Toda Comarca precisa ter um Grupo de Apoio à Adoção e Itu não dispunha deste Grupo.
Na Semana Nacional da Adoção em Seminário realizado nas dependências do Fórum de Itu, foi finalmente dado início à formação deste Grupo, por iniciativa do Grupo Parlamentar Pró Adoção.
Os voluntários então tiveram sua primeira reunião em 05 de junho de 2014, data de formação e fundação do Grupo, o qual dessa data em diante foi tomando corpo e após outras reuniões, finalmente se tornou um Grupo, sendo que já possuí inclusive um nome: Filhos do Coração.
Fundada no dia 2 de maio de 1965, a instituição está sediada no bairro Casa Forte, na bela cidade do Recife.
Vivendo sob o regime ditatorial militar e sem deixar o orgulho de lado para manter seu autoritarismo e repressão frente aos mais fracos, o Brasil, durante a década de 70, foi palco de grandes acontecimentos, principalmente na área cultural (música, teatro, cinema e literatura). Contudo, em abril de 1965, na cidade de Guarujá-SP, realizava-se a primeira edição do Festival de Música Popular Brasileira, um movimento que iria quebrar os paradigmas da época.
No mês seguinte, na cidade do Recife-PE brotava mais uma semente que “lutaria” a favor dos simples e humildes de coração, entretanto, ficaria contra o orgulho, que ainda permanece entre muitos dos encarnados no planeta Terra. Nascia aí a Associação Espírita Casa dos Humildes, uma magnífica e honrosa instituição, presente há 48 anos na capital pernambucana, que, segundo a Prefeitura Municipal, é a cidade que concentra os negócios e atividades governamentais do Estado.
A frase acima pode servir perfeitamente de legenda para o trabalho realizado pela Fundação Espírita João de Freitas
Lúcio Aneu Sêneca, romano, nasceu no ano 4 a.C. e desencarnou em Roma aos 68 anos de idade. Rico, vivia uma vida simples e buscava contemplá-la com o melhor das suas forças e da sua filosofia. Um dia refletindo sobre os anciãos disse: “Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.” Com muita propriedade o filósofo, contemporâneo de Jesus, olhava para o idoso com ternura ofertando-lhe uma colher de estímulo. Em verdade quando se chega aos anos superiores da vida física o homem traz em si toda uma gama de experiências. Somente mais tarde o ser encarnado pode avaliar o valor de uma existência no corpo físico. Ali, quase sempre distanciado dos ardores e das paixões, pode refletir com calma e sabedoria utilizando para isto a ferramenta da maturidade. É bom conversar com o idoso. É bom encontrá-lo no clube, na praia, nas arenas dos grandes torneios, é bom tentar ler seus pensamentos, divagações e apreciar seu sorriso cálido, suas mãos que realizaram, seus sonhos de encontros com o Deus da sua crença. Ao seu lado muitas vezes nos sentimos enternecidos. Quantos vovôs e vovós não se tornam arrimos psicológicos de uma família. Quantas vezes suas presenças são requisitadas para uma opinião sensata porque eivada de conhecimentos...
93 anos de amor ao próximo
Por: Rita Ramos Cordeiro
O Centro Espírita Jesus foi fundado no dia 22 de maio de 1920 por um grupo de pessoas que tinham como missão congregar pessoas sem distinção de sexo ou nacionalidade, a fim de praticar o Espiritismo, se constituindo em trabalhos práticos e teóricos, inclusive na prática indistinta da caridade.
A sede CEJ é própria e para sua manutenção conta com diversos tipos de doação e com a realização de eventos.
Atualmente o Centro Espírita Jesus recebe mensalmente cerca de 1.800 pessoas, entre assistidos e colaboradores.
Ampliando as atividades da Casa, o CEJ conta com uma Comissão de Eventos, responsável pelas festas típicas, feiras de artesanato, entre outras.
Há 63 anos Transformando Vidas!
O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, foi fundado em 28 de janeiro de 1949. Uma Instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que desde o início optou pelo atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual, em todos os graus de comprometimento: leve, moderado, grave e profundo com ou sem deficiência física associada.
Contando inicialmente com atendimento para 15 crianças carentes com deficiência intelectual, em uma residência na cidade de Guarulhos,logo sentiu-se a necessidade de ampliar o espaço em razão da enorme procura da sociedade. Assim, no ano de 1959, foi adquirido um terreno de 70.000 m², onde foram construídas as 4 Unidades hoje existentes, respectivamente nos anos de 1962, 1964, 1968 e 1974.
Atualmente são atendidos cerca de 1600 pacientes, dos quais 600 são residentes na Unidade de longa Permanência necessitando de cuidados por toda a vida, e os demais em regime ambulatorial, onde são realizados aproximadamente 2.000 atendimentos por mês a pacientes da comunidade, de forma que podem recebê-lo com qualidade e continuar partilhando do convívio familiar e social.
Ao paciente é oferecido atendimento médico em todas as suas especialidades: Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Radiologia que, associado às terapias de Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia Neuromotora e Cardiorrespiratória, e às atividades interdisciplinares de Educação Física, Terapia Ocupacional e Serviço Social, geram qualidade de vida ao paciente, missão essa estabelecida pela Instituição.
O Centro Espírita Nosso Lar nasceu em 28 de janeiro de 1949, na rua Ezequiel Freire, 732, Santana.
Casa onde morou o idealizador desta obra, João Castardelli que, aos 12 anos, já escrevia textos espiritualistas para o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.
Desencarnou jovem, vítima de séria doença que aos 18 anos não lhe permitia a saída de casa. Desta forma, a família intensificou os estudos da Doutrina Espírita, e João passou a dirigir os trabalhos e reuniões em seu lar. Mesmo após o seu desencarne, as reuniões continuaram, e a cada encontro o número de freqüentadores crescia, o que levou Paulo Castaldelli a oficializar os encontros, fundando o Centro. O sonho de João estava se concretizando.
No dia da cerimônia de inauguração, foi criado o primeiro estatuto da Instituição, cuja finalidade é promover a caridade espiritual e material, sem qualquer distinção de crença religiosa, nacionalidade, cor, sexo ou faixa etária. Lembrando-se da orientação de João, o trabalho do Centro foi intensificado nos cuidados às crianças órfãs.
Uma mensagem espiritual muda o curso dos trabalhos, enfatizando que deveria cuidar de crianças portadoras de deficiência física e mental.
As diretrizes da Instituição são conseqüências do estudo e prática da Doutrina Espírita.
…
Por: Vania Mugnato de Vasconcelos
Não há maior ilusão do que essa que escutamos ou dizemos nos velórios de alguém que nos importa. O descanso não faz parte das leis divinas, Deus é produtivo e criou leis produtivas, basta ver que o ser humano só mantém a saúde física e mental através de trabalho.
Por: Rita Ramos Cordeiro
“Criemos metas em nossas vidas e não as percamos de vista. Se forem nobres, o universo conspirará a nosso favor e tudo se realizará.”
Em dezembro, está fazendo parte do Clube do Livro Emmanuel o livro Resgate e Libertação, último lançamento de Roberto de Carvalho, pelo espírito Basílio. O escritor já tem trinta e quatro livros espírita publicados, entre romance, juvenil, infantil e dissertações.
Fonte: Correio Espírita - Por: Guaraci Silveira - Imagem: Pixabay
O processo de uma encarnação é magnífico. Se existissem milagres diríamos que é o milagre da vida. De repente um Espírito retorna à vida física e o faz adentrando novo corpo através de um processo de aglutinação celular e justaposição às suas necessidades na nova experiência carnal.
Fonte: Rita Ramos Cordeiro - Por: Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Pixabay
Com o grave momento que se vive atualmente, com a constante profecia de fim de mundo, com o medo generalizado, com as insistentes teorias de conspirações, o mundo espiritual está cada vez mais presente fazendo com que os espíritos sejam mencionados e responsabilizados quase o tempo todo por tudo o que acontece com o mundo, e através dos médiuns, as pessoas buscam respostas e soluções para um mundo tão conturbado.
Fonte: Letra Espírita - Por: Juliana Procopio - Imagem: Pixabay
Segundo o Livro dos Médiuns “no número das dificuldades que a prática do Espiritismo apresenta é necessário colocar a da obsessão em primeira linha.
Conheça nosso clube do livro.
Receba todo mês um livro na sua casa.
Cadastre-se aqui para aproveitar.
Design e produção : M&M Informática
Jornalista responsável : Rita Ramos Cordeiro