fbpx
HomeInformativo Entrevistas

Entrevistas

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Um trabalho doutrinário conjunto com o resgate da cidadania

Instituição de grande porte amplia atividades e congrega muitos tarefeiros

Em São José do Rio Preto, expressiva cidade do Estado de São Paulo, entre uma centena de casas espíritas, situa-se também o Centro Espírita Francisco de Assis, com amplo trabalho doutrinário, assistencial e de promoção humana. Fundado e dirigido pelo médico Agnaldo Vasconcelos – que é natural de Itapagipe-MG e atualmente residente em Rio Preto – a instituição amplia suas atividades focando o ser humano em sua integridade. Vasconcelos é espírita desde os 4 anos de idade, é palestrante e tem uma visão abrangente também na área de divulgação, com expressivo trabalho frente à ADDE – Associação de Divulgação da Doutrina Espírita. Acompanhe suas respostas na entrevista abaixo.


1 – Quando surgiu o Centro Espírita Francisco de Assis? Como foi? Cite data de fundação, localização e origem da iniciativa.

Surgiu de uma reunião com um casal de amigos (Dorival e Teresa Martins), em minha casa, com a proposta de realizarmos um programa de trabalho doutrinário o mais fiel possível a Kardec. Buscamos a Prefeitura, conseguimos um terreno e começamos algumas atividades para arrecadar fundos para a construção do prédio. Fundamos o Centro Espírita Francisco de Assis no dia 28 de março de 1.988, o qual se localiza na rua Benedito Guagliardi, 291, no Bairro Romano Calil, na cidade de São José do Rio Preto.

Quarta, 03 Agosto 2011 20:38

Entrevista com Roosevelt Thiago

Roosevelt Andolphato Tiago é natural de Jaú, é escritor, editor de livros, consultor empresarial e orador, e percorre todo o Brasil, divulgando a Doutrina Espírita ministrando palestras.

1- Você é palestrante ha 25 anos. Como tem sido seu contato com as pessoas e Casas Espíritas por todo o Brasil?
R. São experiências variadas, sempre produtivas, mas podemos ver as oscilações que existem e exigências de cada região. Porém temos construído fortes relações de amizade e parceria nos trabalhos de divulgação espírita, sempre quando identificamos companheiros tocados pela fidelidade doutrinária, como entendo ser a prioridade de nosso movimento.

 

2- Em seu trabalho como consultor empresarial treinando pessoas, você vê alguma ligação entre palestras de consultoria e as palestras espíritas?

R. Completamente, em todas as apresentações empresariais, utilizo o que a filosofia espírita oferece como base, sempre adequando o vocabulário para a neutralidade que cada situação pede, principalmente nos treinamentos de liderança, afinal, temos na figura de Jesus nosso maior líder.

 

Quarta, 27 Julho 2011 19:19

Entrevista-ALAN KRAMBECK

ALAN KRAMBECKEntrevista com ALAN KRAMBECK - Um olhar sobre a filosofia espírita

Autor destaca uso do raciocínio no entendimento espírita

Orson Peter Carrara, de Matão-SP – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graduado em Engenharia e Filosofia, profissionalmente professor, espírita desde 1990, Krambeck nasceu em Palmeira-PR e reside atualmente em São José dos Campos, no interior paulista. Vinculado ao Grupo Espírita Francisco de Assis e autor de quatro livros, traz em suas respostas a experiência e a importância da filosofia espírita.

 

1 - De onde surgiu seu vivo interesse sobre a Filosofia Espírita?
Após um período de intensas leituras a respeito da Doutrina veio em seguida a realização de cursos (curso básico, COEM, EAE, curso de passes).  Foi a partir de 2000 que houve interesse em se aprofundar no estudo da Doutrina. Em 2002 foi iniciado o Curso de Filosofia Espírita na FEESP e a partir daí o interesse foi sempre crescente nesta área do conhecimento. Veio a graduação e em seguida a pós-graduação.

2 - Quantos livros publicados até o momento? Relacione nome e ano da edição.
Temos até o momento 4 livros publicados:

1-     FILOSOFIA ESPÍRITA – História da Filosofia e os Principais Filósofos – Nov 2008

2-     FILOSOFIA ESPÍRITA – Temas da Filosofia – Fev 2009

3-     FILOSOFIA ESPÍRITA – Jun 2009

4-     AS RELIGIÕES E A DOUTRINA ESPÍRITA (ALTERIDADE) – Nov 2009

Quarta, 20 Julho 2011 20:02

entrevista-Wilson Frungilo Jr.

 

Vinte dias em comaEntrevista com o autor
Ao longo dos anos de mediunidade, foram 13 livros publicados, em português e espanhol, totalizando mais de 750.000 livros vendidos, todos com direitos doados ao Instituto de Difusão Espírita.

Seus livros são conhecidos pelo estilo simples e profundo, revelando de forma didática a abordagem dos conceitos da Doutrina Espírita no dia-a-dia de seus personagens, criando assim, uma identificação com seus leitores espíritas e não espíritas.

A seguir, Wilson Frungilo Jr. nos fala sobre seu processo de escrita e sobre seu novo romance, Vinte Dias em Coma.

Como se dá seu processo de escrita?
No momento em que escrevo, ocorre uma coparticipação inspiradora de Espíritos, os quais optam sempre pelo anonimato.

Como nasceu o último livro, “Vinte Dias em Coma”?
Como a quase totalidade de meus livros, este se iniciou com uma idéia que somente foi se desenvolvendo a partir do momento em que escrevia. Daí a minha certeza na inspiração e auxílio que recebo nesses momentos.

Qual o tema central deste livro?
O tema central trata da mudança que toda pessoa pode ter, desde o instante em que, tendo a oportunidade de tomar conhecimento e raciocinar mais profundamente sobre os porquês da vida, resolva trilhar o verdadeiro caminho para a felicidade.

O que o leitor pode esperar de “Vinte Dias em Coma”?
A ideia é a de que o leitor se envolva com os variados e emocionantes lances da história e que, a partir daí, venha a sentir a necessidade e a vontade de iniciar uma profunda transformação em sua vida e que passe a se interessar por todos os benefícios que a Doutrina dos Espíritos e o Evangelho de Jesus pode lhe oferecer como um norte certo para a verdadeira alegria de viver.

Quarta, 13 Julho 2011 22:54

Entrevista - Aloísio Silva

Entrevista com ALOISIO CARLOS DA SILVA

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Uma visão do perdão

Escritor aborda especificamente o assunto e seus benefícios

 

Mestre em Educação e professor universitário, natural de Muriaé-MG e residente em Guarapari-ES, espírita desde o nascimento, fundador e atual Presidente da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas, autor de vários livros – inclusive alguns na área acadêmica –, lança em nova edição seu livro A Terapêutica do Perdão. Sua valiosa entrevista oferece preciosa abordagem sobre a temática.

 

Quinta, 07 Julho 2011 14:13

Rubens de Castro


EquipeRubens de Castro é mineiro de 41 anos, natural e residente em Uberlândia – Minas Gerais.

É casado com Divina, e tem dois filhos, Rodrigo e 14 anos e Patrícia de 7 anos.

Atualmente  sua atividade profissional é Jornalista, trabalhando com Assessoria de Imprensa. Espírita há 25 anos, é fundador da Web Rádio Fraternidade, www.radiofraternidade.com.br


1- Você apresentou o Programa Fonte Viva de Luz em Uberlândia, durante quanto tempo?
Pois então, junto com amigos estávamos nesse trabalho por cerca de uns 8 anos.

2- Como surgiu a ideia de criar a Web Rádio Fraternidade?
É interessante. Quando as portas se fecharam na rádio convencional estava faltando alguma coisa. Lembro que sempre nas orações antes de deitar, no “bate-papo” com Jesus, sempre rogava a oportunidade de trabalhar a divulgação da Doutrina Espírita pelo rádio como fazíamos no Fonte Viva.

O tempo passou. Numa manhã de dezembro de 2008 acordei com tudo na cabeça. Parecia que tinha chegado do Plano Espiritual com tudo definido. Aliás, parecia não. Era verdade.

O nome já estava na cabeça: RÁDIO FRATERNIDADE. Registramos o domínio e corremos atrás para aprender toda parte técnica. Não sabíamos nada. A internet foi uma grande aliada para aprendermos. 

E também claro, a inspiração dos Benfeitores.

Não tenho dúvida nenhuma que fui apenas o instrumento. Existiam coisas, principalmente técnicas, que se não tivesse a ajuda Deles, não saberia como fazer. A rádio funcionou em caráter experimental de dezembro de 2008 a 31 de janeiro de 2009. Oficialmente foi ao ar com uma programação pré definida em 1 de fevereiro de 2009.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Psicoses: Esquizofrenia e Reencarnação




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Rafaela Paes

    As psicoses, de um modo geral, são conceituadas como um estado mental em que o paciente acaba perdendo seu contato com a realidade, passando a apresentar comportamentos antissociais (REDAÇÃO, 201?, on-line).

    Leia mais...
  • A maior caridade que se faz ao Espiritismo é a mudança no comportamento.

     




    Por:
    Wellington Balbo - Imagem: Pixabay

    Um amigo me contou a história de dona Margarida, que por conta de uma razão qualquer um dia chegou à casa espírita.

    Encantou-se. Meteu a cara nos livros e arregaçou as mangas do coração.

    Leia mais...
  • Obsessores: Como perceber sua presença




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Silvio Cardoso

    A Doutrina Espírita, se apresenta de forma diferente de muitas manifestações científicas, filosóficas ou religiosas pelo fato de ter na sua origem, estudos de fenômenos que não são propriamente o principal objetivo deste movimento centrado na moral cristã, mas que tem seu papel fundamental por meio de estudo, trazer esclarecimento e através do avanço intelectual alavancar o avanço da moralidade dos seres habitantes do nosso planeta. Dentre estes fenômenos ditos espirituais, vale destacar o processo de obsessão, conhecido por causar influência comportamental perceptível ou não ao obsidiado dependendo do grau em que aconteça.

    Leia mais...
  • Modernas Formas de Violência




    Por: Rafael Siqueira

    Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

    Leia mais...
  • Deus usa o tempo...




    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Temos pressa. Pressa de viver, de ser felizes, de ficar bem de vida. Desejamos que o final de semana chegue veloz, assim como as próximas férias e com elas todas as promessas de descanso e alegria. E sentimos pressa de receber promoção, aumento de salário, reconhecimento. Vivemos certa agonia quando o tempo rasteja aos nossos olhos, demorando a nos servir naquilo que necessitamos, que desejamos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato