Artigos

Sempre que terminamos a leitura de uma biografia, ficamos com aquele gostinho de quero mais, pois desejamos em nosso íntimo, desvendar o passado daquela pessoa tão querida.

Não poderia deixar de ser diferente com nosso Orson Peter Carrara,  que em todos os lugares que passa, através de suas palestras ou de seus livros, causa emoção em centenas de pessoas, e inspira sentimentos de paz e principalmente amor pela vida.

Quem afinal é Orson Peter Carrara? Com certeza, alguém igual a qualquer um de nós. Que pode passar por momentos bons ou ruins, enfrentar dificuldades e provações como qualquer espírito em evolução neste nosso orbe terrestre.

Então, o que em toda a sua trajetória de vida, o torna esta pessoa tão querida ao Movimento Espírita? Citando uma frase do próprio Orson:

“Aprendi muito com meus pais, pelos exemplos de trabalho, honestidade, dedicação ao bem. Percebo, como acontece com todo mundo que minha infância preparou-me para o que hoje realizo”

Voltemos ao tempo para descobrir o que fez de Orson Peter Carrara, este ser humano, amoroso, amigo, batalhador e grande incentivador da Causa Espírita.

 

Orson nasceu em Mineiros de Tietê, no dia 10 de março de 1960.

Terça, 05 Abril 2011 20:09

A Minha Primeira Vez

De novo? Eu já a repelira uma vez, há uns dez anos. Agora lá vinha ela mais uma vez se insinuando, com aquele jeitinho sutil e faceiro. E não vinha sozinha! Chegava trazida pelas mãos generosas de dois dos meus melhores amigos: o casal Hugo e Cida Albuquerque. Mesmo correndo o risco de ser descortês com os meus amigos, novamente tentei repeli-la deixando claro que eu já estava com outra e em outra. Hugo e Cida, provavelmente para me deixar mais à vontade, foram embora e ficamos eu e ela. Era o que eu estava esperando para tentei livrar-me dela o quanto antes!

Por favor! Desculpe-me a sinceridade, mas entenda que eu não quero nada com você! Tenho outra e estou muito bem! Eu lhe disse.

Quarta, 30 Março 2011 20:15

Contrato assinado

Sabe os atropelos próprios de cada dia? Lembra-se das doenças e eventos externos que supomos nos agridem? Recordas os apuros financeiros, familiares, sociais que todos enfrentamos?

Pois eles normalmente trazem consigo algumas aflições, perturbações e mesmo dores físicas e morais, não é mesmo? Muitas vezes nós mesmos somos causa deles, por causa de nossas precipitações, medos, exageros, imprudências e outros descuidos. Mas eles também surgem por iniciativa alheia, que nos agridem verbal ou fisicamente, e até mesmo sem qualquer relacionamento verbal ou pessoal...

Pois todas essas situações adversas, de menor ou maior intensidade integram algumas cláusulas contratuais de importante contrato assinado, que ora se cumpre com sabedoria.

Quarta, 23 Março 2011 09:46

Aguarda e Confia

Nas voragens do Tempo, a confiança em Deus nos resguarda de grandes sofrimentos
O relógio do tempo é ínfimo, diante do futuro deslumbrante.
Diante de tanta dor e sofrimento, espera, que o futuro chega para quem confia na Providência Divina.
Diante de dores atrozes que não pemite o esquecimento, aguarda e confia.
Diante de amores impossíveis, inexplicáveis e infinitos, aguarda e confia.
Aguarda e confia sem medo, sem desesperança e sem desequilíbrio.
O relógio do tempo é sábio e reconstrói corações em desalinho.
Aguarda e confia nos anjos guardiões que Deus colocou a seu lado para ajudar a amortecer suas dores e sofrimentos.
Aguarda e confia na Espiritualidade Maior que nunca nos desampara.
E segue o caminho escolhido por ti, vive seu momento, sua família, sua dor.
E espera, que o futuro grandes bençãos trará para aqueles que confiam no Pai e tem a paciência de deixar que o tempo a tudo resolva.
Deixe-se viver pelo amor e pela paz que aos poucos adentra seu coração.
E ame... apenas ame...
Rita Ramos Cordeiro
Quinta, 03 Março 2011 14:03

Desmitificando a Doutrina Espírita

Já se foram os tempos em que a Doutrina Espírita era vista como algo místico, preconceituoso e proibido.

Por quantas e quantas vezes se torciam os narizes ao reconhecer na rua tal e tal pessoa como espírita, proibindo mesmoaté a convivência social?

Tempos difíceis, que afastavam do convívio comunitário os assumidos espíritas. Ler um livro espírita então, nem pensar! Muitos simpatizantes liam os livros escondidos da família e dos amigos para não passar vergonha e não ter de ouvir discursos para converter a tal pessoa 'desviada' do caminho do bem.

Ser solidário e fazer a caridade para uma Instituição Espírita era algo raro, e a maioria delas tinha que lutar para se manter por causa desta discriminação.

Tempos tão distantes assim? Nem tanto! Hoje em dia ainda encontramos pessoas com esta mentalidade, mas tornaram-se minoria.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato