fbpx
HomeInformativo Entrevistas

Entrevistas

Sexta, 28 Junho 2013 00:09

Entrevista com Jovina Nevoleti Correia

Entrevista com JOVINA NEVOLETI CORREIA

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A expressão espírita de Dourados no Mato Grosso do Sul

Segunda maior cidade no Estado é dinâmica na atividade espírita e influi toda a região

Membro do Conselho de Administração da Federação Espírita do Mato Grosso do Sul e Coordenadora da União Regional Espírita de Dourados, espírita de nascimento e igualmente filiada ao Centro Espírita Bezerra de Menezes, na mesma cidade onde nasceu e reside, Jovina é advogada e fornece uma visão geral da cidade e do movimento espírita regional.

1 - Situe para o leitor a cidade da Dourados, em seus aspectos geográfico, social e  econômico
Dourados está situada no centro sul do Estado é a segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul, é considerada pólo regional de desenvolvimento para onde convergem pessoas de mais de 30 municípios em busca da prestação de serviços, sobretudo de saúde, educação, comércio e escritórios de  tecnologia. É considerada uma cidade Universitária, pois possui quatro universidades, sendo duas públicas (Federal e Estadual) e duas privadas de grande porte (Unigran e Anhanguera) e uma Faculdade de Teologia.

2 - Situe a região de Dourados no contexto do Estado e região.
A região de Dourados é a que possui maior densidade demográfica do Estado, em torno  de um milhão de habitantes, região altamente produtiva de grãos (soja) e bovino, e agora mais recentemente a produção da cana de açúcar e a industria sucroalcooleira.

3 - Quantas instituições espíritas na cidade? e na região?
Dourados possui 12 Centros Espíritas. A jurisdição da União Regional Espírita de Dourados possui 29 Centros Espíritas, pois além dos 12 de Dourados, possui 1 em Itaporã, 2 em Maracaju, 2 em Rio Brilhante, 1 em Douradina, 1 em Fátima do Sul, 1 em Caarapó, 2 em Navirai e 5 em Ponta Porã,, 1 no Distrito de Indápolis e 1 no Distrito de Culturama.

Sábado, 22 Junho 2013 18:22

Entrevista com Erimilson Lopes Pereira

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Música e sensibilidade na tarefa espírita
Uso da música é cada vez mais frequente e surte efeitos que devem ser considerados

Nosso entrevistado é espírita desde 2006 e vincula-se ao Núcleo Espírita A Caminho da Luz, na capital de São Paulo, onde reside. Natural de Igarcy-PB, utiliza-se da música para harmonização do ambiente e também nas palestras. Aposentado, tem um livro publicado: "A Música segundo o Espiritismo" (http://www.luzespirita.org.br/leitura/L114.html), Bastante envolvido com o portal Luz Espírita, que pode ser acessado pelo endereço www.luzespirita.org.br , suas respostas à entrevista trazem uma visão muito peculiar sobre a arte musical.

1 - Fale-nos de seu envolvimento com o PORTAL LUZ ESPÍRITA
Não sabia nada de Espiritismo e tinha ojeriza do tema só de ouvir falar. Mas desde que assisti a uma videobiografia de Chico Xavier (produção da FEB), publicada na internet (site http://www.dominiopublico.gov.br), passei a estudar a doutrina, baixando os livros da codificação e me informando sobre tudo quanto me era possível. Um ano depois, passei a frequentar a casa espírita e me ingressei no curso doutrinário. Lá, com alguns amigos, tivemos a ideia de lançar um site e nele oferecer material de apoio aos interessados no estudo espírita, pois vimos a importância da internet para isso e, àquela época, havia poucos sites espíritas e eles pouco ofereciam. Daí nasceu o Portal Luz Espírita, com sua proposta de dinamizar o estudo espírita.

2 - Quais as maiores dificuldades na administração do portal?
Basicamente, nosso trabalho é caseiro, pois não dispomos de recursos financeiros que nos possibilite grandes produções, como gostaríamos. Também não temos intenção de comercializar nada e nos isentamos de abrir uma caixa de coleta, pois julgamos que, enquanto pudermos nos isentar de movimentar dinheiro, maior credibilidade teremos. Em compensação, somos sempre agraciados aqui e acolá com a criatividade dos voluntários e dessa forma, pensamos, temos feito coisas boas em prol da causa espírita.

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Um posto avançado da espiritualidade

Instituição está em região carente infestada pelas drogas

Alexandre é natural de São Paulo, capital, e reside atualmente em São Vicente, no interior paulista. Técnico em Mecânica e atuante espírita desde 1988, com outros amigos e a esposa Célia Tomboly (entrevistada em outra edição), fundou o Lar Espírita Cristão Alvorada Nova, ocupando atualmente o cargo de Diretor Presidente. Com avançada ação social em favor de crianças e famílias, a confortável instituição contrasta com a região carente onde se instala. Acompanhe, leitor, a entrevista.

1 - Quando e onde foi fundada a instituição? E qual seu principal foco de trabalho?
Foi fundada em 10 de janeiro de 1997, em São Vicente, no interior paulista. Embora exerça todas as atividades pertinentes a uma casa espírita, o foco principal é a evangelização e o atendimento a famílias carentes da região, dando apoio em todos os sentidos, incluindo drogadição.

Quinta, 23 Mai 2013 20:21

Entrevista com Cezar Augusto Sad

 

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Intenso trabalho no interior paulista

Instituição paulista funciona diariamente a partir das 06,30h em amplo trabalho social e doutrinário

Nosso entrevistado nasceu em reside em Marília-SP, onde preside o Centro Espírita Luz e Verdade. Espírita de infância, engenheiro elétrico e empresário, Cezar apresenta a instituição paulista com intensa atividade diária em favor da promoção humana e da divulgação espírita.

 

1 - Quando foi fundado o LUZ E VERDADE e por quem? 
Foi fundado em 08 de setembro de 1936 com a primeira diretoria eleita por companheiros que uniram esforços para o início das atividades, sendo seu primeiro Presidente o Sr. Manoel Alves Sobrinho.

 

Por: Rita Ramos Cordeiro

Gilberto de Azevedo Marques, conhecido carinhosamente por Irmão Gilberto, é Técnico em Prótese Dentária.

No movimento espírita é atualmente presidente e diretor espiritual do GFFA – Grupo Fraternal Francisco de Assis, além de ser o responsável pela implantação do trabalho de Assistência Espiritual aos Animais no GFFA.

Gilberto realiza Seminários e palestras sobre a Espiritualidade de animais onde é convidado e estará em Itu no dia 25.05, no Seminário Animais e a Espiritualidade, promovido  pelo Instituto Chico Xavier e Centro Espírita de Itu.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Irmão Gilberto podem acessar os sites: www.gffa.org.br www.anda.jor.br www.recantodoamor.org.br

Há quanto tempo é espírita?
Resposta: Antes de estar espírita trilhamos por algumas religiões, seitas e filosofias, mas desde 2002 fizemos a Escola de Aprendizes do Evangelho, agora com os espíritos que vivo desde os 04 anos de idade.

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O ESDE em evidência

Conhecido programa de estudos na abordagem de dedicado casal no interior de São Paulo

Mário Gonçalves Filho e esposa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, ele nascido em Ribeirão Preto e ela em São Paulo, ambos em lar espírita, atualmente residentes em Ribeirão Preto, dedicam-se com afinco à expansão do conhecido ESDE. Marlene é pedagoga e professora universitária, Mário é administrador, ambos estão ligados a instituições espíritas da cidade e à USE – União das Sociedades Espíritas, nos âmbitos estadual e intermunicipal. Dedicados à divulgação e estímulo do citado programa de estudos, trazem importantes respostas para apreciação dos leitores. Entrevistamos a ambos os cônjuges.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • A existência da magia negra




    Fonte: Portal do Espírito Por: José Queid Tufaile

    O assunto Magia Negra ainda não foi convenientemente estudado pelos praticantes do Espiritismo. Há espíritas que não acreditam na possibilidade da existência dos conjuros, ou trabalhos feitos, como é conhecida a Magia Negra. Mas, um estudo cuidadoso da teoria de O Livro dos Espíritos, e de algumas citações feitas por Allan Kardec na Revista Espírita, mostra que essas manobras mediúnicas, com a finalidade de prejudicar o próximo, são perfeitamente possíveis.

    Read more...
  • Existe morte por acidente?


    Por: Fernando Rossit

    Muitas mães, aflitas e saudosas, procuram a Casa Espírita para se informar a respeito das causas espirituais dos acidentes, notadamente com veículos, que vitimaram seus filhos.

    Read more...
  • Câncer, Prova ou Expiação?

     




    Fonte: Letra Espírita - Por: Luciana Betencourt - Imagem: Pixabay

    Como relatam ANDRADE e TIAGO (2016) no livro Esperança, “A vida é uma sequência de existências”; nada mais correto e justo que muitos danos e benefícios que adquirimos numa existência possam refletir-se na próxima.

    Read more...
  • Um médico no além




    Por:
    Sidney Fernandes – Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    O médico Arnaldo sempre supôs que, com a morte do corpo, nada mais teria que fazer do que cantar beatificamente no céu ou ranger dentes no inferno. A situação que encontrou, no entanto, foi diametralmente diversa. Cedo descobriu que simplesmente mudara de residência e levara, consigo, indisposições, doenças, bem como os processos de investigação e de cura.

    Read more...
  • Como vivem os espíritos




    Fonte:
    Kardec Rio Prieto - Por:Fernando Rossit

    As Colônias Espirituais
    Os livros de André Luiz dão-nos informações detalhadas a respeito da vida nas três primeiras esferas espirituais. Segundo ele, estas faixas vibratórias são formadas de inúmeras cidadelas espirituais, umas maiores, outras menores, onde se reúnem Espíritos em condições evolutivas semelhantes.

    Read more...

Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro


Conheça nosso clube do livro.


Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato