas, desestimuladas para tudo. Deveremos ajudá-las,mas estarmos vigilantes para não nos transformamos em mais um desanimado ou descontente com tudo.

Quarta, 29 Fevereiro 2012 15:25

Admiráveis talentos

– Orson Peter Carrara

É impressionante a criatividade e o talento presente em todo ser humano. As habilidades criativas na fabricação e uso de instrumentos musicais, somando as virtudes das notas musicais; a voz ou os passos numa dança, o capricho nos detalhes em qualquer coisa que se faça, seja um bolo doce ou salgado, um café, um detalhe na roupa ou na arrumação da casa;  as potencialidades na cultura, nas artes em geral, nos esportes, na literatura, nos cuidados com a educação, na engenharia ou na tecnologia. Por outro lado, a dedicação em inovações médicas, na fabricação de automóveis ou em simples utensílios domésticos; o aperfeiçoamento constante das comunicações, a criatividade em textos e roteiros teatrais, ou em filmes e novelas. Quanto produz o ser humano!

Se pensarmos no Bolero de Ravel, ou na execução de uma canção conhecida ao violino, ou ainda ampliarmos isso para uma orquestra, se pararmos para admirar uma escultura ou uma pintura, um coral, um orador, um professor ou a disciplina de um militar; os cuidados e imensa criatividade na engenharia ou os cuidados com a agricultura, com medicamentos, o aperfeiçoamento dos serviços de turismo, das viagens aéreas, etc, etc... Quanta grandeza!

Quinta, 23 Fevereiro 2012 13:10

Influência dos meios no terceiro milênio

 

TadeuEste será o tema ministrado por Tadeu Artur Cavedem no Seminário “Evolução para o Terceiro Milênio que será realizado no dia 10.03 (sábado), na Rua Maestro José Vitório, 137 – Centro – Itu, patrocinado pelo Instituto Beneficente Chico Xavier e Centro Espírita de Itu.

E para entendermos mais sobre a questão, abordaremos nesta matéria um resumo sobre esta palestra tão envolvente.

A humanidade encontra-se hoje no início do Terceiro Milênio, cuja característica marcante é a busca pelo SER, em vez da busca pelo TER, característica que marcou o Segundo Milênio.

Como nos encontramos numa fase de transição, sofremos influências do meio em que vivemos o tempo todo, de forma constante e ininterrupta da mídia, da sociedade, do trabalho, da escola, da religião, etc.

Essas influências poderão alavancar ou atrasar a nossa evolução como seres humanos e, por essa razão, devemos refletir sobre como nós podemos nos beneficiar das boas influências e como manter as más influências afastadas do nosso dia-a-dia.

O meio pode e vai influenciar a sua vida, mas evoluir é uma questão de escolha.

Somos seres altamente influenciáveis e não temos como negar isso.

As empresas investem anualmente, milhões de dólares em propaganda, publicidade e Marketing e seriam verdadeiros desperdícios financeiros se não fôssemos seres influenciáveis.

Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:53

Passagem de Orson Peter Carrara em Muriaé

Foi um grande sucesso a passagem do escritor Orson Peter Carrara por Muriaé.

Numa bela iniciativa da AME – Aliança Municipal Espírita, Orson ministrou duas palestras, no CEAG e no C. E. Maria de Nazareth com grande público presente em ambas as oportunidades.

Sua visita contou também com grande cobertura da imprensa local.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • O que são espíritos agêneres?




    Fonte: Rádio Boa Nova 

    Você já ouviu falar em espíritos agêneres? O que a doutrina espírita fala sobre o assunto? Confira as considerações a seguir.

    Leia mais...
  • O tempo no plano espiritual




    Fonte:
    Letra espirita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve

    doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Leia mais...
  • Raciocinar a fé para que a fé não raciocine por nós.

     




    Por:
    Wellington Balbo

    Quando Kardec codificou o Espiritismo, século 19, sua ideia passou bem longe de construir uma nova religião ou transformar seus livros numa espécie de bíblia com recheio de dogmas.

    Nada disso.

    Leia mais...
  • Espíritos de pessoas em Coma




    Por:
    Letra Espírita - Por: Isabel Miranda

    Como espíritas, aprendemos que cada encarnação se presta a acrescentar novos aprendizados, reparar erros do passado ou até mesmo cumprir missões importantíssimas ao avanço da humanidade.[1]

    Leia mais...
  • Orar é abrir a alma a Deus

     



    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos - Imagem: Pixabay

    "E não duvideis de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por vosso Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII, Modo de Orar). O brasileiro é um povo eminentemente religioso.

    Leia mais...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato