fbpx
HomeInformativoNotícias

Notícias

NOTA DO INSTITUTO CHICO XAVIER
 
O Espiritismo está presente no cotidiano, elucida fenômenos inexplicados, mas naturais. O texto abaixo é destes que intriga o leigo e o cientista, mas confirma o que se aprende nas lides doutrinárias. Nos recorda que o espírito é imortal e não se desliga enquanto a morte física não acontecer. Ainda que para a medicina o corpo esteja em estado vegetativo ou de coma, através dele o espírito mantém-se espiritualmente alerta e consciente, percebendo tudo a sua volta.

Devemos tomar cuidado com as palavras ditas ao lado de um doente mesmo que pareça nada estar percebendo. Ele escuta, sofre por não pode desmentir o que se diz sobre ele, se incomoda se notar que as pessoas não ligam para sua paz íntima ou recuperação, chora por dentro ao se saber-se não amado, angustia-se ao verificar que os que lhe fazem vigília, por exemplo, estão mais preocupados com suas posses ou heranças do que com sua recuperação. Por isso é sempre indispensável a caridade ao doente.

Boa leitura!


Na década de 1980, Martin era um típico jovem ativo sul-africano. Porém, quando tinha 12 anos, foi acometido por uma doença que deixou os médicos desconcertados, e que eventualmente resultou na perda da capacidade de movimentar os membros, de fazer contato visual e, finalmente, de falar.

 
Seus pais, Rodney e Joan Pistorius, foram informados de que ele era um “vegetal” e que o melhor que eles poderiam fazer seria levá-lo para casa e mantê-lo confortável até que ele morresse.
 
“Martin simplesmente persistia, persistia”, disse a mãe dele.
 

Ocorreu, nos dias 11 e 12 de abril, o 21º Megafeirão do Livro (Espírita, Espiritualista e Autoajuda), na Creche Amélia Rodrigues, em Santo André – SP. Nessa feira, que é a maior feira do mundo desse segmento literário, estiveram presentes diversos autores, entre eles, Adeilson Salles, que nos prestigiou com um maravilhoso fim de semana de autógrafos.

Adeilson já possui 62 livros publicados, sendo grande parte dedicada à literatura infantojuvenil, e publicou pela Intelítera Editora os livros: Eletronaldo, Jovens demais, para morrer, Jesus e as crianças vol. 1 e o divertido lançamento, Diário de um Fantasminha.

Sábado, 25 Abril 2015 12:52

A palavra convence... o exemplo arrasta!

“Sabemos que a paz é uma necessidade da humanidade. Esta mesma paz, nosso objetivo, também é um caminho que precisa ser construído com calma e energia pessoal”. Com esta frase, o presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, Paulo Maia, fez a abertura oficial da terceira edição do Congresso Espírita do DF, diante de uma plateia de cerca de duas mil pessoas.

Paulo Maia fez questão de saudar as autoridades presentes, na pessoa do orador Raul Teixeira, enfatizando a importância de sua contribuição para complementação da Doutrina dos Espíritos. O presidente da Federação também destacou o empenho dos incontáveis trabalhadores que, ao longo dos últimos seis meses, intensificaram os preparativos do evento. O dirigente enalteceu, ainda, o esforço tanto da plateia quanto dos oradores por terem dedicado seu tempo na participação do Congresso.

Sábado, 11 Abril 2015 01:14

Dia nacional do espiritismo

Foi em 1º de abril de 1858 que Allan Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, primeiro Centro Espírita do planeta. No dia 2 de abril de 1869 o corpo do codificador foi sepultado, no Cemitério de Montmartre. Willian Crookes, doutor Adolfo Bezerra de Menezes e Léon Denis desencarnaram em abril, nos dias 4, 11 e 12 respectivamente. Abril também tem publicação de belíssima obra e nascimento de grande figura.

Uma noite de emoção, beleza e alegria. Na noite da última segunda-feira, 23 de fevereiro, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco esteve em São Paulo para o lançamento do livro “Divaldo Franco – A Trajetória de Um Dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos”, de autoria da jornalista Ana Landi.

A obra constitui-se a primeira biografia jornalística sobre o espírita baiano, reconhecido como o maior divulgador do Espiritismo no mundo. O lançamento ocorreu na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista.

Os autógrafos iniciaram-se às 18h, mas a fila começou a se formar antes mesmo das 16h e durante praticamente todo o evento estendeu-se para fora das dependências da loja.

Por: Rita Ramos Cordeiro 

Criado em abril de 2012 com o objetivo de divulgar a Doutrina Espírita, o Clube do Livro Espírita do Instituto Chico Xavier completa 3 anos de existência, tendo toda sua renda revertida para o Albergue Noturno de Itu.

 

Em 2015, em nova fase e com novos Projetos, o Instituto Chico Xavier ampliará esta parceria, repassando a renda do Clube do Livro Espírita para mais uma Instituição.

 

Além do Albergue Noturno de Itu, o Gaaai – Grupo de Apoio aos Adotados e Adotantes de Itu – Filhos do Coração, estará também se beneficiando com a renda do Clube do Livro do Instituto Chico Xavier.

 

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Por que Deus permite o sofrimento?




    Imagem: Pixabay
    Por: Eduardo Rossatto

    Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

    Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

    Leia mais...
  • Lado diverso da moeda




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

    Leia mais...
  • Quando sair deixe a porta aberta...


    Por: Wellington Balbo

    Não se trata aqui de deixar a porta aberta quando sairmos de um cômodo ao outro da residência,como,por exemplo,da cozinha para a sala,ou do quarto para o corredor,nestes casos, naturalmente, poderemos fechar a porta.

    Trata-se de sair das inúmeras situações da vida,de relacionamentos, empregos,religiões e instituições de forma geral.

    Leia mais...
  • Perante o medo, a oportunidade de ser

     


    Imagem : Pixabay
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    O mundo convulsiona pelo medo, mais que reage pela prevenção. O medo enfraquece e ajuda a adoecer, enquanto a prevenção é força e forma de impedir o mal de estender suas garras sobre todos. Não falo especificamente do vírus que se tornou o assunto incansável e necessário, manifesto-me de modo geral. As pessoas comumente temem o desconhecido e se desesperam com o que acham que não podem controlar. Por seu impacto um vírus novo causa pânico, enquanto a fome, por exemplo, mata 1 pessoa a cada 5 segundos e não apavora tanto, porque, talvez, ela não seja anunciada ou por não serem todos potenciais vítimas dela.

    Leia mais...
  • CORONAVÍRUS

     




    Fonte:
    FEB

    INFORME ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL (AME- BRASIL) - 13 de março de 2020

    A evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19), com ocorrência em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

    Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país desenvolva planos de ação procurando reduzir os danos desta pandemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato