fbpx
HomeInformativoInstituições

Instituições

Toda Comarca precisa ter um Grupo de Apoio à Adoção e Itu não dispunha deste Grupo.

Na Semana Nacional da Adoção em Seminário realizado nas dependências do Fórum de Itu, foi finalmente dado início à formação deste Grupo, por iniciativa do Grupo Parlamentar Pró Adoção.

Os voluntários então tiveram sua primeira reunião em 05 de junho de 2014, data de formação e fundação do Grupo, o qual dessa data em diante foi tomando corpo e após outras reuniões, finalmente se tornou um Grupo, sendo que já possuí inclusive um nome: Filhos do Coração.

Fundada no dia 2 de maio de 1965, a instituição está sediada no bairro Casa Forte, na bela cidade do Recife.

Vivendo sob o regime ditatorial militar e sem deixar o orgulho de lado para manter seu autoritarismo e repressão frente aos mais fracos, o Brasil, durante a década de 70, foi palco de grandes acontecimentos, principalmente na área cultural (música, teatro, cinema e literatura). Contudo, em abril de 1965, na cidade de Guarujá-SP, realizava-se a primeira edição do Festival de Música Popular Brasileira, um movimento que iria quebrar os paradigmas da época.

No mês seguinte, na cidade do Recife-PE brotava mais uma semente que “lutaria” a favor dos simples e humildes de coração, entretanto, ficaria contra o orgulho, que ainda permanece entre muitos dos encarnados no planeta Terra. Nascia aí a Associação Espírita Casa dos Humildes, uma magnífica e honrosa instituição, presente há 48 anos na capital pernambucana, que, segundo a Prefeitura Municipal, é a cidade que concentra os negócios e atividades governamentais do Estado.

Quarta, 07 Agosto 2013 20:48

Ao idoso com carinho

A frase acima pode servir perfeitamente de legenda para o trabalho realizado pela Fundação Espírita João de Freitas

Lúcio Aneu Sêneca, romano, nasceu no ano 4 a.C. e desencarnou em Roma aos 68 anos de idade. Rico, vivia uma vida simples e buscava contemplá-la com o melhor das suas forças e da sua filosofia. Um dia refletindo sobre os anciãos disse: “Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.” Com muita propriedade o filósofo, contemporâneo de Jesus, olhava para o idoso com ternura ofertando-lhe uma colher de estímulo. Em verdade quando se chega aos anos superiores da vida física o homem traz em si toda uma gama de experiências. Somente mais tarde o ser encarnado pode avaliar o valor de uma existência no corpo físico. Ali, quase sempre distanciado dos ardores e das paixões, pode refletir com calma e sabedoria utilizando para isto a ferramenta da maturidade. É bom conversar com o idoso. É bom encontrá-lo no clube, na praia, nas arenas dos grandes torneios, é bom tentar ler seus pensamentos, divagações e apreciar seu sorriso cálido, suas mãos que realizaram, seus sonhos de encontros com o Deus da sua crença. Ao seu lado muitas vezes nos sentimos enternecidos. Quantos vovôs e vovós não se tornam arrimos psicológicos de uma família. Quantas vezes suas presenças são requisitadas para uma opinião sensata porque eivada de conhecimentos...

Quarta, 24 Julho 2013 23:25

Centro espírita Jesus

93 anos de amor ao próximo

Por: Rita Ramos Cordeiro 

O Centro Espírita Jesus foi fundado no dia 22 de maio de 1920 por um grupo de pessoas que tinham como missão congregar pessoas sem distinção de sexo ou nacionalidade, a fim de praticar o Espiritismo, se constituindo em trabalhos práticos e teóricos, inclusive na prática indistinta da caridade.

A sede CEJ é própria e para sua manutenção conta com diversos tipos de doação e com a realização de eventos.

Atualmente o Centro Espírita Jesus recebe mensalmente cerca de 1.800 pessoas, entre assistidos e colaboradores.

Ampliando as atividades da Casa, o CEJ conta com uma Comissão de Eventos, responsável pelas festas típicas, feiras de artesanato, entre outras.

Quinta, 23 Mai 2013 20:06

Casas André Luiz

Há 63 anos Transformando Vidas!

O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, foi fundado em 28 de janeiro de 1949. Uma Instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que desde o início optou pelo atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual, em todos os graus de comprometimento: leve, moderado, grave e profundo com ou sem deficiência física associada.

Contando inicialmente com atendimento para 15 crianças carentes com deficiência intelectual, em uma residência na cidade de Guarulhos,logo sentiu-se a necessidade de ampliar o espaço em razão da enorme procura da sociedade. Assim, no ano de 1959, foi adquirido um terreno de 70.000 m², onde foram construídas as 4 Unidades hoje existentes, respectivamente nos anos de 1962, 1964, 1968 e 1974.

Atualmente são atendidos cerca de 1600 pacientes, dos quais 600 são residentes na Unidade de longa Permanência necessitando de cuidados por toda a vida, e os demais em regime ambulatorial, onde são realizados aproximadamente 2.000 atendimentos por mês a pacientes da comunidade, de forma que podem recebê-lo com qualidade e continuar partilhando do convívio familiar e social.

Ao paciente é oferecido atendimento médico em todas as suas especialidades: Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Radiologia que, associado às terapias de Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia Neuromotora e Cardiorrespiratória, e às atividades interdisciplinares de Educação Física, Terapia Ocupacional e Serviço Social, geram qualidade de vida ao paciente, missão essa estabelecida pela Instituição.

O Centro Espírita Nosso Lar nasceu em 28 de janeiro de 1949, na rua Ezequiel Freire, 732, Santana.

Casa onde  morou o idealizador desta obra, João Castardelli que, aos 12 anos, já escrevia textos espiritualistas  para   o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

Desencarnou jovem, vítima de séria doença que aos  18 anos não lhe permitia a saída de casa. Desta forma, a família intensificou os estudos da Doutrina Espírita, e João passou a dirigir os trabalhos e reuniões em seu lar. Mesmo após o seu desencarne, as reuniões continuaram, e a cada encontro o número  de freqüentadores crescia, o que levou Paulo  Castaldelli a oficializar os encontros,  fundando o Centro. O sonho de João estava se  concretizando.

No dia da cerimônia de inauguração, foi criado o primeiro estatuto da Instituição, cuja finalidade é promover a caridade espiritual e material,  sem qualquer  distinção de crença religiosa, nacionalidade, cor, sexo ou faixa etária. Lembrando-se da orientação de  João, o trabalho do Centro foi intensificado nos  cuidados às crianças órfãs. 

Uma   mensagem espiritual muda o curso dos trabalhos, enfatizando que deveria cuidar de crianças portadoras de deficiência física e mental. 

As diretrizes da Instituição são conseqüências do estudo  e prática da Doutrina Espírita.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Psicoses: Esquizofrenia e Reencarnação




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Rafaela Paes

    As psicoses, de um modo geral, são conceituadas como um estado mental em que o paciente acaba perdendo seu contato com a realidade, passando a apresentar comportamentos antissociais (REDAÇÃO, 201?, on-line).

    Leia mais...
  • A maior caridade que se faz ao Espiritismo é a mudança no comportamento.

     




    Por:
    Wellington Balbo - Imagem: Pixabay

    Um amigo me contou a história de dona Margarida, que por conta de uma razão qualquer um dia chegou à casa espírita.

    Encantou-se. Meteu a cara nos livros e arregaçou as mangas do coração.

    Leia mais...
  • Obsessores: Como perceber sua presença




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Silvio Cardoso

    A Doutrina Espírita, se apresenta de forma diferente de muitas manifestações científicas, filosóficas ou religiosas pelo fato de ter na sua origem, estudos de fenômenos que não são propriamente o principal objetivo deste movimento centrado na moral cristã, mas que tem seu papel fundamental por meio de estudo, trazer esclarecimento e através do avanço intelectual alavancar o avanço da moralidade dos seres habitantes do nosso planeta. Dentre estes fenômenos ditos espirituais, vale destacar o processo de obsessão, conhecido por causar influência comportamental perceptível ou não ao obsidiado dependendo do grau em que aconteça.

    Leia mais...
  • Modernas Formas de Violência




    Por: Rafael Siqueira

    Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

    Leia mais...
  • Deus usa o tempo...




    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Temos pressa. Pressa de viver, de ser felizes, de ficar bem de vida. Desejamos que o final de semana chegue veloz, assim como as próximas férias e com elas todas as promessas de descanso e alegria. E sentimos pressa de receber promoção, aumento de salário, reconhecimento. Vivemos certa agonia quando o tempo rasteja aos nossos olhos, demorando a nos servir naquilo que necessitamos, que desejamos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato