fbpx
HomeInformativo Entrevistas

Entrevistas

Quarta, 09 Janeiro 2013 22:19

Entrevista com Cauci de Sá Roriz

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Um exemplo oportuno vindo de Goiás - Federativa do estado adota critério que permite saudáveis realizações

Presidente da Federação Espírita de Goiás, espírita de nascimento, palestrante, Cauci é natural de Belo Horizonte-MG e reside em Goiania-GO há um bom tempo. Formado em Administração de Empresas, trabalhou no Tribunal Regional do Trabalho, na área de Administração e Gestão de Pessoas, e traz uma ampla visão do conhecido trabalho executado no Estado, muito oportuno para a realidade do movimento espírita nacional.

1 - Apresente um perfil do movimento espírita da capital e do Estado de Goiás.
Quando residia no Rio de Janeiro e depois em Brasília, sempre tive excelentes informações quanto ao movimento espírita do Estado de Goiás. Quando tive oportunidade de mudar-me para cá, não vacilei e aí pude constatar o dinamismo do movimento espírita tanto o que realizado na capital quanto no interior do Estado de Goiás. O Espírita goiano é muito empreendedor. O movimento espírita está sempre realizando eventos de difusão da Doutrina Espírita.

2 - Qual o fio condutor da Federação Espírita de Goiás no estado?
A Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO se caracteriza por ombrear-se com as instituições espíritas do Estado. Não lhes faz concorrência; ajuda-as a melhor desempenhar o seu papel colocando toda a sua estrutura em favor das instituições espíritas. Isso criou uma impressionante rede de solidariedade no Estado entre as instituições espíritas, permitindo a realização de eventos de grande porte.

Quarta, 14 Novembro 2012 18:15

Entrevista com Denis Gleyce Moreira

Jesus está conosco, mas estamos ajudando?

O autor do livro A Grande Transição da Terra: o sentido de urgência diz que é preciso libertar o homem da mentira que o sistema nos impõe ao associar felicidade a consumo

Denis Gleyce Pinto Moreira (foto) nos disse que teve a bênção de ter nascido na cidade de Belém do Pará, onde reside atualmente e exerce o cargo de Advogado da União. Nos últimos anos tem focado sua atuação profissional na área socioambiental.

Espírita há 20 anos, aproximadamente, não chegou

ao Espiritismo como um processo de conversão e sim de descoberta. Adequou-se prontamente aos seus postulados, entendendo que já os conhecia de algum tempo e lugar. Participa do Centro Espírita Jesus de Nazareth e do Grupo Amor e Caridade, ambos em Belém.

Recentemente lançou pela Editora Lumen a excelente obra A Grande Transição da Terra: o sentido de urgência. Em uma das suas viagens de lançamento da obra, conversou conosco de forma gentil e amiga.

Quinta, 08 Novembro 2012 21:57

Entrevistando Wellington Balbo

Por: Rita Ramos Cordeiro 

O conhecimento espírita é o farol que ilumina o caminho de quem passa pelas provações da existência

Nosso entrevistado desta semana é Wellington Balbo, autor do livro “Arena de Conflitos”, escrito em parceria com Orson Peter Carrara, relançado recentemente pela Ceac Editora. “Arena de Conflitos” faz parte do Clube do Livro do Instituto Chico Xavier do mês de Novembro.

Wellington tem 37 anos, nasceu em Cafelândia – SP e mora atualmente em Bauru – SP, e tem dois filhos: Olivia de 14 anos e João Antonio de 9 anos.

Wellington é escritor, articulista, palestrante, redator de programa de rádio e estará estreando brevemente um programa de rádio em parceria com a Web Rádio Ceac de Bauru.

Saiba mais sobre Wellington Balbo, acompanhando esta entrevista concedida exclusivamente ao site www.institutochicoxavier.com

Terça, 23 Outubro 2012 21:42

José Passini

Nesta  entrevista  ouviremos o  conhecido trabalhador espírita José Passini,  paulista  de  Nova  Itapirema,   cidade da região de  São José do Rio Preto  e  residente  em Juiz de Fora,  no estado de Minas Gerais. Culto, José Passini tem  formação em letras,  com mestrado e doutorado; conhece profundamente  o Esperanto e Italiano, matérias que lecionou na Universidade de Juiz de Fora, da qual foi  reitor de 1990 à  1994.

É coautor do Atlas Lingüístico de  Minas Gerais. Espírita de berço, é orador, dirigente, muito dedicado ao trabalho de Evangelização Infantil, articulista de vários  órgãos da imprensa espirita e militante no movimento de  unificação.  Além   dessas   atividades, que  não são poucas, a que  vem dando  mais destaque a José Passini é a que desenvolve  analisando as  obras  que  são divulgadas  e comercializadas como  espíritas, emitindo  pareceres   preciosos sempre  em consonância com  o Evangelho  de Jesus e as obras da  Codificação  Espírita,  apontando  neles  incoerências  ou deturpações doutrinárias.

Caro confrade José Passini, pedimos que nos faça sua auto  apresentação.
Ismael, nasci em Nova Itapirema, no estado de São Paulo, em 1926. Resido em Minas desde 1950. Sou  casado com Norma de Mendonça Passini e tenho seis filhos consanguíneos e três não-consanguineos, dez netos e uma bisneta.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Sou licenciado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando o frequenta?
Minha família já era espírita desde a minha infância.

Segunda, 01 Outubro 2012 18:24

Entrevista com André Ariovaldo

Por: Rita Ramos Cordeiro

Nosso entrevistado desta semana é André Ariovaldo dos Santos Inácio, que estará participando do Seminário “Jesus, Carta Viva da Caridade, do Perdão e da Fé”, que será realizado em Itu – SP no dia 27.10 (sábado).

André Ariovaldo tem 38 anos, nascido e residente na cidade de Sorocaba – SP. É casado com Edna Ap. de Brito (Galega), e tem dois filhos, Pedro Augusto de 6 anos e Caio Estevan de 11 anos.

André atua profissionalmente como programador e desenvolvedor Web. É palestrante, escritor e apresentador dos programas “Verdade e Luz” e “Dinâmica Espírita”. Para conhecer o trabalho desenvolvido por André Ariovaldo acessem o site www.andreariovaldo.com.br

Acompanhem conosco esta entrevista de André Ariovaldo concedida ao site do Instituto Chico Xavier.

É espírita há quanto tempo e como se iniciou no Espiritismo?
Sou espírita de berço. Meu bisavô era espírita e desde esta época minha família já está caminhando, uns mais outros menos, com o Espiritismo.

Está vinculado a qual Casa Espírita? Que colaboração presta na Casa?
C.E. Batuíra de Sorocaba e sou dirigente do depto. Doutrinário.

Segunda, 01 Outubro 2012 17:52

Entrevista com Edgard Gonçalves

Por: Rita Ramos Cordeiro

Edgard Antonio Nogueira Gonçalves, tem 70 anos, é nascido em Quatá, oeste do Estado de São Paulo, e reside atualmente em Vinhedo - SP

É casado, com Henriete Cortez Gonçalves, e tem cinco filhos e onze netos.

Sua profissão é de Auditor, contador, assessor de empresa com formação em Ciências Contábeis e Assessoria Financeira, atua em assessoria empresarial com ênfase na área financeira.

Edgard é palestrante e presidente do Centro Espírita Allan Kardec de Vinhedo e estará participando do Seminário “Jesus, Carta Viva da Caridade, do perdão e da Fé”, a ser realizado em Itu – SP, dia 27.10, com o tema “Perdão”,  e concedeu uma entrevista exclusiva para o site do Instituto Chico Xavier.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Psicoses: Esquizofrenia e Reencarnação




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Rafaela Paes

    As psicoses, de um modo geral, são conceituadas como um estado mental em que o paciente acaba perdendo seu contato com a realidade, passando a apresentar comportamentos antissociais (REDAÇÃO, 201?, on-line).

    Leia mais...
  • A maior caridade que se faz ao Espiritismo é a mudança no comportamento.

     




    Por:
    Wellington Balbo - Imagem: Pixabay

    Um amigo me contou a história de dona Margarida, que por conta de uma razão qualquer um dia chegou à casa espírita.

    Encantou-se. Meteu a cara nos livros e arregaçou as mangas do coração.

    Leia mais...
  • Obsessores: Como perceber sua presença




    Fonte:
    Letra Espírita - Por: Silvio Cardoso

    A Doutrina Espírita, se apresenta de forma diferente de muitas manifestações científicas, filosóficas ou religiosas pelo fato de ter na sua origem, estudos de fenômenos que não são propriamente o principal objetivo deste movimento centrado na moral cristã, mas que tem seu papel fundamental por meio de estudo, trazer esclarecimento e através do avanço intelectual alavancar o avanço da moralidade dos seres habitantes do nosso planeta. Dentre estes fenômenos ditos espirituais, vale destacar o processo de obsessão, conhecido por causar influência comportamental perceptível ou não ao obsidiado dependendo do grau em que aconteça.

    Leia mais...
  • Modernas Formas de Violência




    Por: Rafael Siqueira

    Já passou o tempo em que a violência era representada pela agressão física. Hoje contabilizam-se formas modernas, sutis e igualmente graves de violência, como aquela que resulta de postagens e compartilhamento de postagens falsas nas redes sociais.

    Leia mais...
  • Deus usa o tempo...




    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Temos pressa. Pressa de viver, de ser felizes, de ficar bem de vida. Desejamos que o final de semana chegue veloz, assim como as próximas férias e com elas todas as promessas de descanso e alegria. E sentimos pressa de receber promoção, aumento de salário, reconhecimento. Vivemos certa agonia quando o tempo rasteja aos nossos olhos, demorando a nos servir naquilo que necessitamos, que desejamos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato