fbpx
HomeInformativo Entrevistas

Entrevistas

Conhecendo o PROJETO CRIANÇA

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cidade do interior paulista tem exemplo de atuação em favor da criança

Nossa entrevistada é coordenadora de Educação Espírita no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Batuíra, em São Carlos, interior paulista, onde reside. Natural de São Joaquim da Barra, é professora universitária e traz detalhes da iniciativa a que se vincula junto com outros companheiros.

1 - O que é o PROJETO CRIANÇA?
O projeto criança é um trabalho de assistência à criança em situação de risco social e seus familiares, com atividades de reforço escolar, evangelização infantil, socialização e profissionalização.

2 - Quando foi fundado e por quem? Quais os objetivos?
Foi fundado em julho de 1999, pelo GFEI Batuíra, após convocação da espiritualidade da casa para  a retomada do princípio de auxílio à criança, que é um dos compromissos do Movimento da Fraternidade, no Brasil, do qual o grupo faz parte. Seus objetivos são o trabalho integrado em três vertentes principais: a evangelização cristã, o incentivo ao trabalho e aos estudos.

Quarta, 02 Novembro 2011 19:05

Entrevista: Dra. Marlene Nobre

Marlene Nobre

1) Como surgiu a AME?
R: A Associação Médico-Espírita do Brasil surgiu em 17 de junho de 1995,
como resultado da união de esforços de nove AMEs. Hoje são perto de 50 associadas.

2) Como é a atuação da AME fora e dentro do movimento espírita?
R: A AME-Brasil tem por finalidade desenvolver o braço científico da Doutrina. A sua atuação dá-se na produção científica, por intermédio de cursos, simpósios, eventos em geral, elaboração de pesquisas, divulgação através de publicações diversas, tais como revista, livros, apostilas, boletins, etc. Os diretores das AMEs atuam nas Casas Espíritas às quais pertencem, favorecendo o trabalho de assistência social e educacional.

3) Quem são os associados da AME? Como se associar?
A AME-Brasil não tem quadro associativo próprio, é formada de todos os sócios das AMEs em geral. Qualquer cidade pode ter sua AME e os médicos podem se associar; há também a figura do sócio colaborador, isto é, da pessoa não médica que pode se associar.

4) Como podemos entender o conceito de saúde?
R: Segundo Emmanuel, "Saúde é a perfeita harmonia da alma". Assim, o
conceito de saúde evolui com o próprio homem. À medida que a alma progride do ponto de vista moral, vai se tornando cada vez mais saudável.

Quarta, 19 Outubro 2011 20:18

Entrevista com Renato Prieto

Renato Prieto é diretor e produtor teatral, além de se apresentar como ator em várias peças de Teatro.
Foi o protagonista do Filme “Nosso Lar”, assistido por mais de 5.000 milhões de pessoas.
Acompanhem uma entrevista exclusiva de Renato Prieto ao nosso site.

Qual seu nome completo e idade?
Carlos Renato Prieto Vettorazzi..Como espírito não tem idade..é eterno(hahahahaha)..digo....Ok! já passei dos 50 !!

Em qual cidade nasceu e qual reside atualmente?
Cheguei no planeta...no tranqüilo estado do Espírito Santo...em uma família muito bacana e unida. Moro no Rio de Janeiro...no bairro do Leme (outra tranqüilidade)

Onde você estudou teatro e qual foi sua primeira peça teatral?
Sou formado pelo Conservatório Nacional de Teatro (atual UNIRIO).Minha estréia foi no espetáculo Vivaldino, texto do Millor Fernandes com direção do José Renato no Teatro Casa Grande/RJ e no elenco estavam também Grande Otelo/Ary Fontoura/Ítala Nandi.

Você é ator e diretor a quantos anos?
Estou próximo dos 30 anos..(meu Deus,como o tempo passa !!)..ainda bem que não joguei preciosos minutos fora..ainda bem...!!

Sexta, 14 Outubro 2011 13:55

Francisco Francinaldo Rafael de Oliveira

Francisco Francinaldo Rafael de OliveiraUma experiência potiguar dá exemplo de unificação

Com movimento espírita bem jovem, Mossoró-RN demonstra dinamismo na divulgação

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso entrevistado nasceu em Santa Cruz-PB, mas reside em Mossoró-RN há 27 anos. Espírita desde o ano 2.000, bacharel em Ciências Contábeis e graduando em Jornalismo, vincula-se ao Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, coordenando o Depto. De Comunicação Social, e responde à entrevista de nossa revista comentando sobre a tradicional Semana Espírita da cidade.

1 - Situe Mossoró no contexto histórico- geográfico-demográfico-econômico para o leitor.
Num resumo histórico, foi a primeira cidade do estado a realizar campanhas para libertação de seus escravos, tendo conseguido tal intento cinco anos antes da Lei Áurea. Orgulha-se disso e a data é festivamente comemorada até hoje, sendo o dia 30 de setembro, data magna do feito, feriado municipal. Outro feito histórico é o Motim da Mulheres. No dia 04 de setembro de 1875, 300 mulheres foram às ruas contra o alistamento dos seus filhos e maridos. No cartório militar, rasgaram as fichas de alistamento. Foi em Mossoró também que se registrou o primeiro voto feminino do Brasil. Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró,  a primeira eleitora inscrita no Brasil, ano de 1928. Em 1927, com seus 20 mil habitantes, a cidade vivia um largo período de expansão comercial e industrial, possuía o maior parque salineiro do país, empresas algodoeiras, despertou a cobiça do cangaceiro Lampião. O bandoleiro exigia 400 contos de réis para não atacar a cidade. O prefeito à época, Rodolfo Fernandes, não aceitou a chantagem e convocou os homens da cidade à defendê-la. No dia 13 de junho de 1927, Mossoró botou prá correr Lampião e sua gente. Num resumo geográfico-demográfico-econômico, Mossoró é a segunda maior cidade do RN, conta atualmente com 260 mil habitantes. Localiza-se no Oeste Potiguar, entre Natal, a capital do estado, e Fortaleza, capital do Ceará.  É uma cidade em expansão permanente. Sua economia está diretamente ligada a produção de petróleo, sal, fruticultura irrigada.

COMUNIDADE NOVO SER COMPLETA UM ANO DE ATIVIDADES

Por:  Rita Ramos Cordeiro 

 

Em setembro de 2011, a Comunidade Novo Ser de Itu, sob a coordenação do psicanalista Wilson Cerqueira, completou um ano de existência.

Convidamos Tadeu Artur Cavedem, um dos membros e palestrante da equipe, para nos contar como foi este um ano de atividades da Comunidade Novo Ser.

1- Recentemente a Comunidade Novo Ser completou um ano de atividades em Itu. Como você avalia este primeiro ano?
Foi um grande sucesso, pois no último encontro ouvimos vários depoimentos que nos deu mais motivação para continuarmos com esse trabalho, que tem ajudado muita gente a se conhecer melhor.

Quarta, 28 Setembro 2011 18:20

Entrevista com Guaraci de Lima Silveira

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Teatro, contos, inspiração mediúnica e lúcida visão espírita

Com inspirado livro de contos recém-lançado, a experiência com o teatro e opiniões bem fundamentadas, entrevista é muito oportuna

GUARACI DE LIMA SILVEIRANatural de Oliveira Fortes-MG e radicado em Juiz de Fora-MG desde 1966, Guaraci é espírita desde a infância e com orientação da “Casa do Caminho”, na mesma cidade onde reside, pode equilibrar a mediunidade e estudar o Espiritismo com dedicação. Vinculado ao movimento espírita da cidade e mais particularmente à Associação Espírita Paz e Amor, onde atua na mediunidade, é também palestrante e possui dois livros publicados: Navegador Racional, de poesias (1999, pela Minas Editora) e Destinos, Marcas e Respostas, de contos (2011, Mythos), ambos psicografados, além de duas centenas de peças teatrais – sendo que três delas estão publicadas em livros e são comercializados pela Editora Eletrônica Gato Sabido: Reencontro - O aborto sob a visão espírita, As Caudas do Dragão - Peça Infantil e Aquarela de Luz - Educação para o Trânsito. As lúcidas respostas à nossa entrevista trazem preciosas orientações.

1 - De onde e como surgiu a vontade de escrever contos?
Quando jovem, escrevia contos e os lia em reuniões culturais na Sociedade Luso Brasileira desta cidade. Percebi que era muito bom fazê-los. Lembro-me de um que se chamava: "A Felicidade Existe". Teve boa repercussão naquela época. Depois o teatro entrou prá valer em minha vida. Deixei os contos um pouco de lado. Um dia recomecei a escrevê-los e os adaptar para o palco. Um deles: ”Estranha Caixa” foi premiado num Festival de Teatro desta cidade. Outros eu os montava e apresentava em Centros Espíritas. Recentemente tenho mais de 120 contos escritos, distribuídos em sete livros, a serem publicados, sendo que o primeiro acaba de sair: Destinos, Marcas e Respostas - Contos inspiradores para elevar a alma. O conto Suarrina, que faz parte dessa Obra, também teve montagem para o teatro.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • O que são espíritos agêneres?




    Fonte: Rádio Boa Nova 

    Você já ouviu falar em espíritos agêneres? O que a doutrina espírita fala sobre o assunto? Confira as considerações a seguir.

    Leia mais...
  • O tempo no plano espiritual




    Fonte:
    Letra espirita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve

    doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Leia mais...
  • Raciocinar a fé para que a fé não raciocine por nós.

     




    Por:
    Wellington Balbo

    Quando Kardec codificou o Espiritismo, século 19, sua ideia passou bem longe de construir uma nova religião ou transformar seus livros numa espécie de bíblia com recheio de dogmas.

    Nada disso.

    Leia mais...
  • Espíritos de pessoas em Coma




    Por:
    Letra Espírita - Por: Isabel Miranda

    Como espíritas, aprendemos que cada encarnação se presta a acrescentar novos aprendizados, reparar erros do passado ou até mesmo cumprir missões importantíssimas ao avanço da humanidade.[1]

    Leia mais...
  • Orar é abrir a alma a Deus

     



    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos - Imagem: Pixabay

    "E não duvideis de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por vosso Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII, Modo de Orar). O brasileiro é um povo eminentemente religioso.

    Leia mais...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato