Artigos

Quarta, 23 Fevereiro 2011 22:09

Pixando ou pintando o muro ?

Isto mesmo.
É uma pergunta: estou já pintando ou pixando o muro?

O pintar e pixar é uma comparação.
O pintar o muro é quando estamos reparando o mal que causamos a alguém. Já o pixar é quando estamos na fase de ainda causar prejuízos a terceiros Um pai encontrou o próprio filho a pixar um muro na vizinhança.

O filho, quando percebeu o próprio pai, saiu em correria, mas foi alcançado facilmente pelo veículo em velocidade.

O pai o levou para casa, conversou com ele e comprou-lhe tintas: agora você vai pintar o muro danificado pela pixação.

O filho ficou estarrecido, nunca poderia esperar aquela reação do próprio pai, mas teve que cumprir o determinado.

Quinta, 10 Fevereiro 2011 13:15

Desarme o burro

A conhecida expressão popular “amarrar o burro” significa zangar-se, ficar amuado, “emburrado”, ou seja, contrariado, chateado. É comum no comportamento humano. Hábito comum na infância transfere-se muitas vezes para a vida adulta. São aquelas pessoas que se melindram por pequenas coisas, desgastam-se em chateações que podem ser evitadas e normalmente causam constrangimentos no ambiente onde estão.

Hábito infeliz, desnecessário, precisamos todos aprender a renunciar à tendência humana de chatear-se com facilidade, como se fôssemos o centro do universo e dos interesses.

Gerador de tormentos voluntários que poderiam ser evitados simplesmente com a aceitação racional das contrariedades enfrentadas, a expressão popular é injusta com o útil e obediente animal que tanto tem servido à humanidade.

É fácil reconhecer um “emburrado”. É a “cara fechada”, a expressão de contrariedade, as respostas ríspidas e nervos à “flor da pele”. Para que? A que leva isso? Apenas a tormentos interiores desnecessários. Viver com alegria, com otimismo, é muito mais sábio e produtivo.

 

Quarta, 09 Fevereiro 2011 22:20

Como nasce o livro espírita

PsicografiaSeria um contra-senso, lançarmos o Blog "Amantes do Livro Espírita" sem passarmos ao conhecimento dos amigos leitores, como nasce um livro espírita, fato que muitas pessoas desconhecem.

Existem dois tipos de livros: o psicografado e o de autoria.

O livro psicografado é aquele no qual o Espírito é o escritor, ou seja, uma pessoa que ja desencarnou e está momentaneamente no plano espiritual, e que para escrever livros precisa de um intermediário, que é um médium psicógrafo.

Mas o que é psicografia? É a técnica utilizada pelos médiuns para escreverem sob a influência de um Espírito.

Terça, 18 Janeiro 2011 10:32

Tempo de mudança

Na correria de nosso dia a dia, não percebemos que existem pessoas ao nosso redor, que não tem a sorte de ter uma família, um emprego, casa, etc.

São pessoas que muitas vezes passam ao nosso lado, emitindo através do olhar, um pedido de socorro, uma súplica silenciosa, buscando ajuda para seus problemas. Estas pessoas, sem ter a quem recorrer se envolvem na marginalidade, nas drogas e até na prostituição.

 

Terça, 18 Janeiro 2011 10:31

Valioso trabalho conjunto

A divulgação espírita caminha por vários trechos dos estágios humanos, seja pelo livro, pelo rádio, pela mensagem avulsa, pela palestra, pelo jornal, pelos estudos no Centro e mesmo pelo diálogo informal entre amigos, etc.

Claro, são ações que se completam. Toda forma de expansão do pensamento espírita que tanto esclarece, deve ser valorizado e incentivado. E a referida expansão alcança patamares antes nunca vividos, pois que mesmo o cinema e a TV agora somam esforços para espalhar o conforto e o esclarecimento trazidos pelo Espiritismo.

Terça, 18 Janeiro 2011 09:59

Edital

O Informativo "Centelhas de Esperança" é um Projeto sonhado a anos, que finalmente pôde ser realizado, graças à união de um grupo de amigos que voluntariamente se dedicaram à fundação do Instituto Beneficente Chico Xavier.

Sendo parte integrante do Instituto Beneficente Chico Xavier, o informativo será divulgado através do site da Instituição e também pela mídia impressa.

Estaremos divulgando com maior abrangência o trabalho assistencial realizado pelas Instituições Beneficentes, espíritas ou não.

Apresentaremos a história e trabalho realizado por Editoras e Distribuidores de Livros Espíritas, bem como Clube de Livros Espíritas de todo Brasil, que revertem parte ou totalidade de sua renda em prol de Instituições Beneficentes, muitas delas tornando-se sua principal mantenedora.

O Informativo  trará matérias sobre confrades espíritas que desenvolvem trabalhos de divulgação da Doutrina Espírita, como editores e oradores, mostrando a importância e responsabilidade que devemos ter com a divulgação da Doutrina Espírita.

Nesta primeira edição, teremos uma envolvente entrevista com um grande divulgador da Doutrina Espírita: Orson Peter Carrara, orador espírita, escritor e editor de livros espíritas. Além de muitas outras novidades.

Sejam todos bem-vindos ao Informativo "Centelhas de Esperança".

 

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Read more...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Read more...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Read more...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Read more...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Read more...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato