fbpx
HomeInformativoNotícias

Notícias

Aspectos históricos e culturais da glândula pineal: comparação entre as teorias fornecidas pelo Espiritismo na década de 40 e as evidências científicas atuais Francisco Cândido Xavier, considerado o maior médium dos tempos modernos, trouxe contribuições à ciência médica através da série A Vida no Mundo Espiritual, onde o autor espiritual, André Luiz, médico durante sua última reencarnação, trouxe informações inusitadas sobre a fisiologia humana, além de discorrer sobre as bases que originam doenças.

Sem qualquer pretensão de literatura científica, André Luiz escrevia como se tivesse a finalidade de descrever o diário de um jovem cientista, que relata o cotidiano de suas descobertas e o avanço de seu conhecimento ante uma nova ciência. Assim, em 1945, o livro Missionários da Luz trouxe vinte e uma informações a respeito da glândula pineal em apenas dois capítulos do extenso livro.

 

Quinta, 27 Fevereiro 2014 17:46

Eurípedes Barsanulfo

Com apresentação e narração do ator Lima Duarte, Eurípedes Barsanulfo - Educador e Médium é dirigido pelo pesquisador Espírita Oceano Vieira e mostra a trajetória de um dos maiores nomes da Educação e do Espiritismo no Brasil: Eurípedes Barsanulfo (1880 - 1918).

O vídeo traz ainda depoimentos sobre os médiuns Mariano Cunha e Frederico Peiró, dois nomes de fundamental importância no apoio a Eurípedes; além de vídeos extras sobre seu discípulo, Dr. Tomás Novelino.

Como educador, Eurípedes colocou a educação a serviço das crianças mais pobres e adotou métodos de ensino humanistas no Colégio Allan Kardec em Sacramento (MG).

Métodos esses revolucionários para a época e muito utilizados agora, como a adoção de classes mistas, fim dos exames tradicionais, abolição de castigos e recompensas, aulas de Filosofia, Botânica, Arte Dramática, Zoologia, Astronomia, Anatomia e História das Religiões.

Sábado, 30 Novembro 2013 02:22

A Mansão do Caminho na continuidade do bem

Como acontece com uma multidão de espíritas e simpatizantes do Brasil e do exterior, acompanho desde a década de 60 no século 20

O bonito trabalho da dupla Divaldo Pereira Franco  e Nilson de Souza Pereira. Divaldo, muito jovem e modesto professor do então curso primário, em sua Terra, na Bahia; teve iniciada a sua fecunda mediunidade. Passou a receber páginas psicofônicas e psicografadas que consolam muita gente e  deram origem a muitos livros que já foram publicados.Também tornou-se um valoroso e requisitado tribuno que percorre os cinco continentes divulgando a doutrina espírita.  Formando uma equipe com Nilson, seu braço direito, fundaram o Centro Espírita Caminho da Redenção e passaram a assistir material e espiritualmente um grande grupo de pessoas carentes.

Assim como o grupo de assistidos aumentava, também crescia o quadro de colaboradores voluntários.

Sábado, 30 Novembro 2013 02:18

Cemitério Bosque da Paz

O cemitério Bosque da Paz, situado no generoso solo baiano e próximo à Mansão do Caminho, recebeu os restos mortais de Tio Nilson, quase ao final da tarde deste 21 de novembro.

Um filho querido desse Estado, caracterizado pela simplicidade e aureolado pelo fulgor dos idealistas que se imolam em laborioso dinamismo, na ação edificante que empreendem. Um imenso grupo de amigos, filhos, dirigentes, funcionários, voluntários e frequentadores do Centro Espírita Caminho da Redenção / Mansão do Caminho, em caravana de amor e gratidão, despediu-se do nobre Nilson de Souza Pereira, o querido e amado, gentil e carismático, Tio Nilson, que a todos nos acolhia com a sua bondade, gentileza, sorriso franco e aberto, abraço carinhoso e, sempre, com palavras elucidativas e orientadoras. Foi-nos o farol e o esteio, junto com o companheiro Divaldo Pereira Franco, ao longo desses 66 anos da existência desta nobre Instituição, tendo sido seu humilde, discreto, firme e hábil Presidente por 64 anos. Simples como ele, foi a cerimônia de sepultamento de seu corpo, às 16h30, permeada de leituras das mensagens edificantes da querida benfeitora Joanna de Ângelis, psicografadas pelo dileto amigo-irmão, Divaldo Franco, preces e singelas considerações a respeito de tão querida personalidade.

Atendimento integral é oferecido aos dependentes químicos que buscam recuperação

O atendimento oferecido pelo Albergue Noturno vai além das pessoas de baixa renda que estão de passagem pela cidade ou moradores de rua. A casa oferece também, além das 4 mil

refeições e cerca de 1200 pernoites por mês, o trabalho de acompanhamento integral a ex-moradores de rua que buscam recuperação da dependência de drogas ou álcool. O serviço é oferecido desde junho de 2011 com 20 vagas para o público masculino.

“Eles são orientados a buscar o Centro de Assistência Psicossocial (Caps) e enquanto aguardam uma vaga de internação, são acompanhados pela equipe técnica formada pelas assistentes

sociais, psicóloga, monitores e terapeuta ocupacional”, explica a assistente social Andreza Stevanin. “Nosso desafio é despertar, por meio do resgate da dignidade dessas pessoas que viveram anos em situação de rua, a vontade interna de transformação, de busca pelo tratamento e por uma vida digna”, destaca a coordenadora do Albergue Noturno, Francine Tamos Silva.

Quinta, 05 Setembro 2013 23:29

Um amor de renúncia


alt

 

Peça Teatral – Um Amor de Renúncia

Uma história de amor impossível, não por barreiras sociais de qualquer espécie, mas porque um abismo vibracional separa os dois enamorados.

Pólux, um espírito caído, sacerdote várias vezes fracassado, prepara-se para nova reencarnação como sacerdote católico, a fim de redimir-se dos erros passados. Sua amada Alcíone encontra-se em situação muito diferente, desenvolvendo pesquisas no campo da música, habitando altas esferas espirituais.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Por que Deus permite o sofrimento?




    Imagem: Pixabay
    Por: Eduardo Rossatto

    Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

    Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

    Leia mais...
  • Lado diverso da moeda




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

    Leia mais...
  • Quando sair deixe a porta aberta...


    Por: Wellington Balbo

    Não se trata aqui de deixar a porta aberta quando sairmos de um cômodo ao outro da residência,como,por exemplo,da cozinha para a sala,ou do quarto para o corredor,nestes casos, naturalmente, poderemos fechar a porta.

    Trata-se de sair das inúmeras situações da vida,de relacionamentos, empregos,religiões e instituições de forma geral.

    Leia mais...
  • Perante o medo, a oportunidade de ser

     


    Imagem : Pixabay
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    O mundo convulsiona pelo medo, mais que reage pela prevenção. O medo enfraquece e ajuda a adoecer, enquanto a prevenção é força e forma de impedir o mal de estender suas garras sobre todos. Não falo especificamente do vírus que se tornou o assunto incansável e necessário, manifesto-me de modo geral. As pessoas comumente temem o desconhecido e se desesperam com o que acham que não podem controlar. Por seu impacto um vírus novo causa pânico, enquanto a fome, por exemplo, mata 1 pessoa a cada 5 segundos e não apavora tanto, porque, talvez, ela não seja anunciada ou por não serem todos potenciais vítimas dela.

    Leia mais...
  • CORONAVÍRUS

     




    Fonte:
    FEB

    INFORME ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL (AME- BRASIL) - 13 de março de 2020

    A evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19), com ocorrência em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

    Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país desenvolva planos de ação procurando reduzir os danos desta pandemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato