fbpx
HomeInformativoNotícias

Notícias

Sexta, 19 Abril 2013 11:22

Ave, 18 de Abril!

Foi no dia 18 de abril de 1857, na cidade de Paris, capital da França, que veio a lume "O Livro dos Espíritos", a obra basilar do Espiritismo, ditada pelo mundo invisível e compilada, separada, classificada e codificada pelo ínclito professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, que, propositadamente, adotou o pseudônimo de Allan Kardec, nome que tivera em recuada existência pretérita, a fim de que a obra pudesse ser comprada, se fosse o caso, pelo seu conteúdo e não por quem a assinava, já que era ele muitíssimo conhecido e reconhecido, como professor e como autor de diversos livros, vários dos quais adotados pela Universidade de Paris, notadamente os que versavam sobre educação.

Teve considerável peso também, na adoção do pseudônimo, o fato de que o livro foi ditado pelos Espíritos Superiores, daí o título "O Livro dos Espíritos", não sendo obra dele, professor Rivail, portanto, não obstante tenha nela lançado inúmeros comentários e observações pessoais.

Nota-se, assim, desde logo, por esses detalhes, a conduta reta e ilibada do professor Rivail, o codificador do Espiritismo, que foi discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi, famoso educador e fundador do Internato de Yverdon, na Suíça, e, posteriormente, seu substituto predileto, tendo sido considerado pelo célebre astrônomo francês Camille Flammarion "o bom senso encarnado", que, acrescente-se, sempre procurou agir com seriedade e sem rejeições apriorísticas, características do verdadeiro cientista.

Constituía traço característico de sua personalidade, por igual, a preservação da ética, sempre, em suas múltiplas e variadas expressões.

De 1855 a 1869, quando desencarnou em 31 de março, o eminente e ilustrado professor Rivail consagrou sua existência ao Espiritismo.

Desencarnou ontem, dia 25 de fevereiro, em São Paulo, o ator e diretor teatral Luiz Baccelli, que recentemente atuou no filme E A Vida Continua…, no papel principal como Ernesto Fantini.

Baccelli sofreu uma parada cardíaca em decorrência de complicações hepáticas que vinha enfrentando nos últimos meses.  O velório iniciado ontem será realizado no Cemitério do Araçá (Av. Dr. Arnaldo, 300 – São Paulo/SP) até às 14h de hoje, dia 26, onde o corpo será levado para cremação no Cemitério de Vila Alpina às 15h30.

Nascido em 13 de setembro de 1943 era professor, historiador e diretor do grupo teatral Ação Entre Amigos. Participou de novelas e mais recentemente atuou no filme E A Vida Continua…, baseado em livro ditado pelo espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier, com direção de Paulo Figueiredo.

Fonte: http://www.febnet.org.br

Quarta, 12 Dezembro 2012 20:41

Nasce o Instituto Cairbar Schutel

Um grupo de amigos, entre eles alguns casais, de cinco cidades (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Guaxupé-MG e Matão), num projeto que gradativamente ganhou corpo, fundou o INSTITUTO CAIRBAR SCHUTEL.

Num tempo aproximado de quase dois anos, os diálogos se estabeleceram e a união concretizou o sonho. A ideia foi apresentada ao público espírita durante o ENCONTRO CAIRBAR SCHUTEL, ocorrido em Matão no último mês de setembro, na presença aproximada de 600 pessoas, de 75 cidades e 5 estados representados.

Satisfeita a exigência legal dos ESTATUTOS, com registro em cartório, e a obtenção do CNPJ para formalização de Pessoa Jurídica, a instituição gradativamente ficará conhecida do público e iniciará sua atuação, agregando companheiros idealistas de todo o país.

Sem fins lucrativos e sem remunerar sócios ou diretores, a instituição tem foco definido em proposta ousada e criativa na divulgação espírita, que será gradativamente conhecida.

Para geração da primeira receita e início da ação, amigos de Araraquara organizaram um show musical, O Som da Paz, evento que ocorreu no dia 24 de novembro de 2012.

A instituição, embora sediada em Matão, não é de Matão, nem de Araraquara. Ela beneficiará toda a região, promovendo e patrocinando eventos, formando e reciclando tarefeiros e direcionando esforços para outras metas que gradativamente serão apresentadas ao movimento espírita.

Estejamos juntos. É o primeiro passo de ações, iniciativas e realizações que virão gradativamente. Nossa gratidão a todos!

Por: Orson Peter Carrara

Fonte: http://institutocairbarschutel.org

Quarta, 12 Dezembro 2012 18:36

História das Irmãs Fox vai firar filme

Livro Falando com os Mortos, que aborda a historia das irmãs Fox virará filme.

A Cinetica Filmes, do roteirista Wagner Assis, e a Migdal Filmes, da cineasta Iafa Britz compraram os direitos de Barbara Weisberg.

O projeto já está em desenvolvimento.

Weisberg. O projeto já está em desenvolvimento.
A obra retrata a história real das irmãs Kate e Maggie Fox que provocaram grandes repercussões ao revelar que conseguiam se comunicar com espíritos.
O livro, bem recebido pela crítica, conta com pesquisa por parte da autora das análises psicológicas e culturais sobre as jovens e a família Fox, além de estudar o local e a época em que viveram.

Fonte: Site da FEB http://www.febnet.org.br/
Quarta, 05 Dezembro 2012 22:12

Curso de Educadores Espíritas da Infância

permite aos participantes o manuseio de materiais variados como fotonovela, radionovela,  entre outros recursos

Martha Rios Guimarães - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O já tradicional curso de formação de Educadores Espíritas da Infância, realizado pelo Departamento de Infância da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo em 25 de novembro de 2012, contou com a participação de cerca de 50 pessoas da capital e interior paulista. Realizado nas dependências do Centro Espírita Gabriel Ferreira, local onde atua a equipe da instituição que também responde pelo setor na USE SP, teve como ponto alto a troca de informações e a possibilidade dos participantes conhecerem a estrutura proposta para realização da atividade e manusearem materiais diversos utilizados nas reuniões infanto-juvenis.

O programa do curso tratou dos objetivos da atividade, os componentes do processo educativo e perfil do trabalhador, passando pela elaboração de planejamento de temas e aulas, recursos didáticos e a inserção do setor dentro da estrutura da Casa Espírita.

Tudo em uma linguagem simples e, principalmente, pautada em exemplos práticos implantados e avaliados como positivo. Os Educadores, ainda, se divertiram lendo Histórias em Quadrinhos com temática doutrinária e conhecendo outros recursos usados para facilitar a divulgação da Doutrina Espírita junto público infantojuvenil. Entre os mais procurados, destaque para os jogos espíritas desenvolvidos pela equipe, a Biblioteca para Educadores Espíritas e a destinada aos Educandos (com acervo de mais de mil títulos, todos eles lidos e já separados por faixa etária), brinquedos feitos com material reciclado, etc.

O Albergue Noturno de Itu, está iniciando sua Campanha de Natal 2012.

O objetivo desta Campanha é atender as famílias carentes cadastradas pela Instituição.

Quem puder estar colaborando com uma CESTA BÁSICA, pode entrar em contato pelo telefone 11-4023-0085, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e falar com Carminha.


A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • O que são espíritos agêneres?




    Fonte: Rádio Boa Nova 

    Você já ouviu falar em espíritos agêneres? O que a doutrina espírita fala sobre o assunto? Confira as considerações a seguir.

    Leia mais...
  • O tempo no plano espiritual




    Fonte:
    Letra espirita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve

    doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Leia mais...
  • Raciocinar a fé para que a fé não raciocine por nós.

     




    Por:
    Wellington Balbo

    Quando Kardec codificou o Espiritismo, século 19, sua ideia passou bem longe de construir uma nova religião ou transformar seus livros numa espécie de bíblia com recheio de dogmas.

    Nada disso.

    Leia mais...
  • Espíritos de pessoas em Coma




    Por:
    Letra Espírita - Por: Isabel Miranda

    Como espíritas, aprendemos que cada encarnação se presta a acrescentar novos aprendizados, reparar erros do passado ou até mesmo cumprir missões importantíssimas ao avanço da humanidade.[1]

    Leia mais...
  • Orar é abrir a alma a Deus

     



    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos - Imagem: Pixabay

    "E não duvideis de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por vosso Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII, Modo de Orar). O brasileiro é um povo eminentemente religioso.

    Leia mais...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato