fbpx
HomeInformativoNotícias

Notícias

Sexta, 19 Abril 2013 11:22

Ave, 18 de Abril!

Foi no dia 18 de abril de 1857, na cidade de Paris, capital da França, que veio a lume "O Livro dos Espíritos", a obra basilar do Espiritismo, ditada pelo mundo invisível e compilada, separada, classificada e codificada pelo ínclito professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, que, propositadamente, adotou o pseudônimo de Allan Kardec, nome que tivera em recuada existência pretérita, a fim de que a obra pudesse ser comprada, se fosse o caso, pelo seu conteúdo e não por quem a assinava, já que era ele muitíssimo conhecido e reconhecido, como professor e como autor de diversos livros, vários dos quais adotados pela Universidade de Paris, notadamente os que versavam sobre educação.

Teve considerável peso também, na adoção do pseudônimo, o fato de que o livro foi ditado pelos Espíritos Superiores, daí o título "O Livro dos Espíritos", não sendo obra dele, professor Rivail, portanto, não obstante tenha nela lançado inúmeros comentários e observações pessoais.

Nota-se, assim, desde logo, por esses detalhes, a conduta reta e ilibada do professor Rivail, o codificador do Espiritismo, que foi discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi, famoso educador e fundador do Internato de Yverdon, na Suíça, e, posteriormente, seu substituto predileto, tendo sido considerado pelo célebre astrônomo francês Camille Flammarion "o bom senso encarnado", que, acrescente-se, sempre procurou agir com seriedade e sem rejeições apriorísticas, características do verdadeiro cientista.

Constituía traço característico de sua personalidade, por igual, a preservação da ética, sempre, em suas múltiplas e variadas expressões.

De 1855 a 1869, quando desencarnou em 31 de março, o eminente e ilustrado professor Rivail consagrou sua existência ao Espiritismo.

Desencarnou ontem, dia 25 de fevereiro, em São Paulo, o ator e diretor teatral Luiz Baccelli, que recentemente atuou no filme E A Vida Continua…, no papel principal como Ernesto Fantini.

Baccelli sofreu uma parada cardíaca em decorrência de complicações hepáticas que vinha enfrentando nos últimos meses.  O velório iniciado ontem será realizado no Cemitério do Araçá (Av. Dr. Arnaldo, 300 – São Paulo/SP) até às 14h de hoje, dia 26, onde o corpo será levado para cremação no Cemitério de Vila Alpina às 15h30.

Nascido em 13 de setembro de 1943 era professor, historiador e diretor do grupo teatral Ação Entre Amigos. Participou de novelas e mais recentemente atuou no filme E A Vida Continua…, baseado em livro ditado pelo espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier, com direção de Paulo Figueiredo.

Fonte: http://www.febnet.org.br

Quarta, 12 Dezembro 2012 20:41

Nasce o Instituto Cairbar Schutel

Um grupo de amigos, entre eles alguns casais, de cinco cidades (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Guaxupé-MG e Matão), num projeto que gradativamente ganhou corpo, fundou o INSTITUTO CAIRBAR SCHUTEL.

Num tempo aproximado de quase dois anos, os diálogos se estabeleceram e a união concretizou o sonho. A ideia foi apresentada ao público espírita durante o ENCONTRO CAIRBAR SCHUTEL, ocorrido em Matão no último mês de setembro, na presença aproximada de 600 pessoas, de 75 cidades e 5 estados representados.

Satisfeita a exigência legal dos ESTATUTOS, com registro em cartório, e a obtenção do CNPJ para formalização de Pessoa Jurídica, a instituição gradativamente ficará conhecida do público e iniciará sua atuação, agregando companheiros idealistas de todo o país.

Sem fins lucrativos e sem remunerar sócios ou diretores, a instituição tem foco definido em proposta ousada e criativa na divulgação espírita, que será gradativamente conhecida.

Para geração da primeira receita e início da ação, amigos de Araraquara organizaram um show musical, O Som da Paz, evento que ocorreu no dia 24 de novembro de 2012.

A instituição, embora sediada em Matão, não é de Matão, nem de Araraquara. Ela beneficiará toda a região, promovendo e patrocinando eventos, formando e reciclando tarefeiros e direcionando esforços para outras metas que gradativamente serão apresentadas ao movimento espírita.

Estejamos juntos. É o primeiro passo de ações, iniciativas e realizações que virão gradativamente. Nossa gratidão a todos!

Por: Orson Peter Carrara

Fonte: http://institutocairbarschutel.org

Quarta, 12 Dezembro 2012 18:36

História das Irmãs Fox vai firar filme

Livro Falando com os Mortos, que aborda a historia das irmãs Fox virará filme.

A Cinetica Filmes, do roteirista Wagner Assis, e a Migdal Filmes, da cineasta Iafa Britz compraram os direitos de Barbara Weisberg.

O projeto já está em desenvolvimento.

Weisberg. O projeto já está em desenvolvimento.
A obra retrata a história real das irmãs Kate e Maggie Fox que provocaram grandes repercussões ao revelar que conseguiam se comunicar com espíritos.
O livro, bem recebido pela crítica, conta com pesquisa por parte da autora das análises psicológicas e culturais sobre as jovens e a família Fox, além de estudar o local e a época em que viveram.

Fonte: Site da FEB http://www.febnet.org.br/
Quarta, 05 Dezembro 2012 22:12

Curso de Educadores Espíritas da Infância

permite aos participantes o manuseio de materiais variados como fotonovela, radionovela,  entre outros recursos

Martha Rios Guimarães - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O já tradicional curso de formação de Educadores Espíritas da Infância, realizado pelo Departamento de Infância da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo em 25 de novembro de 2012, contou com a participação de cerca de 50 pessoas da capital e interior paulista. Realizado nas dependências do Centro Espírita Gabriel Ferreira, local onde atua a equipe da instituição que também responde pelo setor na USE SP, teve como ponto alto a troca de informações e a possibilidade dos participantes conhecerem a estrutura proposta para realização da atividade e manusearem materiais diversos utilizados nas reuniões infanto-juvenis.

O programa do curso tratou dos objetivos da atividade, os componentes do processo educativo e perfil do trabalhador, passando pela elaboração de planejamento de temas e aulas, recursos didáticos e a inserção do setor dentro da estrutura da Casa Espírita.

Tudo em uma linguagem simples e, principalmente, pautada em exemplos práticos implantados e avaliados como positivo. Os Educadores, ainda, se divertiram lendo Histórias em Quadrinhos com temática doutrinária e conhecendo outros recursos usados para facilitar a divulgação da Doutrina Espírita junto público infantojuvenil. Entre os mais procurados, destaque para os jogos espíritas desenvolvidos pela equipe, a Biblioteca para Educadores Espíritas e a destinada aos Educandos (com acervo de mais de mil títulos, todos eles lidos e já separados por faixa etária), brinquedos feitos com material reciclado, etc.

O Albergue Noturno de Itu, está iniciando sua Campanha de Natal 2012.

O objetivo desta Campanha é atender as famílias carentes cadastradas pela Instituição.

Quem puder estar colaborando com uma CESTA BÁSICA, pode entrar em contato pelo telefone 11-4023-0085, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e falar com Carminha.


A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Não temos que seguir pessoas, mas seguir ao Cristo

     

    Por: Orson Peter Carrara

    Pessoas humanas somos falíveis, sujeitos a equívocos e distrações, seduzidos muitas vezes pela vaidade ou pelas variadas paixões, manipulados por vontades alheias ou conduzidos por impressões e imperfeições que tanto nos caracterizam, que nos dão visão limitada e bem pequena da realidade que nos cerca, bem como dos objetivos maiores nas ocorrências e acontecimentos.

    Isso vale para tudo, considerando nossa condição de aprendizes, onde muitas vezes o comportamento caracteriza-se incoerente com as informações já disponíveis.

    Leia mais...
  • Análise de palestras espíritas




    Por: Wellington Balbo

    Participo de um grupo de estudos do Espiritismo pela internet, grupo, aliás, muito instrutivo. Costumo aprender com os comentários dos estudiosos e, dia desses vi algo, num comentário, que me chamou atenção.

    Um componente do grupo pediu a outro participante para analisar determinada palestra espírita que havia sido proferida em sua cidade. Então, após o pedido, a análise foi feita de forma muito tranquila, com argumentos e sem qualquer ofensa a referida palestra ou ao orador.

    Leia mais...
  • A criança obsidiada



    Imagem/Reprodução-Pixabay

    “Aliás, não é racional considerar-se a infância como um estado normal de inocência.
    Não se vê em crianças dotadas dos piores instintos, numa Idade em que ainda nenhuma influência pode ter tido a educação?
    Donde a precoce perversidade, senão da inferioridade do Espírito, uma vez que a educação em nada contribuiu para isso?”
    (O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questão 199-a.)

    Leia mais...
  • Cirurgia espiritual




    Imagem: Reprodução Pixabay
    Fonte: Portal do espírito 
    Autor: Nilton Cardoso

    Muitos acreditam que uma cura por cirurgia astral, ou operação espiritual é milagre. Claro que dependendo da crença de cada um pode até ser chamado de milagre, pois existem pessoas que não entendem como tal pode acontecer.

    Mas acima de tudo está a medicina convencional, pois é esta ciência que representa na Terra as providências para que a melhora do mal que atinge o corpo físico se restitua. Sempre digo que o médico é o representante mais direto dos desígnios de Deus na terra no que concerne aos males do corpo.

    Leia mais...
  • Atividade Noturna do Espírito (Desdobramento)


    Imagem Divulgação/Pixabay
    Por: Aluney Elferr Albuquerque Silva
    FONTE: PORTAL DO ESPÍRITO

    Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo; devido aos laços fluídicos estarem mais tênues. A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência. Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez. Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato