O Informativo "Centelhas de Esperança" é um Projeto sonhado a anos, que finalmente pôde ser realizado, graças à união de um grupo de amigos que voluntariamente se dedicaram à fundação do Instituto Beneficente Chico Xavier.
Sendo parte integrante do Instituto Beneficente Chico Xavier, o informativo será divulgado através do site da Instituição e também pela mídia impressa.
Estaremos divulgando com maior abrangência o trabalho assistencial realizado pelas Instituições Beneficentes, espíritas ou não.
Apresentaremos a história e trabalho realizado por Editoras e Distribuidores de Livros Espíritas, bem como Clube de Livros Espíritas de todo Brasil, que revertem parte ou totalidade de sua renda em prol de Instituições Beneficentes, muitas delas tornando-se sua principal mantenedora.
O Informativo trará matérias sobre confrades espíritas que desenvolvem trabalhos de divulgação da Doutrina Espírita, como editores e oradores, mostrando a importância e responsabilidade que devemos ter com a divulgação da Doutrina Espírita.
Sejam todos bem-vindos ao Informativo "Centelhas de Esperança".
Doutrina Espírita sem segredos
Autora: Evelyn Freire de Carvalho
Editora: Letra Espírita
Resumo do livro
O Espiritismo, Doutrina que ilumina consciências e consola corações, tem papel de grande relevância para a humanidade, traz esperança e mostra que somos filhos de Deus, Espíritos imortais, nascidos para a felicidade e para a perfeição. Este livro, por meio de questões instigantes e utilizando linguagem leve e objetiva, desperta o leitor para a busca do conhecimento das leis divinas e para a vivência do Evangelho Redivivo, sendo sua leitura de grande valia para quem deseja conhecer a Doutrina Espírita ou apenas aprofundar os conhecimentos já existentes.
![]() |
![]() |
![]() |
Que tal fazer parte do no grupo no Whatsapp? Clique aqui
Não é o sangue que nos irmana, mas o espírito. Os laços consanguíneos são ilusórios e efêmeros. Kardec explica no item 8 do capítulo XIV de O Evangelho
Esta pergunta está presente em todos os círculos da sociedade.
Os relacionamentos, seja de qual tipo for, se rompem com a maior facilidade.
O ser humano se ressente e se magoa a qualquer contrariedade e situação.O Amor que existia se transforma em ódio, desprezo, aversão, etc.
As atitudes de determinados jovens (nossos filhos ou não) nos estimulam a pensar: o que fazermos com esses jovens rebeldes? Para ilustrar que a rebeldia do jovem é um fato a ser enfrentado, conto a seguir duas histórias reais.
(matéria publicada na Folha Espírita em setembro de 2006)
Dra. Cristiane Ribeiro Assis (AME-SP) é ginecologista e obstetra, com especialização em Medicina Fetal (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Vez por outra, a Humanidade, em determinadas regiões do Planeta, chora a dor da destruição de cidades e a perda dos entes queridos. Catástrofes naturais ou acidentais vitimam milhares de pessoas e as imagens televisivas, virtuais ou impressas nos mostram as tintas do drama de nossos irmãos, enquanto a população recolhe seus mortos, implorando por auxílio para o socorro aos sobreviventes e a futura reconstrução de casas, prédios, espaços e repartições públicas.
Fui procurado por um adolescente que me fez a seguinte pergunta:
— Com quantos anos posso iniciar minha vida sexual? Lembrei-me do livro Corações Juvenis, que publiquei em 2013, com o selo da FEP – Federação Espírita Pernambucana – e da FEB – Federação Espírita Brasileira. Nesse livro, vários jovens fizeram-me perguntas sobre muitos assuntos. No capítulo que leva o título – “Jovem, amor e sexualidade” – respondi a essa pergunta com indagação semelhante; transcrevo abaixo a pergunta e a resposta da referida obra.
FONTE: ESPIRITUALMENTE
Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.
Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:
Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita
Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.
Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.
Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita
“Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)
Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO
A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?
A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.
FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO
O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.
Cadastre-se em nosso informativo :
Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.
O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP
O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.
Conheça nosso clube do livro.
Receba todo mês um livro na sua casa.
Cadastre-se aqui para aproveitar.