fbpx
HomeInformativo Entrevistas

Entrevistas

Quarta, 28 Março 2012 22:38

Entrevista com Marco Tulio Michalick

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coragem, esperança e fé

Virtudes são exaltadas em obra recém-lançada

Nascido em Belo Horizonte-MG e atualmente residente em Brasília-DF, nosso entrevistado é representante comercial e atua no CELST – Centro Espírita Lar da Santíssima Trindade, também do DF, ocupando o cargo de 1º Secretário. Tendo lançado recentemente o livro Coragem, Esperança e Fé, de contos e reflexões sobre as virtudes que titulam nossa entrevista, suas respostas vão além da citação das virtudes e traduzem importantes considerações sobre a Doutrina Espírita.

1 - Como e quando se tornou espírita?
Em Belo Horizonte, MG, quando tinha 7 anos de idade, fui acometido por crises epilépticas, chegando a sofrer 22 convulsões por dia, quase que uma a cada hora. Sem obter resultado na medicina tradicional, fomos visitados por amigos da família, que eram espíritas, e iniciaram aplicações de passes semanais em minha casa. Após uma cirurgia espiritual, o resultado foi imediato, ou seja, minhas convulsões cessaram. Assim, passei a freqüentar o Centro Espírita “Amor e Caridade” quando tinha doze anos. Depois passei a freqüentar a “Fraternidade Irmão Glacus” e, assim, jamais deixei de trabalhar na Doutrina, em qualquer lugar em que estivesse.

2 - E o gosto por escrever?
Começou desde cedo. Primeiro, nas redações no colégio, depois passei a criar obras de ficção, até chegar ao meu primeiro livro espírita lançado em 2002, intitulado “Histórias de Alexander”.

Quarta, 21 Março 2012 21:58

Entrevista com Ademar Faria Junior

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ademar Faria JuniorSonhos, perguntas e respostas- Empolgante tema está sempre presente nas cogitações humanas

Autor capixaba é espírita desde 1985, nasceu em Vitória e reside em Linhares-ES. Especialista em tratamento de coluna vertebral, é vice-presidente do Núcleo Espírita Irmã Scheila e Lar da Fraternidade, com abrigo para idosos e crianças, e autor de três livros, entre eles o que aborda a velha questão dos sonhos. Palestrante espírita, expõe sua experiência no trato com o tema.

1 - Por que um livro sobre SONHOS?
Quando realizava palestras sobre o tema "Em Torno dos Milagres", tema de um dos meus livros, e abordava a questão das ressurreições, com casos de Letargia ou morte aparente, estabelecendo uma analogia com o fenômeno da emancipação da alma, estudado por Kardec nas obras básicas da codificação, as pessoas demonstravam grande interesse sobre essa questão. No final, quando as perguntas nos eram dirigidas, invariavelmente as dúvidas se relacionavam com a situação do espírito durante o sono, sonhos e pesadelos. Resolvi então, realizar pesquisas sobre esse tão palpitante tema e surgiu assim o livro Sonhos, Perguntas e Respostas.

2 - Como você efetuou suas pesquisas?
Primeiro começamos a pesquisar obras espíritas sobre o assunto, mais precisamente as obras básicas da codificação, em seguida, começamos a analisar livros técnicos sobre o assunto e posteriormente iniciamos um processo de entrevistas com pessoas que apresentavam fortes lembranças de suas experiências oníricas.

Quarta, 29 Fevereiro 2012 23:21

Entrevista com IVANA LEAL SILVA RAISKY

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Foco na comunicação social espírita

Detalhes de bem comunicar são apresentados com alta competência

Nossa entrevista é Graduada em fonoaudiologia, especialista em docência universitária, instrutora de cursos no SENAC, nasceu em Jataí e reside em Goiânia, ambas cidades do estado de Goiás. Diretora de Comunicação Social da Federação Espírita do Estado de Goiás e Assessora da área de CSE das Comissões Regionais do CFN da FEB, é espírita desde 1990. Em preciosas respostas, a empolgante temática desperta muito interesse.

 

1 - De onde o gosto pela Comunicação?

Nasci e fui criada como católica. Tive a felicidade de conhecer a Doutrina Espírita da melhor forma possível, participando de um grupo do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita na Feego, no ano de 1990. Em 1991 participei de um curso de formação de expositores espíritas, naquela época sob a coordenação de Luiz Signates, com quem muito aprendi. Comecei a partir de então a auxiliar no departamento de comunicação da federativa. A convivência com o Signates, um grande comunicador, despertou em mim esse amor pela área da divulgação da Doutrina. Por outro lado, sempre que penso o quanto o conhecimento espírita nos faz bem, muda-nos as concepções, nosso modo de ser e entender a vida, sinto como dever de todo espírita apresentar à sociedade essa beleza de ensinamentos, no sentido de oferecer algo que definitivamente contribuirá com qualquer indivíduo, independentemente de sua crença.

Quarta, 15 Fevereiro 2012 23:08

Entrevista Síndrome de Dow

“A inclusão das crianças especiais na sala de aula é o maior desafio

A educadora carioca fala sobre as crianças especiais e os desafios da inclusão bem como seus desdobramentos, à luz da ciência e do Espiritismo

Psicóloga, professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e doutora em Educação pela PUC/SP, Cristina Maria Carvalho Delou (foto), nascida e residente no Rio de Janeiro, integra o Grupo Espírita Fabiano, no qual é diretora do Departamento de Evangelização Infanto-Juvenil. De família espírita, tem trabalhos publicados na área profissional, atua na instituição espírita com crianças, jovens e adultos e também em palestras e grupos de estudos.

O Consolador: Por que seu interesse na temática crianças especiais?
Eu sempre quis ser professora e descobri muito cedo que as crianças têm ritmos diferenciados de aprendizagem. Eu comecei a evangelizar no Grupo Espírita André Luiz quando tinha 12 anos, sob a supervisão da minha tia Icléa, professora e responsável pela evangelização infantil na época. Enquanto algumas crianças eram capazes de contar a história do nascimento de Jesus na mesma aula, outras chegavam ao final do ano como se nunca tivessem ouvido falar em Jesus. Eram crianças de 5, 6 anos, ou seja, do Jardim, e isto me marcou profundamente. Quando decidi pela Psicologia, procurei conhecer o que havia de atendimento para crianças com deficiência intelectual (APAE, Pestalozzi, Centro Educacional Deolindo Couto, Clínica das Amendoeiras, entre outras). Formei-me e comecei logo o mestrado em Educação na UERJ. Lá fui convidada pela professora Marsyl a participar de um grupo de pesquisa com alunos superdotados. Fiquei e vejo que esta área é tão cheia de preconceitos como a das crianças com deficiência. Estou nela até hoje.

Quarta, 01 Fevereiro 2012 22:49

Entrevista com Jamiro dos Santos Filho


Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Centro e Escola integrados com orientação de Chico Xavier

Médium orientou fundação de escola no mesmo espaço da atividade espírita

Nosso entrevistado é conhecido nacionalmente. Natural de Anápolis-GO e radicado em Araguari-MG há muitos anos, Jamiro é escritor com vários livros publicados e palestrante em todo o Brasil. Integrando equipe do Centro Espírita Nosso Lar, que completou 25 anos, relata experiência inspirada pelo médium Chico Xavier que integra escola e atividade espírita.

1 - Quando surgiu o CENTRO ESPIRITA NOSSO LAR e como foi?
Em 1985 eu e minha esposa Luci realizávamos semanalmente o Evangelho no lar. Aos poucos a minha família começou a participar, e em pouco tempo o espaço já estava totalmente ocupado. Surgiu, então, a sugestão de fundação de uma Casa. No inicio de 1986, mensagens dos Amigos Espirituais afirmavam que a família, antes de reencarnar, havia assumido o compromisso de abrir uma Casa Espírita. Assim, diante da revelação, em fevereiro de 1986 foi fundado o Centro Espírita Nosso Lar.

Quarta, 25 Janeiro 2012 15:01

Entrevista com José do Carmo Rodrigues

José do Carmo Rodrigues é casado, pai de Daniel e Érica, nascido em Itu, no interior de São Paulo e reside atualmente na cidade de São Paulo.

É espírita estudioso da Doutrina Espírita e palestrante, e atua profissionalmente como professor universitário.

Está concluindo o curso de Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo e realiza uma pesquisa acadêmica Sobre Conversão ao Espiritismo. Acompanhem a entrevista exclusiva ao nosso site.

 

  1. É espírita há quanto tempo e como entrou para o Espiritismo?

Sou espírita desde que nasci; Nasci em um lar espírita.

Qual Casa Espírita é vinculado?

Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino, em Itu/SP.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • O que são espíritos agêneres?




    Fonte: Rádio Boa Nova 

    Você já ouviu falar em espíritos agêneres? O que a doutrina espírita fala sobre o assunto? Confira as considerações a seguir.

    Leia mais...
  • O tempo no plano espiritual




    Fonte:
    Letra espirita - Por: Juliana Procopio

    É muito comum em momentos de despedidas após o desenlace de um ente querido ou uma pessoa conhecida que esteve

    doente, por exemplo, ouvirmos as pessoas se referirem a quem partiu com a expressão, “em fim descansou”.

    Leia mais...
  • Raciocinar a fé para que a fé não raciocine por nós.

     




    Por:
    Wellington Balbo

    Quando Kardec codificou o Espiritismo, século 19, sua ideia passou bem longe de construir uma nova religião ou transformar seus livros numa espécie de bíblia com recheio de dogmas.

    Nada disso.

    Leia mais...
  • Espíritos de pessoas em Coma




    Por:
    Letra Espírita - Por: Isabel Miranda

    Como espíritas, aprendemos que cada encarnação se presta a acrescentar novos aprendizados, reparar erros do passado ou até mesmo cumprir missões importantíssimas ao avanço da humanidade.[1]

    Leia mais...
  • Orar é abrir a alma a Deus

     



    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos - Imagem: Pixabay

    "E não duvideis de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por vosso Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII, Modo de Orar). O brasileiro é um povo eminentemente religioso.

    Leia mais...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato